O Google Analytics é um grande aliado nas estratégias de marketing digital. Mas tem cada termo na ferramenta que deixa a gente confuso, né? 🤔 Por isso, estamos aqui para ajudar você a saber o que são sessões no Google Analytics!

Você sabe quantas pessoas acessam o seu site? Quanto tempoelas ficaram lá? De onde elas vêm e por que elas saem? Bom, antes de dominar todosesses dados, primeiro você precisa conhecer as métricas básicas do GoogleAnalytics e suas diferenças.

Então, acompanhe este artigo e veja o que são sessões equais as diferenças dessa métrica para usuários e visualizações!

O que é o Google Analytics?

Google Analytics é um software gratuito do Google paraanálise de dados. Basicamente, é um dos principais parceiros de um profissionalde marketing digital!

O programa oferece inúmeros relatórios sobre o perfil e o comportamentodos visitantes do seu site. Com ele, você consegue saber informaçõesrelevantes para a sua estratégia digital, como:

  • quantas pessoas acessaram seu site;
  • de quais canais os visitantes vieram;
  • quais conversões foram realizadas;
  • qual a duração das visitas;
  • quais páginas foram mais visitadas;
  • entre outros diversos dados.

Mas para que servem todas essas informações? A partir da análise e do cruzamento dos dados, você pode tomar melhores decisões e extrair insights para a sua estratégia.

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O que são sessões no Google Analytics?

Uma sessão é um conjunto de ações que um usuário realizano seu site dentro de um período de tempo. É durante uma sessão que oGoogle coleta todos os dados de comportamento dos visitantes no site, comovisualizações de página, cliques, compras e outras interações.

Geralmente o Google considera que a sessão termina depoisde 30 minutos de inatividade do usuário, mas é possível ajustar essacontagem como você preferir.

Você pode encontrar essa informação em Público-Alvo > Visão geral. Essa página também mostra o número de sessões por usuário, o número de páginas por sessão, a duração média da sessão e a taxa de rejeição.

Assim, você consegue compreender melhor como os visitantes estão usando seu site. 😉

O que são usuários únicos?

Um usuário único é uma pessoa que interagiu com seu site,ou seja, que iniciou uma sessão no período selecionado. Com essa métrica, vocêpode entender o perfil e os comportamentos dos visitantes de maneira individual.

Anteriormente, os usuários eram chamados de visitantesúnicos. Mas a mudança de nomenclatura tem um motivo: usuários não são merosvisitantes, porque eles interagem com o site.

Você também pode encontrar essa informação em Público-Alvo > Visão geral. Os relatórios também mostram o número de novos usuários no site e de usuários recorrentes.

o que são sessões no google analytics: imagem da tela de públicos, visão geral dos dados

O que são visualizações de páginas?

Uma visualização de página (ou pageview) é uma visita queela recebeu. Essa informação também está disponível em Público-Alvo > Visãogeral.

Se um usuário único visita uma mesma página várias vezes, emuma ou mais sessões, essa métrica contabiliza cada vez que ele a visualizou,independentemente se houve interação ou não.

Logo, o número de visualizações de páginas tende a sersempre expressivo, maior que sessões e usuários únicos. É por isso, também,que essa métrica costuma ser usada para impressionar, tirar uma onda, sabe?

Mas não fique apenas na análise superficial. Utilize asmétricas de pageviews com outros dados, para saber se o seu site está performandoconforme você esperava.

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Como analisar as principais métricas do Google Analytics?

Mais importante que saber o que são sessões e as outrasmétricas do Google Analytics é cruzar esses dados e fazer análises. Assim você obtéminsights poderosos para o marketing!

Afinal, o Google informa números e dados, mas quem extraiinteligência dos relatórios é você. Veja agora algumas dicas de como fazer isso!

Visualizações de página x Sessões

Aqui você descobre a média das páginas visualizadas durantecada sessão no site, contando também com visualizações repetidas de uma mesma página. Essa métrica já vem prontinha para vocênos relatórios de Público-Alvo > Visão geral.

Ao analisar as Páginas x Sessão você entenderá se o usuárionavega pelo site para encontrar novos conteúdos. Quando as sessões possuem apenas1 ou 2 visualizações de página, pode ser que o usuário não se sinta estimulado ainteragir e você precisa investigar o porquê.

Existem muitos motivos e soluções:

  • pode ser que você precise investir em linksinternos, que façam o usuário explorar o site;
  • talvez a qualidade do conteúdo esteja abaixo daexpectativa e faça o usuário abandonar logo o site;
  • pode ser que a experiência de navegação no siteseja frustrante, etc.

Considere também o tipo do site. É natural, por exemplo, queum e-commerce tenha mais páginas por visita que um site institucional, porqueas pessoas pesquisam vários produtos. Existem vários fatores que entram nessaanálise.

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Sessões x Usuários

Nessa análise você estuda a média das sessões que um mesmousuário abre num período de tempo. Digamos que duas pessoas entrem no site einterajam com as páginas, cada uma, duas vezes em um mês. Então, a média é de 2sessões/usuário.

Essa métrica indica que o site conseguiu despertar ointeresse do usuário em acessá-lo mais vezes para realizar alguma ação. Quantomais sessões o usuário realizar, mais você está conseguindo engajá-lo.

Por outro lado, uma média baixa de sessões por usuário não énecessariamente mau sinal. Pode ser que o usuário tenha encontrado e realizadoo que queria no site na primeira sessão e não precisou mais voltar.

Portanto, sempre considere o tipo de site e conteúdo quevocê tem!

Aquisição x Usuários

Em Aquisição, estão todas as origens dos acessos ao site: tráfegodireto, tráfego de referência, busca orgânica, redes sociais, campanhas pagas etodos os seus detalhamentos.

Então, quando você cruza essa informação com o número deusuários, consegue identificar quais canais e mídias geram mais tráfego.Dessa forma, você pode focar em estratégias de marketing digital para essasfontes de aquisição.

Local x Usuários

Cruzar os dados geográficos com o número de usuários ajuda aentender de onde são as pessoas que interagem com o seu site.

Essa informação ajuda a traçar estratégias de direcionamento de campanhas no Google Ads, de vendas e de distribuição de produtos, por exemplo.

O dado da localização dos usuários está em Público-Alvo >Geográfico > Local. Você pode filtrar por país, cidade, continente ousubcontinente.

Essas são apenas algumas dicas de análises que você podefazer, mas o Google Analytics tem uma infinidade de relatórios e métricas quevocê pode explorar.

Agora, você já sabe o que são sessões no Google Analytics e conheceas métricas básicas para qualquer análise na ferramenta e pode ter mais Insights!

Se quiser avançar um pouco mais nas análises, aprenda também sobre os parâmetros UTM do Google Analytics. Eles são essenciais para monitorar o desempenho das suas campanhas de marketing digital.

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