Alcance, engajamento, impressões, interações… O que não faltam são números nas redes sociais para análise, não é mesmo?

Mas você sabe mesmo o que é Social Media Analytics e, o mais importante, como usar esse conceito ao seu favor para desenvolver estratégias mais assertivas nas redes sociais? 

Neste post, vamos te explicar o que é a análise social, qual é a importância disso e quais as principais métricas de cada rede social. Vem com a gente!

O que é Social Media Analytics?

Social Media Analytics, ou análise de mídias sociais, é a estratégia de coletar e analisar os dados provenientes das redes sociais.

Essa análise é feita com dados fornecidos pelas próprias redes, muitas vezes com a ajuda de ferramentas externas, desenvolvidas especificamente para a coleta, tratamento e leitura desses dados (tipo a mLabs!).

Essa análise de dados das redes sociais pode ser utilizada, entre outras coisas, para explorar e entender os interesses e os sentimentos dos seus clientes e seguidores, entender a performance dos seus conteúdos em cada rede, mapear tendências dentro do seu nicho, analisar concorrentes e muito mais. 

imagem: banner - guia da qualificação de leads

Qual a importância de investir no Social Media Analytics?

Geralmente, os dados oferecidos pelas redes sociais são otimizados para simplificar a coleta e análise de resultados. Eles estão todos lá, dentro dos painéis de dados, o chamado Analytics, de cada rede social.

Mas, eles são muitos. E não necessariamente estão apresentados da forma mais simples possível. Neste post aqui, nós explicamos o painel de Analytics do Facebook, por exemplo.

A boa notícia é que esse trabalho pode ser ainda mais simples, se você decidir investir em um software especializado. Mas, vamos falar disso mais pra frente, tá? Por enquanto, foque em entender o que você ganhará aprofundando seu olhar sobre os dados das redes sociais.

Com essa análise você poderá:

  • Saber o que seu público espera e deseja dos seus conteúdos;
  • Descobrir qual a percepção que os clientes têm do seu conteúdo perante o dos concorrentes;
  • Identificar tendências de mídias sociais relevantes para a sua área;
  • Quantificar o ROI que cada campanha desempenhada em cada rede gera.

Além da análise das métricas, a presença nas mídias sociais aproxima o seu negócio do cliente, oferecendo um atendimento ou interação personalizada para cada vez que o seu produto é citado. Ou seja, o Social Media Analytics ajuda a medir e analisar o desempenho das estratégias de marketing por meio de dados sólidos para garantir melhores resultados.

Principais métricas a serem observadas

Agora que você já sabe o que é Social Media Analytics, vamos ver quais são as principais métricas a serem observadas nas principais redes sociais?

Twitter

Se engana a empresa que acha que não tem nada a ganhar no Twitter! O posicionamento nessa rede, onde as pessoas discutem assuntos em alta no momento, vale muito, assim como acompanhar o que os consumidores estão pensando e como estão se posicionando em tempo real.

Por lá, você poderá analisar as seguintes métricas do Twitter Analytics:

Visão geral do desempenho

Permitindo que você acompanhe o desempenho mensal do perfil, essa visão é fundamental por conta da sua fácil comparação com os meses anteriores. Com ela, você poderá acompanhar as postagens com maior engajamento, o crescimento no número de seguidores e demais dados que fazem parte do Twitter.

Desempenho médio dos tweets

Se uma série de tweets foi realizada como parte de uma campanha, essa ferramenta auxilia na visualização geral dos posts realizados no período de um mês, facilitando a análise de vários tweets.

Top 10 assuntos de interesse dos seus seguidores

Esse dado permite que você confira quais são os 10 assuntos que mais chamaram atenção das pessoas que estão te seguindo, facilitando a criação de conteúdos que te aproximem dos consumidores.

Tipo de engajamento mais utilizado

Os tipos de engajamento mais utilizados no Twitter são o retweets, os links, as respostas e cliques no link. 

Ao acompanhar esses indicadores você consegue descobrir a relação entre certos tipos de engajamento e o seu conteúdo. 

Se retweets são importantes para ampliar a visibilidade da sua marca, que tal entender que conteúdo gera mais esse tipo de comportamento e investir nele?

Taxa de engajamento

Nós sabemos que o engajamento é uma das principais métricas em qualquer rede social. No painel de analytics do Twitter é bem simples entender a relação dentre as interações e o alcance dos seus tweets. 

Tamanho ideal do tweet

Como o Twitter é uma rede social baseada em textos, saber exatamente qual tamanho da postagem traz mais resultados no seu perfil seria uma baita ajuda, né? É exatamente o que está métrica permite.

Engajamento por hora do dia

Com essa métrica dá para saber quais são os horários que os seus tweets geram mais engajamento, facilitando a elaboração de estratégias através do Social Media Analytics.

Facebook

Rede social mais utilizada do mundo, o Facebook sempre oferece uma série de informações relevantes para os mais diversos tipos de negócios. Vale lembrar que é necessário possuir uma conta de negócios para ter acesso às informações.

Agora vamos entender quais são as principais métricas do Facebook.

Visão Geral

A Visão Geral, ou Overview, é um dos primeiros paineis disponibilizados pelo Facebook Analytics. Por lá você conseguirá verificar o número de novos usuários, os usuários ativos em suas páginas, as mensagens recebidas e as principais publicações.

Atividades

Na aba Atividades disponibilizadas pelo Facebook estão as métricas de redes sociais que te permitem visualizar dados como:

  • percentual de usuários que acessaram a sua página e permaneceram nela;
  • perfil dos usuários que acessam suas páginas;
  • tendência de comportamento de quem entra em contato com a sua página no Facebook;
  • valor de tempo de vida do cliente, ou seja, quanto tempo após o primeiro contato ela demora para gerar receita.

Pessoas

Essa aba do Facebook Analytics é ideal para quem está no processo de construção de persona pois apresenta dados mais específicos sobre a audiência como escolaridade, idade e interesses.

LinkedIn

Figurando como a rede social corporativa mais utilizada do mundo, o LinkedIn é ideal para quem busca captar clientes no mercado B2B. As principais métricas disponibilizadas pelo LinkedIn para quem administra uma página corporativa (Company Page) são:

Visão Geral

Assim como o Facebook, a rede apresenta um Overview (nesse caso, com os dados dos últimos 30 dias).
Entre eles estão o número de visitantes na página, os clicks no botão personalizado, todas as impressões que as publicações do período tiveram (visualizações no feed) e o número de novos seguidores.

Visitantes

As métricas referentes aos visitantes mostram com mais detalhes dados sobre a visualização da página, como o número de visitantes únicos e a taxa de crescimento ou diminuição desses números.

Tráfego

Por meio de um gráfico personalizado, o LinkedIn demonstra como foram as visualizações ao longo dos dias, mostrando os seus picos e os momentos de baixas. Essa informação, cruzada com as publicações feitas em cada data, possibilitam o entendimento de qual postagem rendeu mais interesse.

Informações sobre os visitantes

Nesse setor, a rede social disponibiliza uma informação muito importante para o Social Media Analytics: as principais funções e cargos dos visitantes, te ajudando a entender se a estratégia está atingindo as pessoas certas ou não.

Engajamento

Através de períodos e de categorias delimitadas por você, a plataforma demonstra através de um gráfico como foi o engajamento da métrica pesquisada. Você pode pesquisar, por exemplo, quais foram os compartilhamentos das postagens nos últimos 10 dias, visualizando os momentos de pico pelo gráfico.

YouTube

O YouTube também pode ser uma social media valiosa para quem sabe aproveitar esse tipo de conteúdo e investir em uma análise aprofundada de métricas. Alguns analytics do YouTube que vale ficar de olho são:

Tempo de exibição do YouTube

Essa é uma das métricas mais importantes para se acompanhar. Ela mostra o interesse que as pessoas estão tendo em relação ao seu conteúdo, o tempo que os espectadores dedicam para consumir os seus vídeos.

Visualizações em tempo real

Essa métrica é importante para mostrar o desempenho dos seus conteúdos. O número é calculado considerando o número de visualizações que todos os seus vídeos receberam nas últimas 48 horas. Assim, você descobre como está a performance do seu canal, se ele está conseguindo crescer ou há algo que precisa ser feito para melhorar.

Visualizações do canal

Essa métrica é importante para você conseguir enxergar o número de visualizações que o seu canal acumulou em determinado período. Esse dado é um indicador que você pode ter como parâmetro de avaliação para os seus conteúdos individuais.

Duração média da visualização

É a média de tempo que as pessoas levam para assistir aos seus vídeos. É aqui que você descobre se os usuários estão assistindo seus vídeos até o último minuto ou se estão abandonando o conteúdo antes do fim.

Métricas da audiência

As métricas de audiência são importantes porque elas mostram detalhes e informações sobre o público que consome as suas produções.

Por meio delas, é possível desenvolver uma persona para o seu canal e conhecer melhor as dores e as necessidades dos seus potenciais clientes. Em métricas de audiência, vamos falar que esses dados são sobre os espectadores que estão assistindo os conteúdos que são publicados no canal.

Quando os seus espectadores estão online

Esse dado é importante porque mostra quando as pessoas que assistem os seus conteúdos estão, de fato, ativos na plataforma. Você pode, assim, conhecer os melhores horários e datas para fazer a sua publicação. 
Além disso, torna possível criar uma comunidade ativa, oferecendo conteúdos ao vivo para o momento de maior audiência do seu canal.

Instagram

A cada nova atualização da plataforma, o Instagram possibilita que novas estratégias de conteúdo sejam realizadas. Confira quais são as principais métricas do Instagram Analytics!

Atividade

As atividades se relacionam às interações que aconteceram na sua conta conforme o passar dos dias, além da possibilidade de visualização do número de visitantes nas últimas datas. Nessa sessão você também pode analisar quantos cliques o link na bio do perfil recebeu, uma excelente informação para entender se as pessoas estão interessadas em você ou em seu produto.

Conteúdo

Nessa aba você conseguirá visualizar quantas visualizações cada publicação, story e promoção (realizada através de mídia paga) recebeu. Além do número de visualizações, a métrica compara os números com o da semana anterior, permitindo um estudo mais abrangente.

Público

Os dados relacionados ao público do Social Media Analytics do Instagram permitem que você verifique se as suas estratégias estão sendo voltadas para o público correto. Entre as informações mostradas estão a localização dos usuários, a idade e o gênero.

Métricas do Stories

Além dos números de visualizações, que podem ser facilmente visualizados, a plataforma apresenta outros dados sobre os stories.

Algumas dessas informações são fundamentais para as estratégias de análise sociais, como os dados de navegação que indicam quantas pessoas pularam os seus stories e quantas pessoas interagiram com a publicação.

Como analisar as métricas das redes sociais?

Como dissemos lá atrás, todas as métricas e dados estão disponíveis dentro das redes sociais. Mas, você pode simplificar sua rotina gerando relatórios automaticamente através da ferramenta DashGoo by mLabs.

Projetado para te auxiliar em sua gestão de mídias sociais, a DashGoo permite que você faça a leitura dos dados do Instagram, Facebook (incluindo dados de anúncios) LinkedIn e outros.

A plataforma é ideal para quem está buscando construir:

  • relatórios personalizados;
  • automatização de envio de relatórios;
  • indicadores de performance de anúncios;
  • dashboards para clientes com dados em tempo real.

Ou seja, sua gestão de mídias sociais se torna mais inteligente e intuitiva com a DashGoo. Faça um teste gratuito e integre o Social Media Analytics à DashGoo by mLabs!

 

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