52 ferramentas de marketing digital para sua estratégia em 2018

ferramentas de marketing digital

Do planejamento à mensuração, da criação de conteúdos ao relacionamento com usuários, da gestão de projetos à automação de processos — em todas as atividades do marketing digital, existem ferramentas para facilitar o seu trabalho.

Elas ajudam a otimizar as tarefas do dia a dia e qualificar as estratégias. Porém, elas surgem e se atualizam em um ritmo tão acelerado, que nem sempre dá para acompanhar as novidades.

Por isso, trouxemos uma lista das principais ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer para o próximo ano! Confira agora:

Ferramentas para gerenciamento de Redes Sociais

1. Socialbakers

É uma das plataformas de gestão e análise de redes sociais mais conhecidas globalmente. Tem funcionalidades poderosas para criar conteúdos, interagir com a comunidade e analisar métricas. Custa a partir de US$ 120 mensais, e oferece um teste gratuito de 14 dias.

2. mLabs

Você já quis gerenciar as suas redes sociais em um só lugar? Na mLabs, é possível! Você pode agendar posts (inclusive no Stories do Instagram), interagir com usuários , gerar relatórios personalizados e analisar os resultados dentro da plataforma. O plano anual custa a partir de R$ 12,90 por mês, com 7 dias gratuitos.

Ferramentas de automação de Marketing

3. HubSpot

Referência mundial em inbound marketing, a HubSpot é uma plataforma completa para automatizar processos de marketing como captação e nutrição de leads, vendas e sucesso do cliente, em todas as etapas da sua jornada. Os planos começam em US$ 50/mês e há uma opção gratuita para iniciantes.

4. RD Station

A plataforma da Resultados Digitais é a mais conhecida entre as ferramentas de automação de marketing do Brasil. Com a RDStation é possível gerenciar e automatizar diversas ações de marketing digital para tornar a aquisição de clientes mais rápida e escalável. Entre as funcionalidades possíveis, a criação de landing pages com formulários de captação de leads e à automação de e-mails de nutrição e relacionamento. O plano básico custa R$ 329 por mês, com um teste gratuito de 7 dias.

5. leadlovers

A leadlovers é outra ferramenta brasileira para automação de marketing, mas é mais focada em pequenos negócios e infoprodutores.

Ela integra várias funcionalidades, como envio de sequência de e-mails e construção de landing pages. Custa a partir de R$ 154 por mês.

6. PRO Lead

Também oferece uma solução completa para automatizar o inbound marketing, criar landing pages e fazer a gestão de leads. É uma opção mais em conta que as ferramentas citadas acima: a versão básica custa R$ 99,90 por mês.

Ferramentas para monitoramento de redes sociais

7. Quintly

É uma ferramenta de monitoramento de redes sociais que oferece dados e relatórios customizáveis sobre a atuação da sua marca e dos seus concorrentes. Os planos começam em US$ 129 mensais (para 5 perfis sociais), com 14 dias de teste gratuito.

8. Iconosquare

O foco do Iconosquare são os dados sobre a atuação no Instagram, como engajamento, performance de hashtags e melhores horários para publicar, embora hoje também informe sobre o Facebook. Os planos começam em US$ 9/mês e oferecem 14 dias de teste.

9. Cyfe

É a ferramenta mais robusta para visualização de dados em dashboards totalmente customizáveis, não só sobre redes sociais, mas também e-mails, sites e funil de vendas. É gratuito, mas oferece versões pagas mais completas a partir de US$ 19/mês.

10. Social Mention

Se você quer saber o que estão falando sobre a sua marca, produto ou outro assunto nas redes sociais, o Social Mention é uma boa solução gratuita. É só buscar por um termo, e a ferramenta apresenta as menções, hashtags relacionadas e sentimentos envolvidos nos posts.

11. Mention

A ferramenta monitora, em toda a web, menções de termos que você quiser acompanhar, como o nome da sua marca ou dos concorrentes. Assim, você pode analisar sua reputação online e responder os usuários. O plano básico, de US$ 29/mês, coleta até 3000 menções.

12. Buzzsumo

Analisa o engajamento nas redes sociais de qualquer tópico ou link. Dessa forma, você pode entender o que tem melhor desempenho para auxiliar a criação dos seus conteúdos. É possível fazer buscas gratuitas ou começar com um plano de US$ 79/mês.

Ferramentas de SEO

13. SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta completa para SEO, que permite analisar palavras-chave, backlinks e posições na busca do Google. Você pode fazer pesquisas gratuitas com algumas limitações ou optar por um plano pago (a partir de US$ 99,95 mensais).

14. Moz

A Moz é referência mundial em SEO. Sua ferramenta ajuda a monitorar backlinks, posições na busca, palavras-chave e a autoridade de uma página ou domínio. É possível fazer buscas gratuitas, mas os planos pagos (desde US$ 99/mês) são mais completos.

15. Ahrefs

Também é uma ótima ferramenta de análise de SEO. Oferece dados valiosos sobre domínios, textos-âncora, desempenho dos concorrentes na busca do Google e, em especial, sobre backlinks. A versão inicial custa US$ 99 por mês.

16. WebCEO

A ferramenta de SEO desenvolvida pela inglesa WebCEO oferece dados sobre o desempenho na busca ao integrar dados de outras plataformas, como SEMrush e Ahrefs, em um só lugar. Os planos vão de US$ 75 a 375 por mês.

17. Google Search Console

Sabia que o Google pode ajudar você a melhorar suas páginas e ter um bom desempenho na busca? Por isso, ele oferece essa ferramenta gratuita, que informa como o robô lê o seu site, quais problemas ele encontrou, quais termos atraem mais tráfego, entre outros dados. Totalmente gratuito, para obter os dados do Search Console, você precisará vinculá-lo ao seu site.

Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

18. Keyword Tool

O Keyword Tool sugere, gratuitamente, diversas palavras-chave baseadas no termo que você pesquisar, conforme o país e a língua desejados. A versão gratuita é uma ótima pedida para ter ideias de palavras-chave long tail, mas, se você quiser ter acesso aos dados completos das palavras (como volume de buscas e concorrência), a versão paga (planos a partir de US$ 48/mês) é a melhor opção.

19. Keyword.io

É muito parecido com o Keyword Tool: oferece sugestões de termos baseados na sua pesquisa para gerar novas ideias de palavras-chave. Porém, no plano pago (US$ 29/mês), ele oferece melhores sugestões de termos de cauda longa e palavras relacionadas semanticamente.

20. Übersuggest

A partir da palavra que você digitar, a ferramenta sugere vários novos termos, apenas adicionando um complemento a ela. Por exemplo, ao buscar por “cadeira”, ele sugere “cadeira branca” e “cadeira estofada”. É ideal para multiplicar listas de palavras-chave.

21. Planejador de Palavras-chave do Google

Para melhorar o seu desempenho no Google Adwords, o buscador oferece essa ferramenta gratuita para você ter novas ideias de palavras-chave e verificar o desempenho delas na busca. Isso também ajuda a gerar insights para a produção de conteúdos e para a busca orgânica.

22. Keyword Magic Tool

O Keyword Magic Tool é uma das funcionalidades mais completas para busca de palavras-chave hoje. Trata-se de uma feature a SEMrush onde é possível obter novas ideias de palavras-chave. Além de poder agrupá-las por tópicos, você poderá fazer buscas específicas por long tails (escolhendo o número de palavras que compõe o termo, por exemplo) . É possível pesquisar termos gratuitamente, mas o plano pago oferece dados mais completos.

Ferramentas de e-mail marketing

23. MailChimp

É uma das ferramentas de e-mail marketing mais populares. Com uma interface simples e leve, ela facilita a criação de campanhas segmentadas, a gestão dos contatos e a integração com outras plataformas. É gratuito para até 2.000 contatos e 12.000 envios por mês.

24. Mad Mimi

Também é uma ferramenta de e-mail marketing simples e fácil de usar. Seu foco está na facilidade de criar um layout bonito e eficiente sem precisar entender de design. Oferece uma versão gratuita (100 contatos e envios ilimitados) e planos pagos a partir de US$ 10/mês.

25. MailJet

É outra plataforma que permite criação de e-mails, segmentações, automações e testes A/B. Mas o seu diferencial é oferecer soluções tanto para e-mail marketing quanto para e-mails transacionais. A versão gratuita permite contatos ilimitados e até 6000 envios ao mês.

26. GetResponse

Para quem deseja uma ferramenta de e-mail marketing mais robusta, esta é a melhor opção. Ela oferece não só a criação de campanhas segmentadas, mas também de landing pages, webinars e automação de marketing. A ferramenta é paga: custa a partir de US$ 15 por mês.

27. Hello Bar

Quer aumentar a sua lista de e-mails? Com esta ferramenta, você adiciona um formulário customizado na sua página e converte os visitantes em leads, que depois serão nutridos no e-mail marketing. É gratuito para começar e oferece planos pagos a partir de US$ 15/mês.

Ferramentas encurtadoras de URL

28. Bitly

Encurtadores de URL servem para simplificar o compartilhamento de links. Mas eles também podem revelar dados interessantes sobre o interesse dos usuários. No bitly, que é gratuito, você pode monitorar os cliques e, com base neles, otimizar sua performance.

29. TinyURL

O diferencial do TinyURL, que também é gratuito, é oferecer uma versão do encurtador em forma de toolbar, que pode ser adicionado ao navegador e agilizar a criação da URL. Porém, ele não oferece dados de cliques dos usuários.

Ferramentas para testes A/B

30. Google Optimize

Para ajudar você a oferecer uma melhor experiência aos visitantes do seu site, o Google lançou recentemente esta ferramenta gratuita de testes A/B. Nela, você pode testar e otimizar elementos das suas páginas para melhorar as suas conversões.

31. Optimizely

Optimizely é uma plataforma de testes para experimentar diferentes elementos no seu site e escolher as opções que tiverem melhor performance junto ao seu público. A ferramenta é paga, mas oferece 30 dias de teste gratuito.

Ferramentas de analytics

32. Google Analytics

Uma das ferramentas de marketing digital mais famosas (e usadas), o Google Analytics permite a análise de dados da web. Nela, você tem um panorama completo sobre a performance do seu site ou aplicativo e sobre o comportamento do usuário, em relatórios sobre perfil de público, conteúdo, tráfego e conversões. E tudo isso é gratuito! Essa é indispensável!

33. SimilarWeb

Também oferece a análise de dados, mas é mais focado no mercado. Você consegue fazer benchmark, estudar concorrentes e descobrir oportunidades ao pesquisar sites e aplicativos na ferramenta. Existe uma versão gratuita com limitações e planos pagos customizáveis.

34. Webtrends

Webtrends é a empresa pioneira em digital analytics. Hoje, ela oferece uma plataforma robusta de análise de dados sobre o comportamento dos usuários e o desempenho dos seus canais digitais. É uma ferramenta paga, com planos a partir de US$ 154 mensais.

Ferramentas de user experience

35. Hotjar

Mapas de calor, funis de conversão, análise de formulários e pesquisas de feedback: essas são algumas funcionalidades oferecidas pelo Hotjar para entender e aprimorar a experiência dos usuários no site. Há um plano gratuito, com limite para a coleta de dados.

36. Crazy Egg

O que os visitantes realmente usam nas suas páginas? Quais elementos geram mais conversões? Em que momentos eles costumam abandonar seu site? Esta ferramenta, com planos desde US$ 29/mês, oferece diversas funcionalidades para responder essas perguntas.

Ferramentas para criação de conteúdo

37. Canva

Se você acha que precisa ser um expert em design para criar capas de Facebook, está muito enganado! O Canva é um editor online e fácil de usar, para que qualquer pessoa consiga criar belas imagens. Oferece uma versão gratuita, e o plano pago custa US$ 12/mês.

38. Crello

O Crello também ajuda a provar que qualquer pessoa pode criar boas imagens! Esse editor online facilita a criação de design para sites, redes sociais, anúncios e materiais impressos. A ferramenta é gratuita, mas oferece alguns elementos de design a US$ 0,99.

39. Trakto

O Trakto oferece templates prontos, desenvolvidos por designers, para que você possa criar e-books, landing pages, apresentações e imagens para a web por conta própria — e com jeito de profissional! Custa a partir de R$ 37/mês, com 15 dias gratuitos.

40. Picktochart

Também é um editor de imagens online, mas o seu foco são os infográficos. Assim, você pode transformar informações em um conteúdo visual e atraente. A versão paga custa desde US$ 15/mês, mas o plano gratuito já é bastante satisfatório.

Ferramentas para gestão de projetos e fluxos de trabalho

41. Trello

O Trello transforma a gestão de um projeto em um quadro visual e flexível, com todos os prazos, tarefas, responsáveis e fluxos de trabalho. A ferramenta é gratuita, mas o plano Business Class (US$ 9,99/mês) oferece alguns benefícios a mais.

42. Asana

De maneira simples e intuitiva, esta ferramenta oferece uma visualização clara dos times, etapas, tarefas e metas dos projetos da sua empresa. O Asana também é gratuito e oferece planos mais completos a partir de US$ 9,99 por mês.

43. Runrun.it

É uma solução completa para gestão de projetos: organização de tarefas, gestão de custos, time tracker, mural de comunicação e indicadores de performance são algumas das suas funcionalidades. A ferramenta custa a partir de R$ 250 mensais.

Leitores de RSS

44. Feedly

Se está difícil acompanhar todos os blogs, portais e canais no YouTube, o Feedly pode ajudar você! Ele agrega, gratuitamente, todas as publicações que interessam à sua empresa, a partir de tópicos, hashtags e links que você quiser rastrear.

45. Google News

Todas as notícias do mundo estão no Google. Então, nesta ferramenta gratuita, você pode filtrá-las por local, fonte, editoria (ex.: Esportes), tópico (ex.: Copa do Mundo), e ainda configurar notificações para cada um desses filtros.

Ferramentas para organização de notas e listas

46. Evernote

O Evernote é como o velho caderninho de anotações. Ele também serve para registrar e organizar ideias, só que tem ainda a possibilidade de anexar arquivos, links e imagens e compartilhar notas com a equipe. O plano Basic é gratuito, e o Plus custa R$ 40/ano.

47. OneNote

OneNote é o aplicativo gratuito da Microsoft para anotar, organizar e encontrar ideias. Ele também permite registrar textos, links, imagens e áudios, mas é especialmente útil para quem utiliza programas do pacote Office, já que há integração entre eles.

Plataformas de Marketing de Conteúdo

48. Rock Content

Marketing de Conteúdo demanda a produção constante de posts e e-books para dar resultado. Então, a Rock Content pode ajudar você ao conectar sua empresa a uma enorme comunidade de freelancers para produzir conteúdos. A plataforma é paga e os planos são personalizados.

49. Contentools

Contentools é uma plataforma que conecta empresas a freelancers e permite gerenciar todos os processos envolvidos na produção de conteúdo, desde a montagem de times até a publicação. A ferramenta também é paga e os valores são personalizados.

Ferramentas de advertising

50. Gerenciador de Anúncios

O Gerenciador de Anúncios é a plataforma de publicidade do Facebook e Instagram. Com ela, você pode criar campanhas segmentadas e focadas em objetivos do seu negócio, como aumentar a visibilidade ou gerar leads. A cobrança geralmente é feita no modelo CPC (Custo por Clique) e o acesso à ferramenta é gratuito. Se você quiser saber como usar ela, passo a passo, baixe nosso ebook Gerenciador de Anúncios: o guia completo para anunciar no Facebook e Instagram.

51. Google Adwords

Google Adwords é a plataforma de publicidade do Google. Ela permite que você crie anúncios de links patrocinados, que aparecem nos resultados pagos da busca, ou mídia display, que são exibidos em sites parceiros. O modelo CPC também é o mais usado.

52. AdEspresso

Uma alternativa ao Gerenciador de Anúncios, o AdEspresso te ajuda na criação de campanhas para o Facebook com uma interface amigável, customizações e sugestões de otimização. A grande vantagem da ferramenta é a possibilidade de automatizar testes a/b com inúmeras combinações possíveis para anúncios no Facebook. Os planos começam em US$ 49/mês, com 14 dias gratuitos.

Pronto: você já conhece as principais ferramentas de marketing digital para começar o próximo ano com tudo.

Mas é claro que você não precisa de todas! Nosso intuito, com esse post, é te mostrar algumas das melhores (e mais conhecidas opções do mercado). O importante aqui é você ter clareza de quais são as suas necessidades par ao próximo ano e como priorizar o investimento.

Se as redes sociais são importantes para a sua estratégia, por exemplo, você definitivamente precisará usar uma ferramenta de gerenciamento. Tendo isso em mente, é hora de pesar prós e contras e escolher a que te atende melhor.

Agora é a sua vez: sentiu falta de alguma ferramenta importante que não está nesta lista? Deixe um comentário com a sua dica para 2018!

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