Como usar os grupos do LinkedIn para estreitar relacionamentos e construir autoridade

grupos no linkedin: imagem de um notebook com a tela do linkedin aberta em cima de uma mesa branca ao lado de um vaso de planta

Os grupos no LindkedIn são fantásticos não só para profissionais à procura de networking e novos aprendizados, mas também para empresas que buscam a aproximação dos clientes.

Apesar dgrande potencial, esses grupos ainda são vistos por muitos profissionais como um local para autopromoção e envios de mensagens desqualificadas – o famoso spam 

Se você tem essa mesma percepção, saiba que está perdendo a oportunidade de encontrar grupos com discussões aprofundadas que podem gerar networking, parcerias, Insights para negócio e ajudar na construção da sua autoridade.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

O que são grupos do LinkedIn

Os grupos do LinkedIn são locais onde profissionais do mesmo setor e com interesses em comum podem compartilhar ideias, falar das suas experiências, pedir orientações profissionais e expandir suas conexões. 

Esses grupos passaram por bastante atualizações, ao longo dos anos, para aumentar a credibilidade perante os usuários da plataforma, e deu certo! 

Hoje, eles tornaram-se recursos indispensáveis para estreitar relacionamentos e construir autoridade de uma marca no mercado. 

Confira as principais mudanças dos grupos no LinkedIn: 

  • privatização; 
  • limitação de membros; 
  • moderação e monitoramento de conteúdo; 
  • supervisão mais rígida; 
  • envio de resumo diário ou semanal para os participantes. 

Quais são os benefícios dos grupos do LinkedIn

São inúmeros benefícios que você pode usufruir ao participar desses fóruns profissionaisE, se você é uma empresa, as vantagens são ainda maiores. 

Por meio desses grupos é possível construir relacionamentos autênticos e significativos, isso porque os participantes que estão ali são qualificados e engajados por um determinado assunto. 

As marcas podem aproveitar para fazer pesquisas de mercado e obter Insights valiosos sobre a personacom base no comportamento dos participantes do grupo. 

Para quem trabalha com produção de conteúdo, os grupos são ótimos canais para expandir o alcance das publicações e artigos do LinkedIn Pulse. Mas, é preciso ficar atenção às regras do grupo e compartilhar conteúdo de interesse em comum. 

Junto com a ampliação de alcance, vem a segmentação dele. Nesses grupos, as marcas conseguem comunicar-se diretamente com o público-alvofiltrando o ruído da comunicação e alcançando as pessoas certas para o negócio. 

Os grupos também são uma ótima maneira de destacar-se dos concorrentes e posicionar-se como especialista no mercado, fazendo com que a empresa se torne líder de pensamento no seu nicho. 

Como encontrar grupos no LinkedIn

Veja como encontrar grupos na rede social de negócios de acordo com o seu perfil profissional e interesse. 

Busca no diretório de grupos 

método mais comum para encontrar grupos no LinkedIn é a partir de uma simples pesquisa no diretório de grupos. 

Para isso, vá até o topo da página inicial do LinkedIn, clique no menu Grupose digite um termo de pesquisa relacionado ao conteúdo desejado. 

grupos no linkedin: imagem do campo de busca na página de Grupos do LinkedIn

Procure por palavras-chave baseadas no seu interesse, localização ou nicho de mercadoNo exemplo, procuramos pela área de “marketing”. 

Caso não tenha sucesso, procure por palavras que descrevam as suas habilidades ou procure, até mesmo, o nome das instituições em que você estudou para encontrar grupos de ex-alunos. 

Grupos semelhantes 

Aqui é muito fácil, a indicação de grupos semelhantes acontece de forma automática na plataforma 

Assim que você começar a participados grupos, o próprio LinkedIn começará a indicar outros grupos que tem a ver com os seus interesses para que você possa conhecê-los. 

Grupos nos quais outros profissionais participam 

Para descobrir grupos que os profissionais do seu nicho participam, vá até o perfil dpessoa e procure pela lista de grupos que ela pertence. 

Aqui, o ideal é pesquisar os grupos em que os líderes de mercado e formadores de opinião da sua área estão envolvidos. Não apenas de amigos em comum. 

Como criar um Grupo no LinkedIn

Antes de criar um grupo para a sua empresa é importante pensar em um tema que agrade aos participantes seus clientes, afinal, é com eles que você pretende se relacionar. 

Algumas questões ajudam a nortear a escolha do tema, como os objetivos da comunidade, quais conversas podem ser úteis, até mesmo as perguntas da FAC podem ser levadas em consideração nessa fase. 

Depois de definir o tema principal do grupo chega o momento de criá-lo. Mas, pode ficar tranquilo porque a criação de um grupo no LinkedIn é tão simples como preencher um formulário. 

Primeiro acesse a página de Grupos do LinkedIn e clique em “Criar grupo”. Na sequência preencha as informações: 

  • Nome do grupo; 
  • Logotipo do grupo; 
  • Descrição; 
  • Setor (até 3); 
  • Localidade; 
  • Regras de grupo (opcional, mas altamente recomendado); 
  • Visibilidade e permissões do grupo. 

grupos no linkedin: imagem do formulário de criação de grupos no LinkedIn

Depois de criar o grupo você pode configurar os seus modelos de mensagem para convidar os seus contatos e aumentar o número de participantes. 

É recomendável que você crie a sua mensagem personalizada, caso contrário, o LinkedIn enviará uma mensagem padrão – o que não pega nada bem para a imagem da marca e influencia negativamente na taxa adesão. 

Confira os tipos de mensagem que você consegue personalizar: 

  • mensagem de solicitação de adesãopara pessoas que pediram para entrar no grupo; 
  • mensagem de boas-vindas: para os participantes aproados como membros do seu grupo; 
  • mensagem de recusa: para pessoas que tiveram o pedido de adesão negado; 
  • mensagem de recusa e bloqueio: para pessoas que foram recusadas e que você deseja bloquear os próximos pedidos. 

5 dicas para ter resultados com os grupos no LinkedIn 

Veja, agora, como aproveitar ao máximo as oportunidades dos grupos do LinkedIn na sua estratégia de marketing. 

1. Crie regras de etiqueta e faça a moderação das postagens 

Por mais desnecessário que pareçaé preciso estabelecer regras no grupo para que os participantes entendam qual tipo de informação eles terão acesso e qual conteúdo é permitido compartilhar. 

Esse tipo de ação inibe o compartilhamento de publicações voltadas para autopromoção e o envio de SPAM (mensagens em massa), o que afasta os membros e faz com que o grupo perca engajamento. 

2. Promova discussões e incentive o engajamento 

Assim que você terminar de criar o grupo e convidar os seus contatos, pode acontecer do seu grupo ainda permanecer sem muita participação. 

Os membros podem não postar nada, ou simplesmente compartilhar links de notícias sobre o segmento. Uma boa maneira de quebrar o gelo é criar “mensagem de boas-vindas” e promover outras discussões interessantes para a empresa. 

3. Faça pesquisas e descubra informações sobre a persona 

Agora, que você tem uma comunidade em torno da sua marca, aproveite a oportunidade para fazer perguntas estratégicas que possam agregar valor para o seu negócio. 

Você pode perguntar informações relacionadas ao seu nicho, opiniões sobre ideias de lançamentos, hábitos e comportamentos dos seus consumidores etc. 

Todas essas informações servem como insumo para construção de melhorias não só dos seus produtos e serviços, mas também da sua buyer persona. 

4. Encontre novos colaboradores para sua empresa

À primeira vista você pode não ter pensado nessa finalidade para a sua comunidade no LinkedIn, mas os grupos são ótimos canais para descoberta de potenciais talentos. 

Observe os membros que participam ativamente de conversas relevantesque criam enquetes criativascompartilham publicações e engajam em discussões com interesse real na sua empresa. 

Essas pessoas podem constar na lista de contratações para, quem sabe um dia, fazer parte do seu quadro de colaboradores. É importante que essa ação seja realizada em parceria com o RH para garantir a avaliação dos critérios de recrutamento. 

5. Aproveite o grupo para gerar de leads

Por fim, uma das maiores utilidades dos grupos no LinkedIn é a geração de leads qualificados. Um simples filtro na função de pesquisa do grupo já permite criar uma lista de clientes em potencial. 

 Informações como cargo, empresa e localização geográfica são cruciais e precisam ser filtradas com cautela na hora da criação dessa lista 

Assim que você identificar os seus leads, poderá planejar os próximos passos. É recomendável criar laços de maneira natural, portanto, estabeleça conexão e acompanhe as postagens dessas pessoas antes de enviar uma mensagem personalizada. 

E, acredite, os seus clientes em potencial serão mais receptivos à sua mensagem se souberem mais sobre você. Por isso, a necessidade de manter-se ativo no grupo compartilhando informações e valores da sua empresa. 

Gostou das nossas dicas? Compartilha com a gente quais são os seus grupos de LinkedIn favoritos, e veja também mais maneiras de gerar leads pelo LinkedIn!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados