Foto 360 no Facebook: o que é e como aproveitar esse recurso?

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As redes sociais estão se tornando cada vez mais visuais. Vídeos, imagens 3D, gifs e fotos  ganham cada vez mais adesão do público e os algoritmos das redes sociais já entenderam isso. Um formato interessante – e ainda pouco explorado pelas empresas – é a foto 360 no Facebook.

Mas, afinal, o que é isso? Como extrair todo o potencial que essa funcionalidade tem? Quais são as principais vantagens desse formato?

Se você tem todas essas dúvidas, não se preocupe! Neste post vamos te contar tudo o que você precisa saber para usar fotos 360 no Facebook estrategicamente!

Primeiro, o que é uma foto 360°?

Basicamente, o número 360 representa o ângulo coberto por uma foto nesse formato. Ou seja, o ambiente é registrado por completo e o usuário tem, então, a opção de arrastar o dedo pela imagem para que ela se mova.

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Imagem: Facebook

Ao contrário das fotos comuns, nas quais a observação é estagnada, com esse recurso é possível interagir com a imagem e escolher um ângulo de visão específico.

Esse tipo de ferramenta é muito valiosa nas mídias sociais, principalmente no meio corporativo. Alguns dos setores que melhor exploram essa aplicação são o imobiliário, o de turismo e o de eventos. Ou seja, segmentos em que a localização é um diferencial.

No entanto, isso não quer dizer que empresas de outros nichos e tamanhos não possam usar a foto 360 no Facebook. Muito pelo contrário! Existem diversos exemplos de uso para esse tipo de imagem.

Fotos 360 podem ser opções incríveis para exibição de produtos, lojas, shows e eventos. Além disso, ajudam os usuários a entender a localização de uma loja ou estabelecimento comercial, são incríveis para valorizar paisagens e ambientes, etc.

Ah, vale lembrar que elas também oferecem suporte às tecnologias de VR (realidade virtual), que vêm ganhando espaço no mercado nos últimos anos. O próprio Facebook, inclusive, tem o seu óculos, assim como as outras gigantes do ramo, como o Google e a Amazon.

Como funciona uma foto 360 no Facebook?

Bom, aqui não há muito mistério. Ao acessar o Facebook pelo celular, tablet ou desktop, o usuário pode se deparar com uma imagem 360°. Além disso, elas também podem ser utilizadas em capas de perfil e de fanpage.

A única diferença entre as plataformas é que, nos dispositivos móveis, a imersão é feita arrastando os dedos, enquanto, nos fixos, ela depende dos cliques no mouse.

Além disso, não há muitas diferenças de uma postagem normal. Elas têm os botões interativos regulares do Facebook: reações sociais, compartilhamento e comentários.

Quando usar foto 360 no Facebook?

Como dito, empresas de qualquer segmento podem usar as fotos 360 da plataforma. Apesar disso, usuários vêm utilizando o recurso para algumas situações específicas.

Veja, a seguir, algumas das principais:

  • hotéis e pousadas;
  • vendas de imóveis;
  • agronegócios;
  • universidades e escolas;
  • lojas e livrarias;
  • game design;
  • arquitetura;
  • decoração;
  • interior de carros.

Apesar disso, não há nenhuma regra que delimite as circunstâncias para a utilização desse formato. Use a sua criatividade!

Como postar foto 360 no Facebook pelo celular?

Postar uma foto 360 no Facebook é bastante fácil. Basta seguir estes passos:

  1. abra o aplicativo do Facebook para dispositivos móveis;
  2. clique em “No que você está pensando?” para fazer uma postagem;
  3. role a barra até a opção “Foto 360”;
  4. toque sobre o botão de captura e gire lentamente o celular para capturar a imagem panorâmica;
  5.  movimente a imagem e escolha qual será a parte destacada no feed;
  6. crie uma legenda;
  7. clique em “Publicar”.

Muito simples, né? Depois disso, você só precisará esperar que a sua publicação chegue até os seguidores e aguardar os likes!

Agora, se você quiser investir em posts mais estratégicos, usando fotos 360° em uma página do Fan Page do Facebook, pode criar imagens panorâmicas e agendá-las com uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Pela mLabs é muito simples fazer isso. Veja abaixo.

Abra a tela de Agendamento de Posts da mLabs e selecione a rede social “Facebook”. Depois, insira seu texto e, abaixo da caixa de texto, marque a opção “Facebook Foto 360°”. Faça o upload da sua imagem (ou vídeo) panorâmica e você verá a prévia na lateral direita. Abaixo da imagem, marque o ícone de “Editar imagem”.

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Na caixa de edição você poderá arrastar o quadro (aumentar ou reduzir também) para definir qual quadro será o pnto de partida da imagem 360°. Depois que escolher clique em “Aplicar”.

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Agora, você poderá concluir a edição como desejar. Adicione texto, ajuste cores, teste filtros, etc. Depois, clique em “Salvar”.

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Os próximos passos são os mesmos para qualquer agendamento de post pela mLabs: escolha data e horário da postagem e confirme o agendamento.

Dicas para postar foto 360 no Facebook

Para facilitar a sua vida na hora de fazer postagens de fotos 360 no Facebook, reunimos aqui algumas das principais dicas para que elas tenham um bom desempenho em sua estratégia de social media.

Vamos a elas?

Escolha bem o local e o momento

As fotos 360 são especiais. Ao postá-las, pode ter certeza de que alcançarão diferentes níveis de engajamento.

Sendo assim, utilize-as em momentos que você quer que sejam memoráveis: eventos, paisagens espetaculares, viagens inesquecíveis, reuniões importantes etc. Em páginas corporativas, esse recurso também pode ser utilizado para vendas.

Então, capriche no visual das suas imagens e lembre-se de não exagerar, caso contrário, elas não serão mais especiais, não é mesmo?

Use os templates do próprio Facebook

O Facebook disponibiliza gratuitamente uma série de templates testados em seus usuários para garantir bons índices de engajamento nas imagens 360. Todos eles são editáveis no Photoshop.

Se quiser se aprofundar no assunto, trocar experiências e ter ideias, solicite a participação no grupo do Facebook dedicado ao formato.

Enquadre e posicione corretamente a câmera

O posicionamento da câmera é tudo. Como a visão é panorâmica, você precisará encontrar um local perfeito. Ou seja, é preciso que haja coisas interessantes em diversos ângulos de visão.

Lembre-se de que, diferentemente das imagens fixas, as fotos 360 não têm foco em determinados elementos. Sendo assim, é preciso que elas tenham algo chamativo em mais de um ponto.

Use aplicativos de edição para fotos 360

Existem, ainda, diversos aplicativos para tirar e editar fotos panorâmicas. Mesmo que você não tenha um smartphone com o recurso ou uma câmera profissional, é possível aproveitá-lo por meio destes apps:

Utilize “easter eggs”

“Easter Eggs” quer dizer ovos da Páscoa. Nos Estados Unidos, é comum que os adultos escondam os ovos de chocolate para que as crianças os encontrem.

Graças a isso, essa expressão também é muito utilizada para designar algo que deve ser encontrado, no mais tradicional estilo “Onde está o Wally?”.

Bom, tudo isso foi dito pois as pessoas adoram procurar algo em fotos 360. Pode ser uma pessoa específica, um animal de estimação ou um objeto, por exemplo. Então, ao criar a sua legenda, tente incentivá-las a procurar por um item específico!

Prontinho! Agora, você já sabe tudo sobre como utilizar uma foto 360 no Facebook. Certamente, esse recurso será muito útil em sua estratégia de mídias sociais!

Caso queira evoluir sua estratégia e agendar fotos 360°, teste a mLabs gratuitamente! Não perca essa oportunidade!

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