Google Maps: aprenda a explorar os principais recursos!

Google Maps: Imagem de uma mão segurando o celular com a tela do Google Maps aberta.

Desde que o Google Meu Negócio chegou, muita coisa mudou! Agora, as pessoas não ficam mais perdidas procurando por placas ou endereço no cartão de visitas. O Google Maps faz essa função, e faz com maestria!

Essa ferramenta já existe há um certo tempo e continua conquistando, cada vez, mais espaço no marketing digital.

Além da mostrar o endereço da empresa, ele traça rotas específicas, verifica o melhor trajeto para auxiliar sua locomoção e muito mais.

Por essas e outras, podemos afirmar que o Google Maps é muito mais do que um simples mecanismo de localização.

Se você quer saber as principais informações sobre o Google Maps, continue a leitura e aprenda como usá-lo nas estratégias de marketing da marca. Confira!

O que é o Google Maps?

O Google Maps é uma ferramenta grátis do Google que faz pesquisa, visualização de mapas e imagens de satélite.

Além dos recursos básicos, como encontrar endereços específicos e verificar trajetos e distâncias entre dois ou mais pontos, a ferramenta tem funções avançadas como a visão de satélite e o “Street View” que mostra de forma interativa as posições das ruas em todo mundo.

Graças à facilidade de busca via smartphones, o Google Maps se popularizou e se tornou referência quando o assunto é mapeamento de lugares.

Quando um consumidor tem dúvida de como chegar até uma loja, por exemplo, em poucos minutos ele consegue descobrir o endereço, identificar a fachada e iniciar a navegação para o local.

Uma mão na roda para as marcas que possuem estabelecimento físico, não é mesmo? 😉

imagem de um banner publicitário para divulgação do webinar de google ads para pequenas verbas da mLabs em parceria com a agência #TudoNosso

Por que é importante estar no Google Maps?

A concorrência no mercado digital é gigantesca. Logo, quanto mais visibilidade e facilidade para o público encontrar seu negócio, melhor!

Divulgar a marca no principal mecanismo de busca é uma ação muito valiosa para o marketing. Sabia que cerca de um terço das pesquisas realizadas em dispositivos móveis se baseia em localização?

Ao se cadastrarem na plataforma as marcas estreitam o relacionamento com os usuários e, como resultado, recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps que as demais empresas.

Viu só, o quanto é importante para a marca divulgar seu endereço na ferramenta?

Como usar o Google Maps?

Apesar de parecer simples e objetivo existem muitos os recursos e funcionalidades disponíveis no Google Maps, o que faz com que os usuários se percam ou esqueçam de usar algum recurso importante.

Pensando nisso, separamos as principais funcionalidades oferecidas pela ferramenta. Confira quais são eles!

Rotas de trânsito

O Google Maps oferece sugestões de como chegar ao seu destino para todos os usuários que andam pela cidade: você pode escolher se quer ir de carro, bicicleta, ônibus, metrô, trem, ou até mesmo a pé.

É só digitar o endereço inicial e o final que o Google Maps vai exibir o caminho, o tempo previsto para chegada e o trajeto mais rápido.

Guia Para você

O Google Maps também oferece sugestões de locais interessantes com base no seu histórico de uso. Esses dados ficam dentro da ferramenta na área chamada “Para Você”.

Para usá-la, abra a ferramenta normalmente e busque a guia “Para você” na tela inicial. Nela, você encontrará uma lista de estabelecimentos sugeridos, além de um botão “Quero visitar” para salvar os lugares para ver depois.

Lugares próximos

Está em uma cidade nova e não faz a mínima ideia do que tem para fazer por perto? O Google Maps vai te ajudar! A ferramenta permite pesquisar por tipos específicos de estabelecimentos que estejam próximos do usuário.

Desta forma, se você pode visitar São Paulo de primeira e já conhecer um bom lugar para jantar, basta abrir a ferramenta e buscar por restaurantes.

Mapas offline

Sabia que você também pode fazer o download de um mapa para acompanhar offline? Essa função só é possível se você estiver acessando o Google Maps pelo celular.

Um recurso muito útil para quem vai viajar e não vai manter o celular sempre conectado, ou quando não tem pacote de Internet móvel disponível.

Além disso, você também pode manter uma versão offline do mapa da cidade em que mora armazenada no celular para casos de emergência.

Quais são os primeiros passos na ferramenta?

Para que as pessoas encontrem o endereço da empresa no Google Maps, a própria empresa precisa ter uma ficha cadastrada no Google Meu Negócio.

Veja, a seguir, como realizar os primeiros passos no Google Meu Negócio! Confira como criar uma conta e preencher as informações necessárias!

1. Acesse a plataforma do Google Meu Negócio (Google My Business)

O primeiro passo é acessar o site da plataforma, fazer o login da sua conta e clicar em “Começar agora”. Se você já tiver logado com sua conta, automaticamente será direcionado para a tela seguinte.

Google Maps: imagem da tela inicial do Google Meu Negócio

Para essa etapa, recomendamos sempre seguir com uma conta profissional, que todos os administradores do negócio possam acessar.

2. Preencha as informações do negócio

Este momento é um dos mais importantes! Em “Adicionar seu negócio”, você irá não só inserir o local exato do negócio, de acordo com o mapa, mas também colocar informações como nome, telefone, site e a setor de atuação. Após preencher, clique em “Continuar”.

Google Maps: imagem da tela inicial do Google Meu Negócio

3. Confirme a autorização da sua conta

A próxima tela trará, de forma resumida, as principais informações do negócio para que você confirme. Caso esteja tudo correto, você deve marcar que está autorizando o “Termo de Serviço” oferecido.

Google Maps: imagem da tela inicial do Google Meu Negócio

Por fim, será enviado um código de verificação, que chegará fisicamente no local informado no cadastro em um prazo de 7 a 15 dias úteis.

Após a chegada da carta com o código de verificação, no painel de controle da conta, você deve adicionar o número recebido para finalizar os processos de validação.

Com isso, sua conta está liberada para você administrar o perfil do negócio dentro da plataforma.

Como encontrar seu local e melhorar a precisão dele?

Veja a seguir, algumas dicas para melhorar a precisão da localização do seu negócio no Google Maps.

Mantenha dados completos

Antes de mais nada, para melhorar os resultados de busca que envolvem seu negócio, mantenha o máximo de informações atualizadas. Esse tipo de cuidado é fundamental para o Google alavancar a empresa nas buscas.

Verifique seus locais

Aproveite para verificar os locais da empresa. Dentro do próprio Google Meu Negócio é possível encontrar diferentes formas de fazer essa verificação.

Quanto maior a preocupação com a localização exata, mais precisa será a geolocalização.

Gerencie os comentários

Procure sempre responder as dúvidas e avaliações de outros clientes, incluindo os feedbacks negativos. Quando a marca começa a interagir com os clientes na plataforma, sua ficha tende a subir no ranking de SEO, devido a leitura do algoritmo.

Portanto, sugira também aos clientes que façam a avaliações do negócio sempre que possível!

Adicione fotos

Um bom Storytelling consegue despertar a atenção dos usuários e alavancar a empresa nos resultados de pesquisa. Para isso, adicione fotos dos produtos, do atendimento ou do local. Conte a história da marca através dessas imagens!

Como entender a linha do tempo do Google Maps?

A linha do tempo do Google Maps é um recurso que permite gerenciar todas as informações do histórico de localização. Esse serviço está disponível para todos os usuários do Google.

Por meio dela, você pode acompanhar todos movimentos realizados no app, desde os locais visitados até o tempo de permanência.

Para as empresas, fazer esse acompanhamento é essencial para analisar os pontos de melhoria, pois é possível visualizar a origem do fluxo e o tempo médio que os visitantes permaneceram no estabelecimento.

O Google Maps oferece inúmeros recursos que facilitam a vida dos consumidores e das marcas. Além dos citados acima, ele também permite disponibilizar um tour virtual do próprio negócio e das imediações do local.

Não há como negar que o Google Maps é uma ótima ferramenta para aumentar a interação com o público!

De fato, ele facilita a vida do consumidor com informações mais acessíveis, o que ajuda na decisão de compra e, consequentemente, potencializa os resultados da marca.

Já está pronto para utilizar todos os recursos oferecidos pelo Google Maps? Aproveite para ler também como funciona o painel do Google Meu Negócio e aprenda como gerenciar as informações da marca na plataforma.

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