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Entenda como utilizar a Capa para LinkedIn de forma estratégica!

Entenda como utilizar a Capa para LinkedIn de forma estratégica!
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Existe uma relação direta entre a qualidade de uma Company Page e os resultados de uma marca no LinkedIn. E, quando falamos em qualidade, muita coisa entra em jogo, inclusive elementos básicos como a capa da página.

Mas, afinal, você sabe o que é e como usar a Capa para LinkedIn da melhor maneira possível?

Nesse post, vamos te explicar como aproveitar a imagem de capa estrategicamente tanto em sua página quanto no perfil dos colaboradores da empresa. Fique com a gente!

O que é uma capa para LinkedIn?

A capa para o LinkedIn é uma das primeiras imagens que o usuário verá ao entrar em seu perfil ou página.

É utilizada para criar o aspecto visual, acompanhada pela foto do perfil. Com ela, é possível expressar sua originalidade e, quando bem utilizada, se destacar dos demais perfis da rede.

capa-para-linkedin-7: exemplo de capa

Enquanto a foto do perfil normalmente é utilizada para mostrar uma imagem  do usuário ou o logo da instituição, a capa pode ser usada para:

  • Apresentar de maneira visual a área de atuação da empresa;
  • Reforçar um posicionamento ou campanha;
  • Anunciar o lançamento de materiais como livros, podcasts e eventos corporativos;
  • Trazer dados que reforcem a autoridade, como prêmios;
  • Se posicionar como referência, com fotos de palestras, no caso de um perfil pessoal;

Qual a importância da capa para a empresa?

A capa dentro de um perfil ou página do LinkedIn tem o papel fundamental de causar uma boa primeira impressão. 

Isso porque ela funciona como um outdoor, já que ocupa o maior espaço dedicado a imagens dentro da rede social.

Então, nada de deixar uma imagem genérica ou, pior, não ter uma imagem aqui, ok? Essa dica pode parecer óbvia, mas, acredite, muitas empresas e profissionais simplesmente não aproveitam esse espaço. 

Como aumentar o seu alcance a partir da capa dos colaboradores

De acordo com o especialista em Marketing, Mark Schaefer, nós vivemos em uma era onde as pessoas confiam mais em outras pessoas do que em marcas.

Dentro das redes sociais, esse sentimento é potencializado, já que o objetivo desses canais é gerar conexão.

Um exemplo prático disso são os influenciadores digitais, que além de conseguirem maior alcance nas mídias em relação às marcas, ainda podem gerar mais resultados ao indicar ou vender um produto/serviço.  

Mas como trazer isso para dentro do LinkedIn?

Tornando os seus próprios colaboradores divulgadores da sua marca. 

Existem muitas empresas que produzem capas para que os funcionários possam utilizar no perfil. Isso pode gerar diversos benefícios para o colaborador, mas principalmente para a marca! Alguns deles são:

  • mais alcance, frequência e visitas;
  • influência no mercado;
  • fortalecimento do posicionamento;
  • sensação de pertencimento do colaborador.

Separamos exemplos de empresas que utilizaram muito bem a oportunidade de estar no perfil de seus colaboradores, veja só:

Amaro

capa-para-linkedin-6: exemplo de capa

Nesta capa de perfil de um colaborador da Amaro, eles buscaram reforçar o posicionamento eco-friendly da marca.

Uma característica estratégica dessa capa é a forma como ela foi estruturada. A arte está no tamanho correto e os elementos visuais combinam perfeitamente com o layout da plataforma pela disposição correta das informações em texto, imagens e o próprio logo da empresa. 

Quero Educação

capa-para-linkedin-5: exemplo de capa

 Já nesta capa da empresa Quero Educação, eles utilizaram o recurso para gerar uma sensação de pertencimento ao colaborador. 

Esse é um exemplo de que a capa do LinkedIn pode ir além de só uma imagem estática, pode carregar o motivo de orgulho do colaborador por trabalhar na empresa. Podendo assim, influenciar outros usuários e passar uma mensagem ao mercado.

99

capa-para-linkedin-4: exemplo de capa

No perfil de uma colaboradora da startup 99 App, perceba que eles tiveram como foco reforçar os propósitos da empresa e divulgar o certificado de “bom local para trabalhar”.

Dessa forma, além de garantir que o manifesto da marca impacte mais pessoas, ainda influencia as conexões do colaborador a ver que é uma excelente marca empregadora.

Criando uma capa para LinkedIn

Para aproveitar o potencial estratégico da capa é necessário ter atenção nos seguintes pontos: 

Tamanho

Antes de sair criando uma arte, tenha certeza que o tamanho da imagem esteja correto. Para perfis pessoais, o tamanho recomendado é 1.584 x 396 pixels e para company pages é 1128 x 191 pixels.

Para ter certeza que sua imagem fique perfeita, você pode utilizar editores de imagem gratuitos, para desenvolver sua arte no padrão correto que o LindedIn especifica.

Ou então, você pode baixar nosso Guia de Templates para Redes Sociais e ter um material completo e gratuito com arquivos em pdf, png, eps e psd, para usar sempre!

Lembre-se de fazer testes e se certificar que a imagem fique com boa qualidade e visível tanto para desktop quanto para mobile.

Imagens de alta qualidade

Se você vai utilizar uma foto, ou uma colagem delas em sua capa para LinkedIn, certifique- se de que elas estão em boa qualidade.

O mesmo vale para as figuras, procure por vetores e programas que possibilitem a criação em alta qualidade de resolução e se atente ao momento do download, garantindo que a configuração possibilite um uso da capa na melhor qualidade possível.

A imagem de capa com baixa qualidade e aparência pixelada pode, além de dificultar a visualização, passar uma impressão de falta de cuidado e desleixo.

Banco de imagens, fontes e vetores

Se você pretende criar uma capa com elementos que não foram produzidos por você, como imagens, vetores e fontes, certifique-se de que os direitos autorais permitam isso.

Evite baixar fotos diretamente do Google e busque imagens em bancos que detalhe as licenças.

Uma boa alternativa, é o Freepik, onde você pode buscar imagens e vetores relacionados à sua área de atuação com uma rápida pesquisa.

Procure selecionar as imagens que não aparecem na primeira página de busca ou utilize filtros para evitar os elementos mais utilizados e manter a originalidade da sua capa!

Distribuição das informações

Se você apostar em um modelo de capa para LinkedIn que não utilize apenas imagens, situação que é a mais indicada, a não ser que você possua uma foto que reforce muito o posicionamento da empresa, tome cuidado com a distribuição das informações.

O canto esquerdo da capa deve ser reservado para a sobreposição da sua foto do perfil.

Por conta disso, informações relevantes e que não sejam meras ilustrações devem estar do centro para o lado direito da capa

Textos curtos

As informações contidas na capa não devem ser longas, pense em frases marcantes e informações que podem ser lidas rapidamente.

Lembre-se de que a capa funciona como um outdoor, e dificilmente alguém para alguns minutos para observar e entender um outdoor.

Aposte em poucas cores

Capas muito coloridas dificultam a visualização, crie uma imagem que valorize as cores da empresa e que, em simultâneo, não seja chamativa ao ponto de causar uma confusão com relação à mensagem que está sendo transmitida. 

Teste a responsividade e eficiência da capa

Por fim, teste a responsividade da capa para LinkedIn. Mesmo adequando os pontos citados acima, uma pequena parte das informações podem ficar escondidas quando exibida em dispositivos móveis. 

Então tenha certeza que todas as informações estão visíveis para todos os tipos de dispositivos.

Exemplo de capa para LinkedIn

Para te inspirar e mostrar o resultado de boas práticas quando aplicadas, confira alguns modelos de capa para sua Company Page do LinkedIn:

mLabs

capa-para-linkedin-3: exemplo de capa

Na capa para LinkedIn da mLabs, que também é utilizada por colaboradores da empresa, temos as informações ocupando o quadrante direito da imagem, deixando o lado esquerdo com espaço para a foto do perfil.

A informação principal, que é a missão da empresa e, ao mesmo tempo, já deixa claro sua área de atuação, está em destaque e é rapidamente lida.

Enquanto os selos de prêmios ganhos pela marca estão posicionados na ponta, trazendo autoridade instantânea ao perfil. 

Já as cores se mantêm nos tons básicos e fazem parte da mesma paleta utilizada no logo da empresa e em seus materiais de divulgação.

Buser

capa-para-linkedin-2: exemplo de capa

Com a Buser, a estratégia de capa para a Company Page foi diferente. Eles decidiram trazer seus colaboradores como imagem de fundo com a principal cor da paleta de cores da marca para destacar.

Aliando as imagens de pessoas que trabalham na empresa com a chamada da arte, fica visível que a empresa teve como propósito divulgar suas oportunidades de trabalhado e reforçar o posicionamento de marca empregadora, o que é muito comum no LinkedIn.

Um dos pontos positivos da arte é a centralização da mensagem principal, a objetividade da frase que torna possível que fique seu tamanho fique grande e visível para diversos dispositivos. 

Loggi

capa-para-linkedin-1: exemplo de capa

A Loggi utiliza da mesma estratégia de posicionamento de marca empregadora, mas traz mais atributos para conquistar relevância e divulgar a empresa. 

Além da frase de “call to action” (chamada para ação), a empresa incluiu o link de acesso para sua página de vagas, os prêmios de melhor local para trabalhar e LinkedIn Top Startups.

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Se além da otimização da capa para LinkedIn, você deseja potencializar ao máximo o uso da rede e atingir melhores resultados, conte com a mLabs.

Nosso Gerenciador de LinkedIn é parceiro oficial da rede e permite que você agende publicações nos mais diversos formatos para sua company page.

Através dele você também poderá organizar a criação e a aprovação de novas pautas, além de gerenciar relatórios personalizados que facilitarão a sua estratégia de marketing no LinkedIn.

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