Pesquisar

Vídeo na vertical ou horizontal no Instagram: qual usar?

Vídeo na vertical ou horizontal no Instagram: qual usar?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Tempos atrás, o Instagram só permitia a publicação de vídeo na vertical. Porém, todos nós sabemos que as redes sociais passam por várias mudanças (GOD! ?) e atualizações para se adaptar aos usuários e às novas tendências.

Por isso, atualmente, o uso dos vídeos na horizontal já é uma realidade. Mas qual dos dois utilizar? Será que existe um modelo certo e ideal? É o que vamos falar neste artigo!

As mudanças ditam tendências nas redes sociais

Com um smartphone e acesso à internet, o mundo está na palma da mão das pessoas. E é exatamente o jeito como nós seguramos o celular que trouxe mais uma grande revolução para o universo da comunicação: os conteúdos audiovisuais na vertical.

O primeiro passo para que isso começasse a acontecer foi simples: o conteúdo saiu das telonas horizontais do cinema e da TV para as telas verticais nas mãos curiosas dos novos produtores de conteúdo — também conhecidos como TODOS nós.

É ou não é mais anatomicamente intuitivo sair gravando um vídeo na vertical?

Foi durante este processo que surgiu o Snapchat, o catalisador de toda a revolução. Muito antes do Instagram, o Snap já colecionava usuários que precisavam produzir um vídeo na vertical para publicar em suas contas.

A febre do Snapchat passou com a chegada do recurso dos stories no Instagram, que uniu tudo em um só lugar. A novidade caiu no gosto popular e todos tiveram que voltar suas atenções ao Insta.

Foi assim que os famosos, os anônimos, os youtubers, os blogueiros, as marcas e também os que só assistem aderiram não apenas ao novo recurso da rede social, mas também ao conteúdo vertical.

Alguns aplicativos até ajustavam e colocavam tarjas em cima e embaixo do vídeo para que a tela fosse preenchida e, assim, o Instagram aceitasse o conteúdo.

Poréééém, como dissemos: na internet, tudo passa muito rápido. Basta você piscar os olhos e… TCHANAAAM, algo mudou!

Assim surgiram – ou voltaram – os vídeos na horizontal.

Mas qual usar: vídeo na vertical ou na horizontal?

É verdade que acostumamos nosso olhar com os vídeos na vertical ao passar de story em story no Instagram. Mas tudo é questão de costume e, é claro, gosto. Há quem prefira os vídeos deitados. Outros, em pé.

O formato dos smartphones favorece a segunda opção. Porém, considere: você precisa captar imagens de um cenário maior, uma paisagem ou um objeto se deslocando. Com certeza o vídeo na horizontal vai favorecer muito mais seu conteúdo! Assim, você consegue mostrar tudo o que está ao redor e não perde nenhum detalhe.

Mas se for fazer uma selfie ou filmar um prédio, por exemplo, certamente um vídeo na vertical será mais adequado.

Sendo assim, é importante entender o que faz mais sentido para aquela postagem e naquele momento. Aí, vai de você usar seu olhar de social media e pensar na experiência do seguidor.

Você pode tentar os dois formatos e entender qual funcionou melhor, levando em conta que a estética é muuuuito importante no Instagram.

Ah! Além dos stories, o IGTV também já aceita vídeo na vertical e na horizontal, viu? Você pode utilizar do jeito que achar melhor e até mesclar os dois formatos de conteúdo para diversificar!

Gostou de saber da novidade? Aqui no blog da mLabs te mantemos informado o tempo todo. Não deixe de acompanhar o que há de novo no Instagram e em outras redes sociais!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis