Hashtags no Youtube: conheça a nova funcionalidade

Hashtags no Youtube: conheça a nova funcionalidade

Você já investe em vídeos no YouTube para a construção de presença digital? Pois saiba que quem já faz isso – espero que você tenha dito SIM – ganhou um novo aliado: as hashtags no YouTube.

Assim como em outras redes sociais, as hashtags no YouTube farão com que seus vídeos sejam mais facilmente indexados e encontrados pelo público.

Neste post, vamos te explicar como as # do YouTube funcionam e, claro, dar dicas valiosas de como você poderá usá-las em sua estratégia.

Como funcionam as hashtags no YouTube?

O YouTube mudou recentemente o seu layout para adaptar essa nova funcionalidade. Agora, quando acessamos um vídeo no Youtube, as hashtags podem aparecer de duas formas:

  • acima do título;

hashtags-youtube-acima

  • na descrição do vídeo;

hashtags-youtube-descrição

Como um link, elas aparecem destacadas em azul e são clicáveis. Ou seja, ao clicar nelas, o usuário é imediatamente levado a uma lista de vídeos relacionados, tudo dentro da plataforma.

Para as marcas, isso representa uma possibilidade real de ampliação do alcance orgânico dos seus vídeos.

Utilizando hashtags relevantes em suas publicações, elas aumentam as chances de terem seu conteúdo encontrado pelos usuários.

É possível adicionar as hashtags a qualquer momento, inclusive em vídeos antigos. Elas devem ser inseridas na descrição do vídeo ou ao lado do título.

Apesar de ter uma mecânica de funcionamento bem básica, as hashtags no YouTube funcionam um pouco diferente de outras redes sociais. No Twitter, Facebook e até mesmo Instagram, a busca pela hashtag leva o usuário a todas as conversas sobre um tema. Já no YouTube, as hashtags levam o usuário aos vídeos com a tag, não às conversas e comentários.

Ao efetuar uma busca por hashtags, o usuário do Youtube encontrará todos os vídeos relacionados àquele termo. A lista de resultados priorizará os vídeos mais relevantes e também os mais recentes.

Dicas para usar hashtags no YouTube

Mais do que entender a mecânica das hashtags no YouTube, você precisará saber como aproveitar esse recurso estrategicamente. Para te ajudar nisso, listamos algumas dicas valiosas:

Menos é mais: use poucas hashtags e seja relevante

Eu sei que a empolgação é grande quando vamos usar hashtags. Porém, no YouTube será preciso escolher a dedo as melhores. O ideal é usar 3, mas claro que não é uma regra. O importante é não ultrapassar 15 hashtags por publicação.

Se você quer realmente melhorar sua performance no YouTube, foque em usar as hashtags mais relevantes dentro do tema do vídeo. Isso te ajudará a segmentar o público que encontrará seu conteúdo.

Use ferramentas para descobrir quais são as hashtags mais buscadas

Entender como os usuários buscam é essencial para otimizar seu potencial de alcance. Então, para ter uma boa performance com esse recurso, use ferramentas para descobrir as melhores hashtags.

Algumas das ferramentas para isso são:

  • Top-HashTags.com;
  • hashtagify.me.

Top-HashTags.com: é simples de utilizar, sendo necessário apenas inserir a palavra no campo de busca. Com essa ferramenta, você pode ver o alcance de cada hashtag e outras relacionadas.

hashtags-no-youtube-ferramentas

 

hashtagify.me é outra ferramenta que consegue mensurar o uso de determinada hashtag. Ele permite verificar as tendências e hashtags mais usadas no mês, tem acesso a gráficos e outras informações relevantes para a sua estratégia, como idiomas e até países que mais utilizam a hashtag buscada.

hashtags-no-youtube-hashtagify

A Hashtagify possui versão free e paga. Seu uso é bem simples, sendo necessário apenas inserir a palavra desejada no campo de busca. A versão paga oferece outras funcionalidades avançadas.

Una o uso de hashtags com técnicas de SEO para Youtube

Para dar aquele up no alcance dos seus vídeos, você precisará usar as hashtags e otimizar seus conteúdos com SEO para Youtube. Isso fará com que você alcance o maior número de pessoas qualificadas de forma orgânica.

Defina quais hashtags vai utilizar e garanta uma frequência de postagens

O Youtube mostra a lista de resultados da busca por hashtags por relevância e ordem cronológica.

Então, ter conteúdo atual na rede te colocará em posição de vantagem mesmo frente à grandes canais.

Assim, quanto antes você usar determinada hashtag, maior a chance da sua publicação ficar em destaque e ser referência para a hashtag.

Respeite as diretrizes da plataforma

Essa é uma dica – ou melhor, uma lista de premissas – importante, pois caso não respeite as diretrizes da plataforma, seu conteúdo poderá ser excluído! Alguns dos pontos que é preciso ficar atento para não deslizar nessas exigências são:

  • Não use espaços: nunca coloque espaços entre as hashtags. Se for usar duas palavras, junte-as. Por exemplo: #marketingdigital ou #MarketingDigital.
  • Não ultrapasse 15 hashtags: como já foi dito, o ideal é usar 3 hashtags por conteúdo, porém o limite permitido pelo YouTube é de até 15 por publicação. Caso ultrapasse esse limite, seu vídeo pode ser retirado do ar =(
  • Nunca use hashtags fora de contexto: usar hashtags apenas para atrair público também não é permitido. Na verdade, isso é ser oportunista e irrita qualquer pessoa. Por isso, use apenas as que sejam relevantes e façam sentido em relação ao conteúdo do seu vídeo. Caso isso não seja respeitado, o Youtube pode até remover o vídeo.
  • Não use hashtags para promover conteúdo sexual, que incite assédio ou seja vulgar: o seu descumprimento pode ocasionar a remoção do conteúdo ou a restrição de idade.
  • Não use etiquetas descritivas normais ou frases repetidas na descrição do seu vídeo: não é permitido usar frases repetidas na descrição ou etiquetas descritivas em excesso no seu vídeo. Essa prática pode causar desde a remoção do vídeo até outras penalidades do Youtube.

Atualmente, as hashtags no YouTube podem ser inseridas apenas pela versão web e app para Android. Em breve os adeptos de iOS terão acesso. Para saber ainda mais sobre como ter resultados com seus vídeos, conheça as melhores ferramentas para editá-los neste post!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!