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    [Kiso Insights] Mitos do Instagram: o que funciona de fato ou não passa de achismo?

    Kiso Insights, Gerenciamento de redes sociais, Instagram, Redes Sociais, Social Media
    15 de março de 2025
    [Kiso Insights] Mitos do Instagram: o que funciona de fato ou não passa de achismo?
    Avatar de Rafael Kiso

    Por

    Rafael Kiso

    Publicado em

    15 de março de 2025

    Sumário:

    Texto originalmente publicado na newsletter do LinkedIn de Rafael Kiso

    Se tem uma coisa que não falta por aí são teorias sobre como crescer no Instagram. Mas será que tudo o que você ouve faz sentido?

    Desde a obsessão pelo viral até a ideia de que ninguém lê legendas longas, muitos desses mitos acabam confundindo quem quer realmente construir uma presença digital sólida e gerar resultados na plataforma.

    Na Kiso Insights, vamos desvendar alguns dos maiores mitos do Instagram e mostrar, com base nos dados e na lógica, o que realmente funciona para engajar seu público e potencializar sua estratégia.

    Viralizar a qualquer custo? O que os números dizem

    Viralizar muitas vezes é associado ao sucesso, mesmo que por alguns minutos.

    Mas, para alguém que tem um negócio e não está nas mídias sociais só por fama, entende que melhor do que alcançar todo mundo é alcançar o maior número de pessoas dentro do público-alvo potencial.

    Infográfico: Percentual de posts que alcançam mais do que a própria média do perfil.

    Os dados acima mostram que 92,1% dos posts alcançam apenas a média, enquanto 4,6% conseguem 4X mais alcance, ou seja, a cada 22 posts 1 faz 4x, e apenas 0,2% atingem 10X, ou seja, a cada 500 posts 1 faz 10x.

    Sem dúvidas algumas técnicas usadas para viralizar devem ser usadas, como um bom gancho para chamar a atenção, mas tem que ser intencional para chamar a atenção das pessoas certas.

    Mais do que números, a chave é criar conteúdos que sejam relevantes, contextuais e conectados ao valor que você entrega.

    🔥 Podemos afirmar que “Viralizar é bom a qualquer custo” é um mito?

    Ninguém lê legendas? Os dados provam o contrário

    📊 Dados abaixo mostram que 25% dos brasileiros leem as legendas sempre e outros 34% frequentemente. Ou seja, quase 60% do público presta atenção no texto, desmentindo o mito de que “ninguém lê as legendas”.

    Infográfico: com que frequência os brasileiros leem as legendas de posts no Instagram?

    Além disso, as legendas são indexadas pelos buscadores, funcionando como um campo semântico. Legendas mais completas são mais eficazes, tanto para o engajamento quanto para aumentar a visibilidade.

    Uma legenda bem pensada pode engajar, inspirar e até converter seguidores em clientes. Aposte em palavras-chave e narrativas relevantes para capturar a atenção de quem importa.

    Na série A Queda dos Mitos 💣nós estamos nos aprofundando nos achismos e nos fatos sobre o Instagram. A aula 1 foi ao ar hoje e se você não acompanhou ao vivo, pode conferir o Replay e o Mapa Mental clicando aqui.

    Preciso vender o tempo todo? O perigo da autopromoção excessiva

    Segundo os dados abaixo, 40% das pessoas deixam de seguir marcas quando o conteúdo é focado demais em autopromoção. Além disso, posts repetitivos e falta de inspiração também afastam seguidores. Isso prova que a chave para vender mais não é falar de vendas o tempo todo, mas sim criar conexão e entregar conteúdo que engaje.

    Infográfico: Por que as pessoas deixam de seguir uma marca?

    Quando você produz conteúdos que educam, inspiram e resolvem problemas, sua audiência confia mais em você. É essa confiança que transforma seguidores em clientes, sem precisar exagerar na propaganda.

    Só Reels funcionam? A importância de diversificar formatos

    Infográfico: O que os brasileiros preferem ver no Instagram?

    Apesar de toda a atenção que os Reels recebem, apenas 17% dos brasileiros preferem consumir esse formato de conteúdo. Já os Stories lideram com 50% da preferência, seguidos pelos posts do feed com 33%. Esses dados só nos reforçam como diversificar formatos é importante para engajar sua audiência de forma mais eficiente.

    Não é sobre escolher apenas um formato, mas sim entender o papel de cada um: Stories geram proximidade, posts do feed constroem autoridade, e os Reels ampliam seu alcance. A chave é combinar estratégias para resultados consistentes e duradouros.

    Existe mesmo um horário perfeito para postar?

    Os brasileiros acessam mais o Instagram entre 20h e 00h (24%) e 18h e 20h (23%). Mas postar nesses horários não garante mais resultados. O que realmente faz a diferença é testar diferentes horários e analisar os dados da sua própria audiência.

    Infográfico: Horários em que os brasileiros mais acessam o Instagram.

    🧡 Com a mLabs, você pode agendar posts em horários variados a cada semana e acompanhar os resultados para entender o que funciona melhor.

    Além disso, mais importante do que o horário da publicação, é estar presente e interagindo com seu público nos horários de pico para potencializar o alcance.

    Se tem uma coisa que esses mitos deixam claro, é que acreditar em tudo que se fala sobre o Instagram pode limitar o seu crescimento. Mais do que seguir regras genéricas, o segredo está em testar, analisar e ajustar sua estratégia de acordo com seu público e objetivos.

    O que realmente gera resultado não é apenas viralizar, postar no “horário perfeito” ou lotar seu feed de propaganda, mas sim construir conexões genuínas e entregar valor de forma consistente.

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