Pesquisar

O que é CPC, CPM e CPA? Entenda essas e outras siglas do marketing!

O que é CPC, CPM e CPA? Entenda essas e outras siglas do marketing!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Ao adentrar o mundo do Marketing Digital, Ana Júlia adorou cada uma das estratégias e ações. Com sede de conhecimento, ela continuou a devorar artigos e vídeos sobre o assunto. Porém, depois de um tempo, começou a se deparar com algumas siglas desconhecidas que a fizeram ficar mais perdida do que você quando assistiu “A Origem” pela primeira vez.

Pois é, essa é uma situação muito comum para iniciante em Marketing na Internet e, na verdade, até mesmo para profissionais mais experientes.

Se você quer saber o que é CPC, CPM, CPA e outras siglas que fazem fritar os miolos, não se preocupe. A seguir, você verá o melhor glossário sobre Marketing Digital disponível na WWW (ou World Wide Web). Continue a leitura e confira!

O que é KPI?

KPI ou Key Performance Indicator é o mesmo que Indicador-Chave de Performance. Geralmente, é a primeira sigla com a qual temos contato.

Isso, porque um KPI indica quais são as principais métricas a serem avaliadas para avaliar o sucesso de uma ação. Ou seja, números que devem ser monitorados com regularidade. Eles devem ser acessíveis e mensuráveis numericamente.

O que é CPC?

CPC ou Custo por Clique é um método de pagamento de links patrocinados na Internet. Isso significa que a cada clique em um link em uma plataforma de mídia paga, o anunciante terá debitado o valor definido.

Em uma campanha no Google AdWords, por exemplo, a cobrança é feita quando um usuário clica em um anúncio em um resultado de busca ou inserido em algum site parceiro.

Vale lembrar que o método de pagamento é determinado pelo anunciante, que deve levar em conta o objetivo da estratégia para fazer a escolha.

O que é CPM?

CPM ou Custo por Mil Impressões é um método de pagamento de links patrocinados na Internet. Diferente do CPC, o gatilho que ativa a cobrança não depende de uma ação direta do usuário.

Nesse caso, impressões é o mesmo que visualizações. Assim, a cada mil vezes que um anúncio é visualizado, o valor é debitado da conta do anunciante.

O que é CPA?

CPA ou Custo por Aquisição é um método de pagamento de links patrocinados na Internet. Aqui a cobrança é realizada mediante a uma ação mais complexa do usuário, ou seja, uma conversão.

O anunciante escolhe aquela que é a ação necessária. Isso pode representar a inscrição em uma newsletter, download de um arquivo, uma venda ou qualquer outra atividade que pode ser medida.

O que é CTR?

CTR ou Click Through Rate é o mesmo que Taxa de Cliques. Essa métrica é utilizada para medir a performance de um elemento digital, podendo ser um anúncio, uma página de conversão ou uma mensagem de e-mail.

O cálculo realizado é o número de cliques dividido pelo número de impressões. Um anúncio com muitas visualizações e poucos cliques, por exemplo, deve ser reajustado.

O que é CRO?

CRO ou Conversion Rate Optimization são técnicas que visam otimizar a Taxa de Conversão. Para isso, são , são utilizados testes A/B para descobrir melhores cores para botões, chamadas, imagens e CTAS.

O que é CAC?

CAC ou Custo de Aquisição de Cliente representa o valor gasto pela empresa para adquirir cada cliente. O objetivo, claro, é deixar o valor o mais baixo possível .

No marketing digital deve-se considerar todo o valor gasto nas ações de mídia (incluindo pessoas e ferramentas) e dividir pelo número de clientes adquiridos a partir dessas ações.

O que é CRM?

CRM ou Customer Relationship Management é o mesmo que Software de Relacionamento com o Cliente. Ou seja, um produto tecnológico desenvolvido para gerir a base de clientes.

Existem diferenças entre eles, mas, geralmente, organizam diferentes informações, facilitando a comunicação e aumentando a retenção de compradores. Alguns exemplos são Salesforce e Hubspot CRM.

O que é ROI?

ROI ou Return on Investment é o mesmo que Retorno sobre o Investimento. Ou seja, é uma métrica que traz à tona o quanto a empresa ganhou em relação ao que foi gasto.

A fórmula para o cálculo é a seguinte: Receita – Custo / Custo.

O que é SEO?

SEO ou Search Engine Optimization é o mesmo que Otimização para Mecanismos de Buscas. São técnicas utilizadas para posicionar páginas em motores de pesquisas como o Google e o Bing.

O que é SERP?

SERP ou Searching Engine Results Page é o mesmo que Página de Resultados de Mecanismos de Buscas. É a página exibida quando o usuário faz uma busca em um motor de pesquisa. Ela contém um ranking de links.

O que é SEM?

SEM ou Search Engine Marketing é o mesmo que Marketing para Mecanismos de Buscas. São técnicas que visam posicionar links nos motores de buscas, seja por meio da mídia paga, seja organicamente.

O que é SMO?

SMO ou Social Media Optimization é o mesmo que Otimização para Redes Sociais. São técnicas que têm o objetivo de aumentar a exposição da marca em plataformas como o Facebook, Instagram e Twitter.

O que é CTA?

CTA ou Call to Action é o mesmo que Chamada para a Ação. É um convite ao usuário para realizar uma ação desejada, como o clique em um link, um comentário em um post ou uma compra.

O que é API?

API ou Application Programming Interface é o mesmo que Interface de Programação de Aplicativos. São padrões criados quando um software tem a intenção de interagir com outro programa. A mLabs, por exemplo, pode ser integrada à RD Station.

O que é NPS?

NPS ou Net Promoter Score é uma metodologia de satisfação dos clientes. Basicamente, ela mede a lealdade dos clientes por meio de uma análise de probabilidade de indicação para outras empresas em uma escala de 0 a 10.

Pronto! Agora que você já sabe o que é CPC e outras siglas importantes para o Marketing Digital ficou mais fácil aplicá-las em sua estratégia, não é mesmo? Se quiser conhecer outra lista como essa, veja nosso post sobre ferramentas de marketing digital!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis