Uma funcionalidade lançada em 2022 no Instagram e que, nos últimos tempos, passou por atualizações importantes. Embora tenham sido recebidas de forma tímida no início, as notas do Instagram ganharam espaço na rotina dos usuários e nas estratégias das marcas.
Se a disputa por atenção nas redes está mais acirrada, ignorar qualquer recurso disponível pode ser um erro. Por isso, as notas do Instagram merecem a atenção de profissionais de social media, estrategistas e empreendedores digitais.
Este guia vai mostrar onde essas notas aparecem no aplicativo, quais são as possibilidades de uso e como elas podem ser aplicadas na sua estratégia de comunicação.
O que são as notas do Instagram?
As notas do Instagram são mensagens curtas, com até 60 caracteres, que os usuários podem compartilhar na área de mensagens diretas (DMs) ou em posts e Reels. Podem conter texto, emojis, trechos musicais ou vídeos de até 2 segundos. Quem vê pode responder diretamente via DM.
Rafael Kiso, CMO e fundador da mLabs, explica no vídeo abaixo qual é a utilidades real dessas notas nas últimas atualizações do Instagram:
Onde aparecem no Instagram?
As notas ficam na parte superior da tela de Mensagens Diretas (DMs), logo abaixo da barra de busca. Aparecem em uma fileira acima das conversas, e você pode deslizar para ver as mais recentes. Estão disponíveis tanto no app móvel quanto na versão web.

Como adicionar nota no Instagram?
As notas aparecem em diferentes áreas do Instagram e podem ter diferentes durações, dependendo do local em que são publicadas.
Abaixo, veja as três formas de adicionar notas no Instagram:
Como adicionar notas na DM do Instagram?
Abra o app e toque no ícone de mensagens (avião de papel) no canto superior direito para entrar nas DMs.
- Na parte superior da tela, abaixo da busca, você verá a barra de “Notas” com fotos de perfil;
- Toque na sua própria foto ou no balão com “Deixa uma nota”;
- Escreva sua nota (até 60 caracteres): pode incluir texto, emojis, vídeo de até 2 segundos ou trecho de música;
- Escolha quem verá: seguidores que você também segue ou Amigos Próximos;
- Toque em Compartilhar. Sua nota ficará visível no topo das DMs por até 24h.
Como adicionar notas no Reels do Instagram?
Encontre um Reel desejado no feed ou na aba dedicada. Depois toque no ícone de compartilhar (avião de papel).
- No menu de compartilhamento, selecione “Adicionar nota” (geralmente logo abaixo);
- Digite sua mensagem (até 60 caracteres).
- Defina o público: seguidores que você segue de volta ou Amigos Próximos.
- Toque em Compartilhar.
A nota aparecerá no Reel para seu público, durando cerca de 3 dias.
Como adicionar notas em posts no feed do Instagram?
O processo para adicionar notas em post no feed do Instagram é idêntico ao dos Reels:
- Vá até o post desejado no feed;
- Toque no ícone de compartilhar;
- Escolha “Adicionar nota” no menu que aparece;
- Escreva sua nota (até 60 caracteres);
- Selecione o público: seguidores mútuos ou Amigos Próximos;
- Toque em Compartilhar.
A nota ficará visível nos comentários “semipúblicos” do post por até 3 dias
Quem pode ver as notas do Instagram?
As notas do Instagram são visíveis apenas para um público restrito, definido no momento da publicação. Quando você escreve uma nota e compartilha, o Instagram permite que você escolha entre duas opções principais de audiência:
- Seguidores mútuos: aquelas pessoas que você segue e que também te seguem de volta;
- Amigos próximos (close friends): lista personalizada por você normalmente usada para compartilhar conteúdos mais íntimos ou exclusivos.
Uma nota não será exibida publicamente para qualquer seguidor ou visitante do seu perfil, mas apenas para aqueles que têm uma relação mais direta com você na plataforma.
Observação: depois de publicar uma nota, é possível mencionar diretamente o nome de um usuário usando o @. Nesse caso, mesmo que essa pessoa não esteja entre seus seguidores mútuos ou amigos próximos, existe a possibilidade de que ela veja a nota, dependendo das configurações de privacidade dela e do seu perfil.
Como usar as notas do Instagram para o marketing?
As notas do Instagram não vão, por si só, transformar sua marca em referência. Mas são uma ferramenta que está ali (simples e gratuita). Se você não usa, seu concorrente usa.
E no jogo da atenção, cada centímetro de tela conta. Veja abaixo como colocar essa funcionalidade para trabalhar de forma estratégica:
Criar uma proximidade com a audiência
Comece a construir microinterações que deixam sua marca impossível de ignorar:
- Publique frases leves e reconhecíveis do universo do seu público;
- Use emojis para reforçar a aproximação;
- Faça comentários sazonais ou personalizados com base no dia da semana ou eventos atuais.
Divulgar promoções, eventos ou lançamentos
Notas podem funcionar como microanúncios de ciclo curto para campanhas com prazo de expiração ou CTA rápido. Veja como criar senso de urgência e exclusividade:
- Destaque prazos como “últimas horas” ou “liberado hoje só para você”;
- Antecipe lançamentos com teasers textuais que gerem curiosidade;
- Mude a nota conforme o estágio da campanha (pré-lançamento, lançamento ou encerramento).
Gerar tráfego para links
Apesar de não permitirem links clicáveis, as notas são eficientes para gerar intenção de clique e redirecionar tráfego para páginas externas:
- Escreva CTAs com linguagem de urgência, como “Vai no link da bio AGORA”;
- Inclua URLs curtas de alta memorização ou códigos personalizados;
- Atualize a nota com novas sugestões de conteúdo ou oferta.
50 frases para nota do Instagram para negócios
Se você ainda não usa, comece hoje. E se não sabe o que colocar na nota do Instagram, aqui estão 50 frases prontas que nossa equipe preparou.
Você pode adaptar à sua voz de marca e colocar em prática imediatamente:
Frases para gerar engajamento
- Você prefere café ou chá? Me conta aqui rapidinho ☕🍵
- Qual emoji define sua segunda-feira hoje?
- Se você pudesse viajar agora, iria pra onde?
- Viu o post de hoje? Deixei lá uma pergunta pra você
- Responde aqui: pizza com ou sem borda? 🍕
- Essa semana vai ser produtiva ou intensa?
- O que você quer ver por aqui essa semana?
- Conta uma curiosidade sobre você aqui na DM
- Qual app você mais abre no celular?
- Fala um emoji que te define hoje e eu digo o meu.
Frases para estimular vendas
- Últimas 5 unidades com desconto hoje!
- A promoção vai até 23h59 (depois, já era)
- Já conferiu o que entrou no site hoje?
- Novidade no ar! Vai lá no link da bio
- Cupom “INSTA10” ativo só hoje!
- Vendas abertas. Corre antes que acabe 🏃♀️
- Hoje é dia de garantir o seu com frete grátis
- Últimas horas com preço especial 🔥
- Acabou de entrar produto novo no site!
- Se você piscar, perde essa oferta…
Frases para fortalecer o branding
- A gente acredita no que entrega todos os dias
- Feito com verdade, entregue com propósito
- Estamos aqui por quem acredita no que faz
- Mais do que produto, a gente entrega visão
- O que move a gente: fazer melhor, todos os dias
- Criado com cuidado. Pensado com estratégia.
- Para quem valoriza o que tem essência
- Por trás de cada post, tem um propósito
- Não vendemos só coisas. Entregamos impacto
- Se é pra fazer, que seja do nosso jeito
Frases com tom institucional
- Atendimento até 18h. chama na DM!
- Estamos atualizando o site. Já voltamos!
- Feriado: não teremos envios, mas as DMs estão abertas
- Segunda a sexta: das 9h às 18h
- Respondendo todas as mensagens agora!
- Agenda da semana cheia. Últimas vagas abertas!
- Confirmação de pedidos pode levar até 24h
- Dúvidas? A gente responde por aqui rapidinho
- Hoje é dia de recesso. Voltamos amanhã!
- Fora do ar por manutenção (logo voltamos)
Frases para humor, contexto e leveza
- Sim, já é segunda-feira de novo 😩
- Clima hoje pede café e foco (ou só café) ☕
- Meta do dia: sobreviver ao e-mail da manhã
- Se o cansaço falasse, ele pediria férias 😅
- Hoje tá com cara de “mais cinco minutinhos”
- Já pode começar a semana cancelando a semana?
- Sextou ou sextou com boleto?
- Se aparecer um emoji de pizza aqui, já sabe…
- Um Reels por dia não paga os boletos, mas distrai
- A vida não é só briefing, tem meme também
Aproveite nossas sugestões de frases prontas para as notas do Instagram! E se quiser centralizar a gestão de várias redes sociais com agendamento, relatórios e aprovação de conteúdo de forma integrada, vale testar a mLabs.
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