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Black Friday nas redes sociais: 8 tendências e 3 dicas que vão duplicar suas vendas

Black Friday nas redes sociais: 8 tendências e 3 dicas que vão duplicar suas vendas
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O dia 25 de novembro de 2022 é considerada a data mais importante do ano para o e-commerce mundial e a mais lucrativa no Brasil, segundo o Ebit.  

Para que você aproveite bem esta Black Friday e lucre mais, é preciso ser estratégico na sua campanha de redes sociais.  

De acordo com pesquisas realizadas pela Social Miner, em 2021 houve um aumento de 375,28% no uso das redes sociais durante a Black Friday.  

Essas mídias se tornaram o canal preferido dos lojistas para impulsionar as vendas na Black Friday – isso significa que quem ficar de fora, pode perder uma valiosa chance de lucrar nessa data importante. 

Se você quer investir nas redes sociais nesta Black Friday, não pode deixar de conferir nossas dicas! Vamos lá? 

Como foi a Black Friday em 2021? 

Antes de começarmos a falar sobre como levar a Black Friday para as redes sociais, vamos olhar para alguns dados relevantes sobre essa data no ano anterior, que totalizou R$ 4,2 bilhões em vendas segundo a NielsenIQ e Ebit? 

De acordo com uma pesquisa feita pela MindMiners com 1.300 pessoas de todas as regiões e faixas etárias das classes A, B e C do Brasil, em 2021: 

  • a internet foi o principal meio usado por mais de metade dos consumidores que fizeram compras durante a Black Friday, enquanto apenas 10% optaram apenas pelas lojas físicas; 
  • o principal motivo para comprar pela internet é a facilidade de monitoramento de preços e busca por mais opções de vendedores; 
  • os produtos mais comprados na Black Friday 2021 foram roupas e acessórios (25%), beleza e saúde (19%), livros (17%), alimentos (15%) e smartphones (15%). 

E se você acha que esses números não se repetirão em 2022, você está certo… PORQUE ELES SÓ VÃO AUMENTAR!  

De acordo com a pesquisa Black Friday 2022 realizada pelo departamento de Inteligência de Mercado Globo, pelo menos 50% dos brasileiros pretendem realizar alguma compra no período, o que representa um crescimento de 3% em relação a 2021.

E se olharmos para algumas classes, esse número pode ser ainda melhor. Na classe A, por exemplo, pelo menos 65% dos entrevistados pretendem fazer compras na Black Friday. 

Tendências para a Black Friday em 2022 

Já deu para entender que 2022 será o ano da Black Friday nas redes sociais, sites, lojas presenciais e tudo mais que você puder imaginar. Mas em um evento tão grande, como se destacar?  

Reunimos abaixo algumas tendências que te ajudarão a responder essa pergunta. 

Pré Black Friday 

Quer um termo chique para quinta-feira, dia 24 de novembro? Ele se chama “Pré Black Friday”.  

Se em 2021, a quinta-feira teve um crescimento de vendas maior do que a sexta-feira em um comparativo com 2020 (10% contra 4%), por que não levar descontos para o dia antes da Black Friday

Live commerce 

Você já é familiarizado com o Facebook Live ou Live no Instagram?  

Segundo o Facebook, os usuários assistem aos vídeos ao vivo três vezes mais do que os vídeos gravados.  

Os usuários também comentam dez vezes mais nas lives. Não há como negar o nível de engajamento e interesse. 

No entanto, esses são recursos ainda pouco utilizados pelas marcas.  

Que tal você divulgar que haverá uma live exclusiva na sexta a partir de um horário específico para apresentar ofertas relâmpago?  

E começar a live pelo menos 5 minutos antes do horário com um contador regressivo na tela para aumentar a audiência? 

Você pode até promover a sua live nesses 5 minutos usando o sistema de anúncios! Entretanto, não se esqueça de confirmar se a sua página já está liberada para impulsionar as lives, ok? 

Quer mais uma ideia de Black Friday na rede social? Anuncie algum produto que terá desconto progressivo conforme a audiência da live cresça. Isso será um belo incentivo para que as pessoas convidem amigos e todos ganhem! 

Experiência phygital e omnichannel 

Você oferece aos seus clientes a possibilidade de comprar algo online e retirar na loja? 

 Parabéns, você oferece uma experiência phygital! Ao integrar os mundos físico e virtual, você garante experiências on e offline mais completas. 

E ela pode ser ainda melhor se for aliada à uma estratégia omnichannel, que integra diferentes meios de comunicação da marca. Ou seja, com ele o consumidor escolhe o meio predileto de atendimento na Black Friday: nas redes sociais e telefone até e-mail e chat. 

Leia também: Glossário do Marketing Digital: termos do dia a dia que devem estar na ponta da língua 

Pagamentos invisíveis e PIX 

E se ao invés de vender apenas um saco de ração nesta Black Friday, você venda uma assinatura que entrega um saco de ração a cada 30 dias na casa do seu cliente?  

Essa tendência, chamada pagamento invisível, é simples: após o cliente cadastrar o seu cartão de débito ou crédito, as cobranças são realizadas de forma automática e na frequência determinada. 

Isso porque a comodidade é algo cada vez mais buscado pelos consumidores – e explica porque o PIX se popularizou tão facilmente pelo País.  

E falando em PIX, ele se tornou uma obrigação em qualquer estabelecimento. Por isso não deixe de trabalhar com a forma de pagamento do momento! 

Prazos de entrega realistas 

A pontualidade importa mais do que nunca nesta época do ano. Em diversas pesquisas históricas sobre a Black Friday, quase a totalidade dos participantes disseram que o frete grátis foi o incentivo número um.  

A maioria também diz que a entrega rápida tornaria mais provável a compra. 

Entretanto, de nada adianta oferecer uma entrega em até dois dias corridos se ela vai chegar daqui cinco dias úteis. 

 Não há nada mais frustrante que comprar um produto para uma data específica e ele chegar atrasado, por isso sempre seja realista nos prazos de entrega. 

Oportunidades com o TikTok Marketing 

Antigamente a Black Friday nas redes sociais tinha como estrela o Instagram Stories, que possibilitava criar a sensação de escassez e fazer anúncios com o objetivo de gerar leads. Entretanto, a data ganhou mais uma estrela: o TikTok.  

Com mais de um bilhão de usuários, não há dúvidas de que a rede social das dancinhas pode oferecer muitas oportunidades para quem souber engajar com esse público.  

E se você não sabe como, fica tranquilo: temos um post completo sobre TikTok para te inspirar. 

Vendas em marketplaces 

Se sua empresa ainda não considerou os marketplaces para a Black Friday, esse é o momento ideal para começar. E nós temos os números que comprovam isso! 

Enquanto os marketplaces correspondem a 33% do faturamento do varejo online nos Estados Unidos, na China esse número já bateu 90%. E no Brasil? As plataformas já representam cerca de 78% das vendas online no país. 

SEO 

Mídia paga se tornou uma necessidade em mercados competitivos, especialmente em momentos de grande concorrência. Mas sua Black Friday nas redes sociais e nos sites pode ter outro aliado importante: o Search Engine Optimization (SEO). 

Mas investir desde já em um posicionamento de marca orgânico no Google é um dos melhores investimentos de longo prazo para seu negócio.  

Com ele, seu site e suas páginas de produto podem chegar na primeira página e nas primeiras posições dos buscadores sem nenhum investimento em mídia paga. 

Vale a pena ler: Afinal, como funciona o SEO para YouTube? 

Dicas para uma Black Friday de sucesso nas mídias sociais 

Explore todas as funcionalidades que as mídias sociais têm a oferecer e foque em ações estratégicas para obter mais sucesso nesses canais. 

Veja algumas dicas essenciais que você deve considerar antes de começar a planejar sua campanha de Black Friday nas redes sociais:

Deixe seu conteúdo preparado com antecedência 

A Black Friday vai além do final de semana: ela começa semanas antes e se estende por pelo menos uma semana depois.  

Ou seja: não espere entrar no último minuto com uma campanha de Black Friday nas mídias sociais. Planeje, crie, agende posts com antecedência e defina objetivos e os KPIs de acompanhamento.  

E lembre-se: você precisará ser criativo para se destacar nos feeds das pessoas. Se você puder transmitir sua mensagem em vídeo, melhor ainda.  

Pense em usar humor, enquetes, lives, álbuns, stories, catálogos, vídeos ao vivo com descontos progressivos conforme as pessoas cumpram algum desafio para você, agrupe produtos para ideias de presentes, associados por quem gosta de algum seriado, por exemplo, e por aí vai. 

Aposte em vídeos curtos 

Você sabia que após dez segundos, cerca de 90% das pessoas estão concentradas na mensagem do vídeo? E que, depois de cinco minutos, esse número cai para menos de 10%

Outro levantamento afirma que a lembrança de marca em vídeos é 13% maior em vídeos que apresentam a mensagem principal nos primeiros 3 segundos. Esses estudos são apenas um indício que estamos caminhando para vídeos cada vez mais curtos. 

Se sua marca deseja se destacar nas redes sociais nesta Black Friday, os vídeos curtos são uma ótima maneira de alcançar esse objetivo! 

Diversifique canais e ações em mídia paga e orgânica 

“mLabs, qual é o melhor canal para eu divulgar minha Black Friday?” A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo: depende.  

Cada empresa possui um produto, um público-alvo e um tipo de campanha. Então é claro que não existe uma receita de bolo que atenderá todos! Por isso, a melhor campanha é a que diversifica canais e ações de acordo com: 

  • meta de vendas; 
  • público; 
  • alcance desejado; 
  • equipe de marketing e social media disponível. 

Não faça o que todos estão fazendo, faça o que faz sentido para sua empresa! 

Quais indicadores acompanhar na Black Friday? 

De nada adianta investir nas redes sociais na Black Friday se sua marca não estiver disposta a acompanhar os números e entender quais estratégias estão funcionando.  

Por meio das métricas, é possível comprovar a eficiência de uma campanha, entender o que pode estar dando errado e quais pontos necessitam de melhoria. 

São esses números que vão nortear as próximas etapas do seu planejamento. Por isso, extrair e analisar os dados é fundamental! 

Alguns dos principais indicadores para acompanhar nessa época do ano são: 

  • métricas de receita e vendas, como ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição de clientes) e ticket médio; 
  • métricas de conversão e retenção, como taxas de conversão no funil de vendas, leads gerados e taxa de retenção de clientes; 
  • métricas de redes sociais, como alcance, engajamento, crescimento do perfil e taxa de conversão. 

Esses são apenas alguns dos indicadores que ajudarão a melhorar sua performance. No seu site ou nas redes sociais, não existe Black Friday de sucesso sem um olhar para os números. 

Se você ainda não sabe quais são os melhores indicadores para sua empresa, nosso post “Métricas de Marketing: o que são e quais você deve acompanhar para medir os seus esforços!” entra em detalhes em todos os KPIs que podem ser relevantes ao seu negócio. 

E se você quer uma ajuda extra com a Black Friday nas redes sociais, a mLabs chegou para te ajudar com o kit gratuito Campanha Black Friday para Rede Social

Nesse material reunimos as ferramentas perfeitas para você botar a mão na massa e BOMBAR na Black Friday! E o melhor de tudo: você será guiado por um dos maiores especialistas digitais do Brasil: o fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso. 

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