52 Ferramentas de Marketing Digital para Dar um Up em Sua Estratégia

ferramentas de marketing digital

Do planejamento à mensuração, da criação de conteúdos ao relacionamento com usuários, da gestão de projetos à automação de processos — para todas as atividades existem ferramentas de marketing digital para facilitar o seu trabalho.

São elas que ajudam a otimizar as tarefas do dia a dia e qualificar as estratégias. Porém, é difícil acompanhar as novidades, pois aparecem novas opções rapidamente. Isso sem falar nas atualizações, que ocorrem em um ritmo extremamente acelerado.

Por isso, trouxemos uma lista das principais ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer para dar mais fôlego à sua estratégia. Veja neste artigo!

Ferramentas de marketing digital para gerenciamento de Redes Sociais

As ferramentas de marketing digital neste quesito são muito abrangentes e vão desde o gerenciamento de redes sociais até o agendamento de postagens, mídia e análise. Quer saber quais são as principais? Confira a lista:

1. Socialbakers

O Socialbakers é uma das plataformas de gestão e análise de redes sociais mais conhecidas globalmente. Tem funcionalidades poderosas para gerenciar personas e público, criar conteúdos, interagir com a comunidade e analisar métricas. Custa a partir de US$ 20 mensais e oferece um teste gratuito de 14 dias.

2. mLabs

Você já quis gerenciar todas as suas redes sociais em um só lugar? Na mLabs é possível! Você pode programar posts e até fazer agendamento no Instagram Stories. A plataforma ainda oferece novidades na hora de interagir com usuários, gerar relatórios personalizados e analisar os resultados — tudo direto da mLabs! O plano anual custa a partir de R$ 12,90 por mês, com 7 dias gratuitos.

Ferramentas para automação de marketing digital

Organizar toda a captação, prospecção e organização de clientes pode não ser tarefa fácil, ainda mais quando há uma estratégia complexa por trás da venda. Por isso, existem ferramentas de marketing digital que podem te ajudar de maneira automatizada. Conheça as principais:

3. HubSpot

Referência mundial em inbound marketing, a HubSpot é uma plataforma completa para automatizar processos de marketing como captação e nutrição de leads, vendas e sucesso do cliente em todas as etapas da sua jornada. Os planos começam em US$ 25/mês e há uma opção gratuita para iniciantes, além de preços especiais para startups em começo de carreira.

4. RD Station

A plataforma da Resultados Digitais é a mais conhecida entre as ferramentas de automação de marketing do Brasil. Com a RD Station é possível gerenciar e automatizar diversas ações digitais para tornar a aquisição de clientes mais rápida e escalável.

Entre as funcionalidades possíveis estão a criação de landing pages com formulários de captação de leads e a automação de e-mails de nutrição e relacionamento. O plano básico custa R$ 349 por mês, com um teste gratuito de 7 dias.

O melhor é que você ainda pode aproveitar a integração da mLabs com a RD Station!

5. leadlovers

A leadlovers é outra ferramenta brasileira para automação de marketing, mas é mais focada em pequenos negócios e infoprodutores. Ela integra várias funcionalidades de aquisição, engajamento e análise, como envio de sequência de e-mails e construção de landing pages.

Custa a partir de R$ 154 por mês, com a opção de um plano anual de R$ 128 mensais e garantia de 30 dias em todos os planos.

6. PRO Lead

Também oferece uma solução completa para automatizar o inbound marketing, criar landing pages e fazer a gestão de leads, inclusive na parte comercial. O PRO Lead É uma opção mais em conta que as ferramentas citadas acima: a versão básica custa R$ 99,90 por mês.

Ferramentas para monitoramento de redes sociais

Além daquelas que auxiliam na hora da gestão, existem as ferramentas de marketing digital que oferecem dados precisos com foco em métricas e monitoramento de redes sociais. As funcionalidades mais eficientes são encontradas nas seguintes:

7. Quintly

É uma ferramenta de monitoramento de redes sociais que oferece dados e relatórios customizáveis sobre a atuação da sua marca e dos seus concorrentes. Os planos do Quintly começam em US$ 129 mensais (para cinco perfis sociais).

O mais básico oferece dois relatórios automatizados por mês, e todos contam com 14 dias de teste gratuito.

8. Iconosquare

O foco do Iconosquare eram os dados sobre a atuação no Instagram, como engajamento, performance de hashtags e melhores horários para postar na rede. Hoje, no entanto, a plataforma traz informações tão completas quanto também sobre o Facebook.

Os planos começam em US$ 39/mês ou US$29/mês nas opções anuais. Para quem quer experimentar, há uma oportunidade de teste por 14 dias.

9. Cyfe

É a ferramenta mais robusta para visualização de dados em dashboards totalmente customizáveis, não só sobre redes sociais, mas também e-mails, sites e funil de vendas. Cyfe não tem custo, mas oferece versões pagas mais completas a partir de US$ 19/mês por usuário.

10. Social Mention

Se você quer saber o que estão falando sobre a sua marca, produto ou outro assunto nas redes sociais, o Social Mention é uma boa solução gratuita. É só buscar por um termo e a ferramenta apresenta as menções, hashtags relacionadas e sentimentos envolvidos nos posts.

11. Mention

A ferramenta monitora, em toda a web, menções de termos que você quiser acompanhar, como o nome da sua marca ou dos concorrentes. Assim, você pode analisar sua reputação online e responder os usuários com mais propriedade e assertividade.

O plano básico do Mention, de US$ 29/mês (ou 25, caso feche o plano anual), coleta até 3000 menções para um usuário.

12. Buzzsumo

Analisa o engajamento nas redes sociais de qualquer tópico ou link. Dessa forma, você pode entender o que tem melhor desempenho para auxiliar a criação dos seus conteúdos. É possível fazer buscas gratuitas ou começar com um plano de US$ 99/mês. Se quiser o pacote anual, o valor do Buzzsumo cai para US$ 79/mês e todos têm 7 dias de teste gratuito.

Ferramentas de SEO

Se você quer trabalhar com estratégias de marketing de conteúdo em sua empresa, é essencial que você conte com um bom auxílio na área de SEO, e as ferramentas abaixo podem fazer a diferença em seu posicionamento nos buscadores! Confira:

13. SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta completa para SEO que permite analisar palavras-chave, backlinks e posições na busca do Google. Você pode fazer pesquisas gratuitas com algumas limitações ou optar por um plano pago (a partir de US$ 99,95 mensais).

14. Moz

A Moz é referência mundial em SEO. Sua ferramenta ajuda a monitorar backlinks, posições na busca, palavras-chave e a autoridade de uma página ou domínio. É possível fazer buscas gratuitas, mas os planos pagos (desde US$ 99/mês ou US$ 79 mensais no pacote anual) são mais completos.

15. Ahrefs

Também é uma ótima ferramenta de análise de SEO. O Ahrefs oferece dados valiosos sobre domínios, textos-âncora, desempenho dos concorrentes na busca do Google e, em especial, sobre backlinks.

A versão inicial custa US$ 99 por mês e dá direito a cinco campanhas. Há uma opção para teste de sete dias, que pode ser acessada por US$ 7.

16. WebCEO

A ferramenta de SEO desenvolvida pela inglesa WebCEO oferece dados sobre o desempenho na busca ao integrar dados de outras plataformas de marketing digital, como SEMrush e Ahrefs, em um só lugar. Os planos vão de US$ 75 (por mês, no plano anual) a US$ 499 por mês.

17. Google Search Console

Sabia que o Google pode ajudar você a melhorar suas páginas e ter um bom desempenho na busca?

Para isso ele oferece o Google Search Console, uma ferramenta gratuita que informa como o robô lê o seu site, quais problemas ele encontrou, quais termos atraem mais tráfego, entre outros dados. Antes de obter as informações do Search Console, você precisará vinculá-lo ao seu site.

Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

Uma boa pesquisa de palavras-chave faz a diferença na hora de criar conteúdo. Com os termos certos, você poderá implementar páginas e artigos mais precisos, que apresentarão resultados muito superiores!

Além disso, as palavras-chave certas são um ponto importantíssimo para que a estratégia de SEO seja efetiva. Descubra algumas que poderá utilizar abaixo:

18. Keyword Tool

O Keyword Tool sugere, gratuitamente, diversas palavras-chave baseadas no termo que você pesquisar, conforme o país e a língua desejados.

A versão gratuita é uma ótima pedida para ter ideias de palavras-chave long tail, mas, se você quiser ter acesso aos dados completos das palavras (como volume de buscas e concorrência), a versão paga (planos a partir de US$ 88/mês) é a melhor opção.

19. Keyword.io

É muito parecido com o Keyword Tool: oferece sugestões de termos baseados na sua pesquisa para gerar novas ideias de palavras-chave. Porém, no plano pago (US$ 29/mês), ele oferece melhores sugestões de termos de cauda longa e palavras relacionadas semanticamente.

Na versão mais cara (US$ 49/mês) o Keyword.io também entrega dados de volume de busca e CPC do Adwords.

20. Übersuggest

A partir da palavra que você digitar, a ferramenta sugere vários novos termos, apenas adicionando um complemento a ela. Por exemplo, ao buscar por “cadeira”, ele sugere “cadeira branca” e “cadeira estofada” e tudo pode ser filtrado pelo volume de buscas.

O Übersuggest é ideal para multiplicar listas de palavras-chave ou encontrar temas mais específicos para textos baseados em uma palavra genérica.

21. Planejador de Palavras-chave do Google

Para melhorar o seu desempenho no Google Adwords, o buscador oferece o Planejador de Palavras-Chave. Essa ferramenta gratuita lhe ajudará a ter novas ideias de palavras e verificar o desempenho delas na busca. Isso também ajuda a gerar insights para a produção de conteúdos e para a busca orgânica.

22. Keyword Magic Tool

O Keyword Magic Tool é uma das funcionalidades mais completas para busca de palavras-chave hoje. Trata-se de uma feature do SEMrush pela qual é possível obter novas ideias de palavras-chave.

Além de poder agrupá-las por tópicos, você poderá fazer buscas específicas por long tails (escolhendo o número de palavras que compõe o termo, por exemplo) . É possível pesquisar termos gratuitamente, mas o plano pago oferece dados mais completos.

Ferramentas de e-mail marketing

Sua empresa trabalha com vendas de produtos e serviços? Já tem um funil de vendas atualizado e eficiente? Então você com certeza precisa de uma ferramenta de peso para seus e-mails! Selecionamos algumas que podem te ajudar:

23. MailChimp

É uma das ferramentas de e-mail marketing mais populares. Com uma interface simples e leve, a MailChimp facilita a criação de campanhas segmentadas, a gestão dos contatos e a integração com outras plataformas. É gratuito para até dois mil contatos e 12.000 envios por mês.

24. Mad Mimi

Também é uma ferramenta de e-mail marketing simples e fácil de usar. Seu foco está na facilidade de criar um layout bonito e eficiente sem precisar entender de design. A Mad Mimi não oferece mais planos gratuitos. Entre as opções, porém, existe o básico (a partir de 500 contatos e envios ilimitados), que custa US$ 10/mês.

25. MailJet

É outra plataforma que permite criação de e-mails, segmentações, automações e testes A/B. O diferencial do MailJet é oferecer soluções tanto para e-mail marketing quanto para e-mails transacionais. A versão gratuita permite contatos ilimitados e até seis mil envios ao mês, com acesso completo ao editor e estatísticas avançadas.

26. GetResponse

Para quem deseja uma ferramenta de e-mail marketing mais robusta, esta é a melhor opção. Ela oferece não só a criação de campanhas segmentadas, mas também de landing pages, webinars e automação de marketing. Outra vantagem do GetResponse é sua interface, totalmente em português. A ferramenta é paga: custa a partir de US$ 15 por mês para um usuário.

27. Hello Bar

Quer aumentar a sua lista de e-mails? Com esta ferramenta, você adiciona um formulário customizado na sua página e converte os visitantes em leads, que depois serão nutridos no e-mail marketing. Você pode solicitar uma demonstração da Hello Bar para começar e se gostar, contratar planos pagos a partir de US$ 9/mês.

Ferramentas encurtadoras de URL

Quem nunca se deparou com uma URL enorme? Endereços muito extensos ou complexos podem ser difíceis de compartilhar, principalmente em casos no qual o meio tem número limitado de caracteres. Para isso você pode apostar nas ferramentas de marketing digital focadas em encurtar as URLs. Descubra as melhores agora:

28. bitly

Encurtadores de URL servem para simplificar o compartilhamento de links. Mas eles também podem revelar dados interessantes sobre o interesse dos usuários. No bitly, que é gratuito, você pode monitorar os cliques, aplicar UTM nos endereços e, com base neles, otimizar sua performance.

29. TinyURL

O diferencial do TinyURL, que também é gratuito, é oferecer uma versão do encurtador em forma de toolbar, que pode ser adicionado ao navegador e agilizar a criação da URL. Porém, ele não oferece dados de cliques dos usuários.

Ferramentas para testes A/B

Entender o que funciona melhor na mente do público não é tarefa fácil e para conseguir isso testes são uma boa opção. O teste A/B é um dos mais utilizados no marketing digital e sua eficiência depende muito da ferramenta escolhida. Veja qual mais se adapta ao seu negócio:

30. Google Optimize

Para ajudar você a oferecer uma melhor experiência aos visitantes do seu site, o Google lançou recentemente o Google Optimize, uma ferramenta gratuita de testes A/B. Nela, você pode testar e otimizar elementos das suas páginas para melhorar as suas conversões.

31. Optimizely

Optimizely é uma plataforma de testes para experimentar diferentes elementos no seu site e escolher as opções que tiverem melhor performance junto ao seu público. A ferramenta é paga, mas oferece 30 dias de teste gratuito e o plano mais simples já oferece o teste A/B entre as funcionalidades..

Ferramentas de analytics

Analisar seu tráfego e entender quais estratégias dão mais resultado é essencial para garantir o sucesso de sua empreitada no marketing digital, ainda mais se conteúdo estiver inserido entre suas tentativas. Para isso, você precisa de uma ferramenta que não falhe e ofereça todas as estatísticas desejadas. Você sabe quais são as mais requisitadas? Veja:

32. Google Analytics

Uma das ferramentas de marketing digital mais famosas (e usadas), o Google Analytics permite a análise de dados da web. Nela, você tem um panorama completo sobre a performance do seu site ou aplicativo e sobre o comportamento do usuário.

Tudo em relatórios sobre perfil de público, conteúdo, tráfego e conversões. E o melhor: é totalmente gratuito! Essa é indispensável!

33. SimilarWeb

Também oferece a análise de dados, mas é mais focado no mercado. No SimilarWeb você consegue fazer benchmark, estudar concorrentes e descobrir oportunidades ao pesquisar sites e aplicativos na ferramenta. Existe uma versão gratuita com limitações e os planos pagos são customizáveis.

34. Webtrends

Webtrends é a empresa pioneira em digital analytics. Hoje, ela oferece uma plataforma robusta de análise de dados sobre o comportamento dos usuários e o desempenho dos seus canais digitais. É uma ferramenta paga, com planos a partir de US$ 167 mensais.

Ferramentas de user experience

Ninguém gosta de acessar um site ou um aplicativo que, ao invés de facilitar o encontro das informações, dificulta. Isso acontece, muitas vezes, por falta de conhecimento em relação à experiência que o usuário deveria ter naquela página e até mesmo em como melhorá-la.

Para garantir que você está oferecendo o melhor para quem acessa seu site, aposte nas ferramentas abaixo:

35. Hotjar

Mapas de calor, funis de conversão, análise de formulários e pesquisas de feedback: essas são algumas funcionalidades oferecidas pelo Hotjar para entender e aprimorar a experiência dos usuários no site. Há um plano gratuito, com limite de coleta de dados para dois mil acessos diários. Os planos pagos, que oferecem maiores possibilidades, custam a partir de US$ 29/mês.

36. Crazy Egg

O que os visitantes realmente usam nas suas páginas? Quais elementos geram mais conversões? Em que momentos eles costumam abandonar seu site? A Crazy Egg, com planos desde US$ 29/mês, entrega diversas funcionalidades para responder essas perguntas.

Ferramentas para criação de conteúdo

Criar conteúdo, hoje, é muito mais simples do que pode parecer. Basta uma ideia e uma boa ferramenta de marketing digital que te ajude com isso! Acha que precisa ser um ás da arte para fazer grandes layouts? Não! Confira abaixo a lista que separamos e incremente ainda mais as suas criações:

37. Canva

Se você acha que precisa ser um expert em design para criar capas de Facebook e infográficos, por exemplo, está muito enganado! O Canva é um editor online fácil de usar e totalmente em português para que qualquer pessoa consiga criar belas imagens.

Oferece uma versão gratuita bem satisfatória, mas caso queira mais recursos o plano pago custa US$ 12/mês para cada membro da equipe.

38. Crello

O Crello também ajuda a provar que qualquer pessoa pode criar boas imagens! Esse editor online facilita a criação de design para sites, redes sociais, anúncios e materiais impressos. A ferramenta é gratuita, mas oferece alguns elementos de design (principalmente as fotos) a US$ 0,99.

39. Trakto

O Trakto oferece templates prontos, desenvolvidos por designers, para que você possa criar e-books, landing pages, apresentações e imagens para a web por conta própria — e com jeito de profissional! A versão gratuita funciona mais para testes, pois gera conteúdos com marca d’água. Custa a partir de R$ 37/mês, com 15 dias gratuitos.

40. Piktochart

Também é um editor de imagens online, mas o seu foco são os infográficos. Assim, você pode transformar informações em um conteúdo visual e atraente. A versão paga mais básica do Piktochart custa US$ 12,50/mês, mas o plano gratuito já permite ótimas criações.

Ferramentas para gestão de projetos e fluxos de trabalho

Gerenciar o fluxo de trabalho de todos os setores de sua empresa, ou até mesmo as entregas para muitos clientes, no caso de um negócio individual, pode ser uma tarefa difícil. Para ajudá-lo com isso, existem ferramentas online eficientes e intuitivas. Veja algumas:

41. Trello

O Trello transforma a gestão de um projeto em um quadro visual e flexível composto por “cards”, com todos os prazos, tarefas, responsáveis e fluxos de trabalho. Totalmente personalizável e em português, a ferramenta é gratuita, mas o plano Business Class (US$ 9,99/mês) oferece alguns benefícios a mais, como a integração com outras plataformas, anexos maiores e suporte

42. Asana

De maneira simples e intuitiva, esta ferramenta leve e totalmente em português oferece uma visualização clara dos times, etapas, tarefas, prioridades e metas dos projetos da sua empresa. O Asana também é gratuito e oferece planos mais completos a partir de US$ 9,99 por mês para cada integrante da equipe.

43. Runrun.it

É uma solução completa para gestão de projetos: organização de tarefas, gestão de custos, time tracker, mural de comunicação e indicadores de performance são algumas das suas funcionalidades. O Runrun.it custa a partir de R$ 295 mensais e é todo traduzido para o português.

Leitores de RSS

Para que você possa sempre criar os melhores conteúdos e estar por dentro do que faz sucesso na rede é importante manter-se informado. Um feed de RSS é a melhor opção para isso, pois você pode escolher somente os assuntos que importam e otimizar seu tempo de leitura de notícias e de assistir vídeos. Separamos alguns aqui:

44. Feedly

Se está difícil acompanhar todos os blogs, portais e canais no YouTube, o Feedly pode ajudar você! Ele agrega, gratuitamente, todas as publicações que interessam à sua empresa a partir de tópicos, hashtags e links que você quiser rastrear.

45. Google News

Todas as notícias do mundo estão no Google. Então, nesta ferramenta gratuita, você pode filtrá-las por local, fonte, editoria (ex.: Esportes) e tópico (ex.: Copa do Mundo). No Google News você ainda pode configurar notificações para cada um desses filtros.

Ferramentas para organização de notas e listas

Lidar com tantas informações e documentos é complicado, principalmente se você é uma daquelas pessoas que anota, esquece onde anotou e ainda joga o papelzinho fora ou perde o bloquinho. Confira como você pode resolver isso com ferramentas simples, sem perder mais nenhuma anotação:

46. Evernote

O Evernote é como o velho caderninho de anotações. Totalmente em português, o app também serve para registrar e organizar ideias, só que tem ainda a possibilidade de anexar arquivos, links e imagens e compartilhar notas com a equipe.

O plano Basic é gratuito, e o Plus, com mais margem para uploads e sincronização sem limite de dispositivos, entre outras funcionalidades, custa R$ 80/ano.

47. OneNote

OneNote é o aplicativo gratuito da Microsoft para anotar, organizar e encontrar ideias. Ele também permite registrar textos, links, imagens e áudios, mas é especialmente útil para quem utiliza programas do pacote Office, já que há integração entre eles.

Plataformas de Marketing de Conteúdo

Nem sempre existe a possibilidade de alocar uma equipe de redatores para realizar o serviço de criação de conteúdo. Para isso, existem as plataformas abaixo, que unem você, que precisa do texto, a redatores aplicados e com experiência no mercado:

48. Rock Content

A Rock Content pode ajudar você ao conectar sua empresa a uma enorme comunidade de freelancers para produzir conteúdos. A plataforma é paga e os planos são personalizados.

49. Contentools

A Contentools permite gerenciar todos os processos envolvidos na produção de conteúdo, desde a montagem de times até a publicação. A ferramenta também é paga e os valores dependem daquilo que você decidir para sua empresa.

Ferramentas de advertising

Um dos principais passos para que você possa promover o seu trabalho é investir em publicidade. As redes sociais são ótimas para isso, e existem ferramentas que podem te ajudar a criar e divulgar conteúdos e anúncios. Veja as principais:

50. Gerenciador de anúncios

O Gerenciador de Anúncios é a plataforma de publicidade do Facebook e Instagram. Com ela, você pode criar campanhas segmentadas e focadas em objetivos do seu negócio, como aumentar a visibilidade ou gerar leads. A cobrança geralmente é feita no modelo CPC (Custo por Clique) e o acesso à ferramenta é gratuito. Se você quiser saber como usá-la, baixe nosso ebook: Gerenciador de Anúncios: o guia completo para anunciar no Facebook e Instagram.

51. Google Adwords

Google Adwords é a plataforma de publicidade do Google. Ela permite que você crie anúncios de links patrocinados, que aparecem nos resultados pagos da busca, ou mídia display, que são exibidos em sites parceiros. O modelo CPC também é o mais usado.

52. AdEspresso

Uma alternativa ao Gerenciador de Anúncios, o AdEspresso te ajuda na criação de campanhas para o Facebook com uma interface amigável, customizações e sugestões de otimização. A grande vantagem da ferramenta é a possibilidade de automatizar testes a/b com inúmeras combinações possíveis para anúncios no Facebook. Os planos começam em US$ 49/mês, com 14 dias gratuitos.

Pronto! Agora você já conhece as principais ferramentas para alavancar seus resultados em marketing digital e melhorar ainda mais as suas estratégias.

É claro que você não precisa de todas! Nosso intuito, com esse post, é te mostrar algumas das melhores (e mais conhecidas) opções do mercado. O importante aqui é você ter clareza de quais são as suas necessidades e saber como priorizar o investimento.

As redes sociais podem ajudar até mesmo no outbound marketing, e se elas são importantes para seu negócio, por exemplo, você definitivamente precisará usar uma ferramenta de gerenciamento. Tendo isso em mente, é hora de pesar prós e contras e escolher a que te atende melhor.

Sentiu falta de alguma ferramenta importante que não está nesta lista? Deixe um comentário com a sua dica!

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