Pesquisar

Saiba as vantagens de encurtar link para as redes sociais e 10 ferramentas para fazer isso! 

Saiba as vantagens de encurtar link para as redes sociais e 10 ferramentas para fazer isso! 
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Encurtar link é uma uma técnica simples e muito utilizada no universo dos profissionais de marketing e social media.  

Além de simplificar e melhorar o visual do link, evitando que URLs muito extensas poluam o espaço da publicação, existem motivos ainda mais importantes para encurtar links para as redes sociais. 

Primeiro, o que são os encurtadores de links? 

Antes de te contar por que encurtar links é uma boa estratégia, é importante saber o que são os encurtadores de links

Os encurtadores nada mais são do que ferramentas ou plataformas que alteram o link original diminuindo a quantidade de caracteres da URL e adicionando parâmetros ocultos a elas, mas que ainda encaminham o usuário para a mesma página de destino. 

Geralmente, quando um usuário se depara com uma URL muito longa, a tendência é que ele se assuste, desconfie e nem clique.  

Vale lembrar que às vezes eles têm prazo de validade, ficando disponíveis por alguns dias ou semanas, então fique atento e escolha uma boa plataforma para encurtar o link. 

5 razões para encurtar links 

Rastrear o tráfego 

Um dos principais benefícios dos links encurtados é a possibilidade de rastreá-los. 

Ao criar diversos links encurtados que levam a uma mesma página e distribuí-los em diferentes canais, você consegue identificar os cliques vindos de cada um deles. Sendo possível monitorar exatamente a quantidade e origem dos acessos.  

Ao obter esses dados, você pode validar suas ações com relatórios e utilizar a análise para construir um planejamento com os aprendizados que obteve. 

Imagina poder saber exatamente quantos visitantes vieram do link na bio do Instagram, do Facebook, do Twitter, do Pinterest ou do YouTube? É uma mão na roda para aprimorar sua estratégia! 

Além de saber a origem, também é possível inserir parâmetros nos links para identificar a campanha, o material, o post, ou o que você quiser. 

Reduzir a quantidade de caracteres 

Quase todas as redes sociais possuem limites de caracteres em postagens e publicações.  

A maioria costuma permitir copys mais longas, mas existem aquelas que são bem mais reduzidas, como é o caso do Twitter, o novo X. Nele, a capacidade máxima é de 280 caracteres para contas normais. Já as contas pagas, possuem um limite maior.  

Nesse caso, para economizar espaço vale a pena encurtar a URL e ganhar alguns caracteres a mais na divulgação do post. 

Visual mais limpo e fácil de memorizar! 

Pois é, o visual também é muito valioso no universo do marketing digital.  

Pensa comigo: ao inserir uma URL muito longa no Instagram, por exemplo, é bem provável que os usuários fiquem intimidados pela extensão e passem reto. 

No caso dos links encurtados, a chance de isso acontecer é bem menor. Afinal, eles são comprimidos em uma quantidade menor de caracteres que dialogam melhor e ficam mais amigáveis ao usuário. 

Além disso, encurtar links também é uma ótima solução para fazer com que a sua URL seja facilmente lembrada pelo usuário.  

Ocultar uma informação 

Como os links encurtados não são gerados com base nas informações da página, mas de maneira aleatória, é possível ocultar algumas informações. 

Isso pode ser utilizado como um benefício. Por exemplo, ao divulgar um blog post que contém um “spoiler” no título e você quer evitar. 

Personalização do link 

Algumas plataformas para encurtamento de links também permitem a personalização da URL.  

Nesse caso, é possível inserir termos que fazem sentido, e não uma sequência aleatória de letras e símbolos. 

Normalmente, depois do domínio do encurtador, são exibidos caracteres aleatórios e gerados automaticamente. Por exemplo: 

https://bit.ly/1TTI08c

Porém, é possível personalizá-lo mediante o cadastro. Nesse caso, ficaria assim: 

bit.ly/blogdamlabs 

Bem melhor, né? Certamente os seus usuários agradecerão e saberão exatamente do que se trata antes de clicar nos links. 

Como encurtar um link com a mLabs? 

Para criar um link encurtado, você precisa do auxílio de uma ferramenta encurtadora de links. 

Se você é cliente mLabs você consegue ter acesso ao nosso encurtador de links! 

Pra acessar é supersimples, segue o passo a passo: 

1. Acesse o seu perfil na mLabs e no menu superior, clique em “Agendar post” —relaxa, você não precisa necessariamente agenar o post! É apenas para acessar a ferramenta; 

encurtar-link-1: print da tela principal da mlabs indicando a opção "agendar post" no menu superior

2. No espaço em que você escreve a legenda, insira o link que você deseja encurtar; 

encurtar-link-2: print da tela de agendamento de posts com link extenso inserido no espaço para inserção de legenda

3. E é aí que a mágica acontece! Selecione o link e aperte no ícone de “setas” (circulado abaixo) e pronto! Seu link será encurtado! Não é demais?! 😄 

encurtar-link-3: print da tela de agendamento de posts com link extenso inserido no espaço para inserção de legenda e  depois encurtado pela ferramenta de encurtar link

Você não precisa agendar um post de fato para acessar as ferramentas disponíveis nessa aba, não se esqueça disso! 

Se você não é cliente mLabs ainda, aproveite para testar grátis a plataforma!  

Além do encurtador de link, temos diversas outras ferramentas para otimizar e facilitar sua rotina, principalmente se você é social media e tem que lidar com muitos perfis e redes sociais ao mesmo tempo.  

Na mLabs você tem diversas funcionalidades para a sua gestão de mídias sociais em uma só lugar. Teste aí! Temos certeza de que você não vai se arrepender. 😉  

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

Abaixo, também daremos outras opções de encurtadores de links! 

Como personalizar um link encurtado 

Encurtar um link de maneira personalizada pode ser uma boa estratégia para uma campanha ou produto, visto que simplifica a URL e gera maior lembrança de marca. 

Mas mLabs, como eu faço isso? 

A gente te ensina! 

Para isso, você vai precisar usar uma plataforma de encurtamento de link que possua essa funcionalidade de personalização. A que vamos usar aqui para exemplificar, é o Bitly

  1. Primeiro, você precisa criar uma conta na plataforma. Depois, na sua página inicial, clique em “Creat your first link”; 
encurtar-link-4: print da tela inicial do bitly indicando o botão de criar o seu primeiro link
  1. Em “Destination” insira o link que você deseja encurtar. Em “Custom back-half” insira como você quer que seu link fique. Após isso, basta clicar em “Create”; 
encurtar-link-5: print da tela da criação de um novo link indicando o espaço de inserir o link, o espaço de personalizar a URL e o botão de criar
  1. E tá pronto! Você consegue conferir todos os seus links encurtados na aba “Links” no canto esquerdo. Lembre-se que você consegue fazer até 5 links personalizados na versão gratuita da plataforma. Caso queira fazer mais que isso, será necessário assinar um dos planos. Os preços são a partir de $8 por mês. 
encurtar-link-6: print da tela na sessão de links criados

10 ferramentas encurtadoras de links 

Apesar de ser uma das mais utilizadas, o Bitly não é a única ferramenta para encurtar links. Existem inúmeras opções, cada uma com suas características. 

Conheça, a seguir, 10 alternativas que podem ser utilizadas para encurtar links para você testar: 

  1. URL Shortner (Extensão para navegador) 
  1. Rebrandly  
  1. Short.io  
  1. TinyURL  
  1. Curtlink 
  1. Tiny.cc  
  1. Abre.ai  
  1. Abrir.link 
  1. Encurtador (possui opção de desencurtar um link!) 
  1. Encurtador.dev 

Encurtar links pode ser a solução que você estava procurando para potencializar a sua taxa de cliques nas redes sociais e ter mais sucesso na sua estratégia de marketing digital.  

Então, agora que você já sabe como criá-los, basta começar a implementação e acompanhar para recolher os resultados esperados! 

Se você curtiu esse texto, que tal aproveitar para ler mais sobre outras estratégias para implementar nas redes sociais? Clique e acesse outros conteúdos: Como gerar copy automaticamente para as redes sociais | Programar post no Instagram | Estratégias para Instagram

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis