Pesquisar

Veja aqui o passo a passo de como fazer sorteio no Instagram! 

Veja aqui o passo a passo de como fazer sorteio no Instagram! 
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Quer gerar um alvoroço junto ao seu público? Faça um sorteio no Instagram! É incrível como essa estratégia atrai uma multidão de seguidores ávidos por ganhar promoções, brindes e prêmios. 

E os números falam por si só! De acordo com dados recentes, posts relacionados a sorteios e outros tipos de concursos no Instagram têm, em média, 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas em comparação com o conteúdo “normal”.  

Mas não se engane: não é apenas sobre sortear um prêmio atraente. Para obter resultados expressivos, é fundamental fazer tudo certo na criação e divulgação de um sorteio.  

Afinal, embora o Instagram seja uma plataforma aberta para todos, existem regras específicas que precisam ser respeitadas e ações que precisam ser bem planejadas. 

É exatamente isso que exploramos neste artigo. Vamos revelar os segredos para criar um sorteio de sucesso no Instagram, desde o planejamento até a execução. Confira! 

O que é sorteio no Instagram? 

O sorteio no Instagram é uma estratégia de marketing em que as marcas criam promoções para seus seguidores concorrerem a prêmios imperdíveis

É como um bilhete de loteria grátis, só que com muito mais diversão! Não é à toa que essa febre se espalhou mais rápido do que um meme viral. 

Os critérios para participar de um sorteio no Instagram costumam ser simples. Os participantes geralmente precisam: 

  • seguir a conta que está promovendo o sorteio; 
  • curtir a postagem do sorteio; 
  • marcar amigos nos comentários para concorrerem. 

Mas as regras, quem determina é a marca que está realizando o sorteio. Ou seja, pode variar! 

Os vencedores são selecionados de forma aleatória para ganhar prêmios exclusivos, como produtos, descontos ou até mesmo viagens

Quais as vantagens de fazer um sorteio no Instagram? 

Além de criar uma emoção contagiante entre os seguidores, os sorteios são uma estratégia poderosa para marcas e perfis pessoais.  

Mas antes de saber quais são essas vantagens e sair por aí fazendo sorteios, é preciso ter em mente a importância de focar na persona da marca. Assim, evita-se que o perfil seja poluído com seguidores que não estão interessados no produto e serviço.  

Realizar um sorteio sem estratégia, pode comprometer as taxas de engajamento da conta, então faça todo o processo com responsabilidade!  

Clique para confirir mais sobre as vantagens de incluir os sorteios nas estratégias de marketing no Instagram. 

Aumento do engajamento 

Os sorteios geram alta taxa de engajamento nas redes sociais. Ao seguir a conta, curtir a postagem e marcar amigos nos comentários, os participantes interagem com a marca, aumentando a visibilidade do sorteio e, consequentemente, do perfil. 

Atração de novos seguidores 

Ao promover o sorteio em suas redes sociais, os participantes são incentivados a seguir o perfil, o que pode expandir o alcance da marca ou do influenciador

Fortalecimento da fidelidade do público 

Com a oferta de prêmios exclusivos aos usuários mais engajados, os perfis fortalecem o relacionamento com seu público, incentivando a recomendação para outros usuários

O que é necessário para fazer um sorteio no Insta? 

É hora de colocar em prática uma estratégia poderosa para aumentar o engajamento e alcançar o sucesso! Mas antes de começar, é fundamental tomar alguns cuidados para garantir que o sorteio seja seguro, justo, legal e bem-sucedido. 

Verificar as leis e regulamentos locais 

Cada região pode ter suas próprias regras e restrições. Então, certifique-se de estar em conformidade com todas elas. Isso garantirá que seu sorteio seja legal e não tenha problemas futuros. Afinal, é importante jogar limpo e seguir as regras! 

Escolher um método de sorteio  

Existem várias opções de métodos de sorteio, como sorteio aleatório, sorteio por comentários, sorteio por marcação de amigos, entre outros.  

É importante escolher o método que melhor se adapte aos seus objetivos e ao público-alvo do seu sorteio. 

Comunicar o vencedor 

Entre em contato com o vencedor, confirme sua elegibilidade e solicite as informações necessárias para a entrega do prêmio.  

Além disso, lembre-se de comunicar o resultado do sorteio para todos os participantes e agradecer a todos pelo envolvimento

Como fazer sorteio no Instagram pelo desktop e celular? Veja o passo a passo! 

Não vê a hora de começar o seu sorteio? Fique de olho em algumas dicas para o seu planejamento. 

Antes de tudo, defina seu objetivo 

Se você decidiu fazer um sorteio no Instagram, deve ter definido qual é o objetivo dessa campanha. Se não fez isso, pare e tire o jegue de trás da carroça.  

Alguns dos objetivos mais comuns ao realizar sorteios são: levar visitantes para um site ou blog, aumentar o número de seguidores do perfil no Instagram e aumentar o alcance da marca. 

Defina qual será o prêmio 

Sorteios pedem prêmios: isso é óbvio. Mas não pode ser qualquer prêmio. Lembre-se, grandes sorteios pedem grandes prêmios

A dica de ouro aqui é: entenda e explore as preferências da sua persona e premie com algo relacionado ao seu negócio. Ainda que essa não seja uma relação direta. 

Determine a quantidade de vencedores 

Um sorteio no Instagram pode ter apenas um ganhador ou múltiplos vencedores. Existem alguns sorteios que premiam duas ou três pessoas que conseguem mais likes em um comentário, por exemplo.  

No caso de vários vencedores, os demais participantes continuarão engajados mesmo que o primeiro colocado esteja a muitas curtidas de distância. 

Estabeleça regras para o sorteio no Instagram 

As regras devem ser seguidas à risca ou você estará sujeito a perder a credibilidade diante dos seguidores. No Instagram, há diversos métodos conhecidos para isso.  

Você pode solicitar que os participantes postem fotos com hashtags específicas, curtam a foto do sorteio e marquem amigos nos comentários, por exemplo. 

Estabeleça uma data de início e término 

Não se esqueça de colocar uma data de início e término (quando ocorrerá o sorteio em si). Isso criará um senso de emergência. 

E, é claro, as pessoas que participarem provavelmente contarão nos dedos os dias para saber quem são os vencedores. 

Elabore uma imagem e texto para sorteio no Instagram 

Você terá que pensar com muito cuidado na imagem oficial e texto (ou legenda) dessa imagem, afinal, ela documentará todas as regras, critérios e condições do sorteio. 

Já o texto para o post do sorteio servirá como um complemento da imagem e, especialmente, como um campo para inserir suas ressalvas.  

Quais são as regras para criar um sorteio no Instagram? 

Apesar de o sorteio no Instagram ser uma estratégia de marketing valiosa, lembre-se de que a plataforma não é a casa da mãe Joana. 

O próprio Instagram disponibiliza na sua Central de Ajuda a página “Diretrizes de Promoção”, em que explica todas as normas para um sorteio na plataforma

Vale ressaltar que qualquer sorteio ou promoção realizado em território nacional é fiscalizado pela Caixa Econômica Federal. O registro do sorteio deve ser feito por meio do Sistema de Controle de Promoção Comercial

Como fazer sorteios no Instagram grátis? Confira 6 ferramentas! 

Existem várias opções legais de apps e sites para sorteios no Instagram. Veja algumas: 

1. Sorteador 

Seja para promoções, brindes ou eventos, o Sorteador pode te ajudar a criar sorteios de forma rápida e fácil. A plataforma é prática e intuitiva para a realização de sorteios online.  

como-fazer-sorteio-no-instagram-0:PLATAFORMA

2. Sorteio.com

Com recursos como seleção aleatória de vencedores, restrições de participação e opções de compartilhamento, o Sorteio.com torna simples e conveniente a realização de sorteios justos e legais.  

como-fazer-sorteio-no-instagram-1: Platforma

3. AppTuts 

A ferramenta para sorteios no Instagram do AppTuts foi feita para quem está dando os primeiros passos na plataforma. 

Para usá-la, escolha um dos planos (gratuito ou premium) e faça o login com seu nome de usuário do Instagram e e-mail.  

como-fazer-sorteio-no-instagram-2: plataforma

4. Wishpond 

O Wishpond também pode ser usado para sorteios e promoções no Facebook, Pinterest ou no seu próprio site. A plataforma é completa, atendendo a diversos critérios para selecionar os ganhadores dos sorteios: hashtags, melhores fotos, texto, etc. 

como-fazer-sorteio-no-instagram-3: plataforma

5. Heyo 

Assim como o Wishpond, o Heyo permitirá sorteios com critérios diferentes: competições de fotos, benefícios por indicações de amigos, etc. Apesar de paga, a plataforma oferece um teste grátis de 7 dias. 

como-fazer-sorteio-no-instagram-4: plataforma

Como evitar erros e problemas em promoções e sorteios no Insta?

Como nem tudo são flores, alguns problemas podem acontecer em meio à promoção. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para lidar com os contratempos e eventualidades que possam surgir:

  • lembre-se de cumprir com o regulamento exatamente como foi divulgado;
  • seja bem claro com relação à premiação. Se tiver imagens, melhor. O prêmio deve condizer com o que foi prometido;
  • caso algum dos participantes viole uma das regras, informe-o para que ele não crie expectativas;
  • evite mudar as regras durante a campanha;
  • seja sincero com seus seguidores. Se algo der errado, avise-os em outra postagem;
  • não peça ações demais. Se você pedir que os usuários curtam outras fanpages, marquem muitos amigos ou outras ações mais complexas, é grande a chance de eles desistirem da participação;
  • remova a publicação do seu feed de notícias após o fim da promoção.

BBom, agora você já sabe como fazer sorteio no Instagram e está preparado para engajar os seus seguidores. Boa sorte! 

Agora, aproveite para aprender tudo sobre como criar uma bio matadora no Instagram com esses 7 segredos! 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis