Pense no seguinte cenário: usuários engajados, comentando, compartilhando, interagindo e viralizando milhares de posts e memes sobre o mesmo assunto. Eis o que a Copa 2018 promove no Twitter: uma avalanche de interações sobre futebol.
E, para as marcas, uma oportunidade perfeita para impulsionar sua estratégia nessa rede social.
Neste post, traremos alguns dados para te provar o que dissemos acima, e, claro, mostraremos o que você pode fazer na Copa 2018 para ter resultados!
Copa do mundo no Twitter: estatísticas
A Copa do Mundo movimenta todas as redes sociais. Mas, não é à toa que escolhemos o Twitter para falar neste post.
Os números da Copa de 2014 já deram boas provas do potencial do evento:
- De acordo com o Twitter, a Copa de 2014 foi o evento mais tuitado da história, com mais de 670 milhões de tweets;
- O jogo de abertura (Brasil X Croácia) resultou em mais de 12 milhões de tweets;
- O fatídico 7 a 1 entre Alemanha e Brasil rendeu mais de 35 milhões de tweets (e os memes mais vergonhosos da história).
E os números já estão se repetindo. Somente em abril, a hashtag #fifaworldcup foi mencionada mais de 40 mil vezes!
O fato é que os usuários do Twitter movimentam a rede social durante a Copa. E a própria rede criou recursos para beneficiar quem ama futebol. São páginas especiais com conteúdos sobre a Copa 2018 onde os usuários poderão ver informações em tempo real. A página com vídeos e informações aparece na tela sempre que um novo jogo começar.
Como a Copa 2018 pode ajudar a impulsionar sua estratégia no Twitter?
Se você chegou até aqui querendo uma ideia genial de campanha ou post envolvendo a Copa 2018, terei que te dar um balde de água gelada.
A primeira coisa que preciso te dizer é que, a não ser que sua marca tenha alguma relação com futebol, ou que você consiga fazer conexões relevantes, não insista em criar peças relacionando coisas que não têm relação nenhuma. Você não conseguirá emplacar campanhas temáticas fora de contexto nessa rede.
O que eu quero dizer quando falo em “buscar relações relevantes”? Bom, veja o exemplo da Mercedes, que soltou este post antes da final entre Alemanha e Argentina.
Apesar de não haver uma relação direta entre a marca e o futebol, a empresa encontrou uma forma criativa e relevante para seus fãs, para gerar engajamento.
Lembre-se: os usuários do Twitter são rápidos e inteligentes. E eles não vão perder a oportunidade de zoar ou hostilizar qualquer marca que forçar a barra.
Por outro lado, eles estarão verdadeiramente abertos para se relacionar com marcas autênticas e antenadas no que eles falam. Isso significa uma oportunidade real de humanização da marca e engajamento!
É possível, de forma leve e despretensiosa, conversar com os usuários da rede sobre o assunto da hora! Aí sim, você pode aproveitar para imprimir a identidade da marca nos posts e comentários, seja pela pegada de humor, ou pelo cuidado e empatia com usuários.
Além de ampliar o reconhecimento de marca, a onda de engajamento impactará no algoritmo da rede ampliando o alcance orgânico de todos os seus tweets. Acredite: isso tem muito valor!
Uma dica aqui é: estude, reúna informações relevantes sobre o futebol e traga dados que possam enriquecer a conversa dos usuários na rede. Curiosidades, comparações, histórico de jogos, estatísticas e situações polêmicas são ótimos para alimentar o bate papo.
Tuite ao vivo
Tudo no Twitter acontece muito rápido! E, durante os jogos isso é ainda mais intenso.
Ter alguém dedicado a tweetar em tempo real, durante os jogos, é a melhor maneira de engajar o público.
Para encontrar os melhores tweets, acompanhe a hashtag oficial do jogo (ela geralmente estará bombando nos Trending Topics) e, claro, as hashtags relacionadas a Copa 2018. O RiteTag e o Trendsmap te darão uma mãozinha na hora de encontrar essas hashtags.
Programe seus tweets
Eu acabei de te mandar tuitar ao vivo e agora falo para programar os tweets? Calma, não quero bugar seu cérebro.
Pense nisso como estratégias complementares. Alguns eventos da Copa já estão previstos e você pode poupar trabalho deixando diversos tweets agendados.
Enquetes de jogos que vão começar, estatísticas de jogos anteriores, bolões, mensagens de abertura e encerramento, são apenas algumas situações que podem ter tweets antecipados.
Utilize uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais para fazer isso com mais facilidade. Salve nela suas hashtags estratégicas e ganhe tempo!
Fale com a sua persona
Organize sua estratégia de tweets de acordo com sua persona! Se a marca tem uma pegada leve e bem-humorada, crie os melhores gifs e memes e veja-os viralizar.
Análises, elogios e mensagens empáticas são boas linhas para marcas que assumem um tom mais formal.
Dica: não exagere e pense muito bem na repercussão que um tweet pode gerar. Na dúvida, não ultrapasse.
Seja rápido. Timming é tudo!
Não basta tuitar em tempo real. É preciso aproveitar as oportunidades na hora certa.
Durante a Copa 2018, cenários controversos acontecerão. O pênalti marcado, o juiz ladrão, a falta não dada, as declarações polêmicas, o cartão que tirou o craque da final, enfim: não faltarão oportunidades para você se posicionar e gerar engajamento.
Durante a Copa de 2014, quando o jogador Luis Suarez (Uruguai) mordeu um italiano, vimos uma onda gigantesca de tweets sobre o assunto. E, claro, teve marca que foi rápida o suficiente para aproveitar a avalanche com humor.
A Snickers logo soltou a brincadeira usando a hashtag #luissuarez.
Definitivamente, o Twitter é a melhor fábrica de memes da internet!
Converse!
Perguntas simples, lançadas na hora certa, podem gerar MUITO engajamento! Aposte nelas!
Peça palpites de placar, comente jogadas, pergunte qual jogador foi melhor, compare resultados, traga dados! Aproveite que o público quer falar sobre o assunto!
É importante ter cuidado com declarações polêmicas, mas, elas não são proibidas. Você conhece seu público e sabe até onde deve ir. O tom e o conteúdo dos seus tweets deve ser absolutamente compatível com ele.
Retuitar declarações que expressem a mensagem que você quer passar, responder e compartilhar tweets com menções e seguir novos seguidores durante a Copa são outras ações importantes para sua estratégia!
Pronto para começar? Conte pra gente qual será sua estratégia!