Encurtar link: como e por que fazer nas suas redes sociais?

encurtar link

Encurtar link é uma prática muito utilizada nos dias de hoje, principalmente por profissionais de social media. Além de ter um efeito visual bem bacana, evitando que URLs muito extensas poluam o espaço da publicação, a medida traz outros benefícios para a estratégia de marketing digital.

Se você quer saber quais são as verdadeiras razões pelas quais você deve encurtar links para os posts das suas redes sociais, continue a leitura! Aqui você saberá tudo que esse recurso pode oferecer!

Mas antes, o que são os encurtadores de links?

Os encurtadores de links são plataformas que diminuem a quantidade de caracteres de uma URL e criam uma nova sequência que leva para a mesma página de destino.

Também chamados de compressores, tornam os links clicáveis mais amigáveis, o que pode ser uma ótima ideia quando falamos em mídias sociais.

Geralmente, quando um usuário se depara com uma URL muito longa, a tendência é que ele se assuste ou desconfie. Essas soluções têm a função de resolver esse e outros problemas, como você verá a seguir.

Vale lembrar que às vezes eles têm prazo de validade, ficando disponíveis por alguns dias ou semanas para depois serem reutilizados em outras circunstâncias.

Afinal, por que encurtar links?

Como dito, encurtar links não é somente uma questão estética. Existem, de fato, algumas vantagens ao aplicar essa prática em uma estratégia de redes sociais. Vamos saber quais são elas?

Rastreamento

Um dos principais benefícios dos links encurtados é a possibilidade de rastreá-los. É possível criar inúmeros links nesse formato e, portanto, identificar os cliques vindos de cada um deles. A princípio, pode não parecer tão importante, mas pense em programas de afiliados, por exemplo.

Muitos sites fazem a divulgação de produtos de outras lojas em seus blogs. Para apontar exatamente a origem do tráfego, é preciso utilizar os links encurtados, que possuem um código exclusivo de identificação.

Há ainda outras formas de explorar esse recurso. Uma boa ideia é criar links diferentes para cada canal de divulgação de um material. Assim, será possível descobrir quantos cliques cada um deles recebeu individualmente.

Enquanto uma ferramenta de análise pode “jogar tudo no mesmo balaio”, classificando apenas como tráfego oriundo de mídias sociais, você poderá saber exatamente quantos visitantes vieram do Facebook, do Twitter, do Pinterest ou do YouTube.

Adequação

Quase todas as redes sociais possuem limites de caracteres em postagens e publicações. A maioria é bem extensa, mas existem aquelas que são reduzidas.

É o caso do Twitter, cuja capacidade máxima é de 280 caracteres. Nesse caso, para economizar espaço vale a pena encurtar a URL e ganhar alguns caracteres a mais na divulgação do post.

Visual

Pois é, o visual também é muito valioso no universo do marketing digital. Pense bem, ao inserir uma URL muito longa no Facebook, por exemplo, é bem provável que os usuários fiquem intimidados pela extensão.

No caso dos links encurtados, isso não acontece. Afinal, eles são comprimidos em uma quantidade menor de caracteres que dialogam melhor e são mais amigáveis ao usuário.

Ocultação

Como os links encurtados não são gerados com base nas informações da página, mas de maneira aleatória, é possível ocultar algumas informações.

Isso pode ser utilizado como um benefício. Por exemplo, ao divulgar um blog post que contém um “spoiler” no título e você quer evitar.

Por outro lado, vale mencionar que também existe a possibilidade de o usuário ter receio de clicar, já que pode ser redirecionado a páginas com conteúdos controversos, trollagens, spywares, malwares e vírus.

Memorização

Encurtar links também é uma ótima solução para fazer com que a sua URL seja facilmente lembrada pelo usuário. Dificilmente alguém se recorda de um endereço de web muito longo, mas um link encurtado pode ser guardado na memória.

Personalização

Algumas plataformas para encurtamento de links também permitem a personalização da URL. Nesse caso, é possível inserir termos que fazem sentido, e não uma sequência aleatória de letras e símbolos.

Normalmente, depois do domínio do encurtador, são exibidos caracteres desconexos e gerados automaticamente. Assim, por exemplo:

Porém, é possível personalizá-lo mediante o cadastro. Nesse caso, ficaria assim:

Bem melhor, né? Certamente os seus usuários agradecerão e saberão exatamente do que se trata antes de clicar nos links.

Tudo bem, mas como fazer isso?

Para criar um link encurtado, a recomendação é a utilização do Bitly, uma das ferramentas mais confiáveis do mercado. Veja um passo a passo:

1. Copie a URL que você deseja encurtar;

2. Acesse www.bitly.com;

3. Cole o endereço na barra central e clique em “Shorten”. O link encurtado será gerado automaticamente;

4. Clique em “Copy” para copiar o link e colá-lo em qualquer outro local.

Super simples, né? Logo abaixo, você ainda terá uma lista com todos os links que já encurtou e os dados analíticos relativos a cada um deles.

Para personalizar a URL, é preciso se cadastrar na plataforma por meio do botão “Sign up for free”. Há ainda a opção premium, que oferece diversos outros benefícios. Entre eles, a personalização do domínio, inclusive para usuários que visitam a ferramenta e têm a intenção de compartilhar páginas do seu site.

Quais são as principais ferramentas disponíveis?

O Bitly não é a única ferramenta disponível para encurtar links, apesar de ser uma das mais utilizadas. A web é vasta e oferece inúmeras opções, cada uma com suas peculiaridades.

Conheça, a seguir, alternativas que podem ser utilizadas com a mesma praticidade e eficiência.

Encurtar links pode ser a solução que você estava procurando para aumentar a sua taxa de cliques nas redes sociais e ter mais sucesso na sua estratégia de marketing digital. Então, agora que você já sabe como criá-los, basta começar a implementação e acompanhar para recolher os resultados esperados!

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