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9 dicas para ter ideias de conteúdo para redes sociais

9 dicas para ter ideias de conteúdo para redes sociais
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Publicar constantemente nas redes sociais é um desafio diário, já que não são raros os momentos que “dá um branco” e ficamos sem ideias de conteúdo para utilizar nas páginas que administramos. Criatividade é a principal habilidade para ocupar esse cargo e também o maior desafio, já que boas ideias não caem do céu, como chuva.

Porém, para que você não fique dependendo apenas de sua habilidade criativa, existem alguns macetes e ferramentas que podem ser usadas para gerar ideias de conteúdo para mídias sociais. Elencamos 9 dessas dicas para ter ideias de conteúdo para redes sociais.

Se liga!

1. Acompanhe as notícias do seu nicho

A primeira dica para ter ideias de conteúdo é ficar de olho nos acontecimentos em seu nicho. Por exemplo, se o negócio é focado em itens de moda, é interessante que você acompanhe as tendências dessa indústria e o que há de novo.

criar-conteudo-noticiasIsso não significa que você deva replicar todas as notícias em suas redes sociais – embora notícias bombásticas devam obrigatoriamente ser incluídas, já que geram bastante engajamento. Mas essas notícias podem ser expandidas quando abordadas sob ângulos diferentes. Você pode, por exemplo, criar vídeos para redes sociais falando sobre como uma notícia afeta a indústria ou seu próprio negócio. Basicamente, faça uma análise.

No caso do lançamento de novas coleções de moda, pode criar uma lista com o que considera serem as melhores tendências que serão lançadas. Essa lista pode ser criada tanto no Facebook quanto em uma sequência de Stories no Instagram.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Disponível a partir de qualquer navegador, o Google Trends é uma das principais maneiras de saber quais assuntos dentro de um nicho são os mais comentados nos últimos meses e também qual a sazonalidade disso. Disponível através do link, basta selecionar o local que deseja pesquisar e inserir uma palavra-chave.

A partir daí, o Google Trends mostrará quais são as palavras-chaves mais procuradas e quais delas estão em crescimento. Mesmo que a ferramenta mostre apenas as buscas no motor de pesquisa da Google, ela é um bom indicar do que os usuários também podem estar buscando no Facebook ou Instagram, por exemplo.criar-conteudo-trends

3. No Instagram: aprenda a pesquisar hashtags

Aprender como pesquisar hashtags no Instagram também é uma excelente maneira para acompanhar as principais tendências nas redes sociais. Indo além de simplesmente procurar as hashtags mais populares – que nem sempre são as mais indicadas -, também é necessário identificar quais são as mais utilizadas pelo seu nicho. A partir daí, pode criar conteúdo especificamente com o tema das hashtags escolhidas.

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

4. Acompanhe os principais memes!

Não há nada que viralize mais na internet do que os famigerados memes. Por isso, é importante que o profissional de mídias sociais esteja a par dos principais memes que estão rondando pela internet.

Porém, vale lembrar que tirar o meme de contexto apenas para atender a necessidade é um tiro no pé e pode tornar a marca que representa alvo de chacota na web. O profissional precisa conhecer o meme, entender a piada e em quais contextos ela pode ser utilizada.

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5. Divulgue gráficos com fatos e estatísticas sobre sua área

Um tipo de conteúdo com bastante receptividade nas mídias sociais é a divulgação de informações sobre sua área de atuação ou nicho de mercado. Para esse tipo de post, o ideal é que crie gráficos ou infográficos.

Esse formato permite inserir uma grande quantidade de informações em apenas uma imagem ou em uma sequência delas. Dessa maneira, facilita a visualização sem que o conteúdo se torne maçante ou carregado de texto.

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Porém, atente-se para o uso de texto nas imagens caso pretenda usar um infográfico para anúncio. O Facebook não permite a publicação de anúncios com imagens que tenham mais que 20% de texto inserido nelas.

6. Promova conteúdo interativo

Diferente de um jornal, revista ou até mesmo um blog, as redes sociais foram pensadas como uma maneira de promover a comunicação entre seus usuários. Dessa maneira, é ideal que pense em conteúdos que encorajem seus seguidores a curtir, comentar e compartilhar sua publicação.

Boa parte das mídias sociais já contam com ferramentas para criar enquetes, por exemplo. Facebook, Twitter e Instagram Stories permitem a criação de diversos tipos de enquetes, dos quais seus seguidores poderão responder a qualquer tipo de questionamento que faça, promovendo engajamento.

Dica: Veja aqui como criar enquetes no Stories e aprenda a usá-las em sua estratégia!

7. Divulgue o conteúdo de seu blog

Se o seu negócio possui um blog, é primordial que utilize suas mídias sociais para divulgar seu conteúdo. No Facebook e Twitter, pode incluir um link externo em qualquer publicação. Já no Instagram, as opções são mais limitadas, já que só é possível incluir links apenas na sua bio, nas Stories – apenas para quem possui mais de 10.000 seguidores ou através de anúncios patrocinados – ou na descrição de seus vídeos no IGTV.

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8. Pergunte aos seus seguidores!

Outra alternativa para ter ideias de conteúdo para suas mídias sociais pode estar em seus próprios seguidores. Você pode criar um post pedindo sugestões de conteúdo ou informações que eles gostariam de saber sobre o seu negócio ou sobre o seu mercado.

Uma ferramenta lançada recentemente para os Instagram Stories é ideal para esse tipo de post. Através de um adesivo, você pode pedir para seus seguidores enviarem perguntas e cada resposta pode se tornar uma nova história, ajudando-o a criar uma nova sequência de Stories. Uma alternativa é pegar todas essas perguntas e publicá-las como uma lista no Facebook, uma transmissão ao vivo ou um vídeo gravado com todas as respostas.

9. Competições e promoções

Embora seja proibida a realização de sorteios no Facebook, você pode criar competições entre seus seguidores valendo algum tipo de brinde. Isso pode ser feito através de alguns aplicativos para o Instagram. Você pode criar competições de conteúdo, como disputas de fotografia ou vídeos, usando-os para fazer novas publicações.

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Outro exemplo de competição que gera novos posts para suas redes sociais são os “torneios de likes”, nos quais os participantes enviam conteúdo e os seguidores utilizam as curtidas e comentários para votar nos que acreditam serem os melhores. Lembre-se apenas de estabelecer como regra a autorização prévia para compartilhar os conteúdos criados para a promoção em seus páginas.

Dica: Para saber mais sobre mídias sociais, não deixe de conhecer os artigos do AppTuts!

Este post foi produzido pelo time AppTuts.

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