Entenda como fazer Marketing Digital para contadores

Uma imagem de uma mulher no escritório com papéis na mão

Ter uma estratégia de marketing digital para contadores é essencial para um escritório contábil ganhar notoriedade.

Com um bom planejamento, a divulgação dos serviços pode gerar muitos resultados e visibilidade para a marca no universo online.

Ao estudar as melhores práticas é possível parconstruir um posicionamento sólido, gerando reconhecimento e destaque da marca frente ao mercado. Afinal, o segmento contábil é muito concorrido e esse cuidado é fundamental.

Pensando nessa demanda, elaboramos este conteúdo com dicas e informações valiosas sobre marketing digital para contadores. Assim, você poderá construir o seu planejamento para obter resultados, cumprir metas e aumentar a carteira de clientes. Confira!

Quais são as vantagens do marketing digital na contabilidade?

Conheça quais são as principais vantagens de investir em ações de marketing digital para contabilidade.

Aproximar o escritório do cliente

Os meios digitais devem ser usados não somente para promover o negócio, mas também para criar vínculo com o público.

Essa prática gera humanização e aproxima os clientes. Levando em consideração o potência da Internet em estabelecer contato entre os usuários, é possível dizer que este é um meio muito promissor.

Aumentar a visibilidade

Ao expandir o escritório contábil além do físico para o digital, a empresa amplia as suas possibilidades de negócio e passa a ser vista por mais pessoas que podem se tornar clientes.

Mas, para isso é preciso desenvolver um plano de marekting digital assertivo que envolva metodologias, estratégias e canais de atuação específicos, como blog, redes sociais, Google Meu Negócio, entre outros. É preciso marcar presença onde o público está

Trabalhar com investimento mais acessível

Sim, estar nos meios digitais é mais acessível do que se imagina! Dá para montar uma estratégia de marketing de acordo com o orçamento que se tem em caixa no momento.

Assim, o negócio pode progetar suas ações e obter resultados por meio do ambiente online de acordo com o que é capaz de investir.

Como criar uma estratégia de marketing digital para contabilidade?

Até aqui, foi falado sobre a importância do marketing digital para contabilidade. Agora, para dar os primeiros passos nesse plano, selecionamos três atitudes que todo contador deve praticar para ganhar espaço nas redes. Veja!

Defina sua persona

A persona nada mais é que a personificação do cliente ideal para o seu escritório contábil. Ela apresenta um perfil mais detalhado, real e completo. Para desenvolvê-la, basta levantar informações específicas sobre o possível cliente. Quanto mais dados, melhor.

Definir a persona permite compreender suas maiores dúvidas e necessidades. Dessa forma, a empresa vai saber como elaborar um diálogo convincente a fim de fechar novos serviços contábeis, gerar fidelizações e favorecer indicações.

Defina o tom de voz da marca

Para que essa estratégia tenha o efeito desejado, é importante que a audiência associe o tom de voz da marca com as abordagens digitais.

A linguagem precisa ser atrativa e de fácil compreensão para atrair clientes e potencializar a interação. Além disso, trabalhar uma abordagem mais digital é indispensável para se posicionar como autoridade emassuntos contábeis.

Descubra os canais digitais mais adequados

Após descobrir quem é o seu cliente ideal, vale a pena saber quais canais digitais ele mais usa. Isso ajuda a marcar presença nos ambientes mais acessados pelo nicho do escritório. Aqui, entram chat online, chatbot, aplicativos de mensagem, e-mail etc.

As redes sociais também são muito relevantes, pois oferecem possibilidade para construir campanhas de anúncios pagos e possui a presença de diversos usuários pelo mundo – afinal, o público está sempre conectado.

Nesse sentido, é válido entregar às pessoas o que elas querem para prender sua atenção e despertar o interesse em conhecer os serviços contábeis do escritório. A seguir, temos as mídias mais importantes do momento.

Facebook e Instagram

São as mais populares atualmente. Ambas pertencem à marca Facebook, garantindo que os anúncios sejam integrados entre as duas plataformas. Isso possibilita uma integração de dados que gera mais possibilidades em segmentar o usuário em campanhas de anúncios, aumentando o retorno sobre o investimento realizado.

Google

O Google dispensa comentários quando assunto é busca online, estar na primeira página de resultados é fundamental para superar a concorrência. Isso demanda conhecimento prévio em Search Engine Optimization (SEO), que funciona por meio de quatro pilares:

  • criação de conteúdo relevante;
  • utilização de palavras-chaves estratégicas;
  • construção de autoridade;
  • experiência do usuário.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos pioneiros da transformação digital. Ele é útil tanto para conservar clientes atuais quanto para qualificar e vender para novas pessoas, remetendo informações ricas aos destinatários.

Garante um vínculo próximo com o público e favorece oportunidades de negócios, pois dá para alertar sobre as obrigações fiscais e contábeis. Por exemplo, alertar sobre o prazo de declaração do Imposto de Renda e informar sobre as mudanças do mercado (novos procedimentos e novas leis).

Quais métricas de marketing digital são fundamentais para acompanhar?

Todas as ações feitas a partir do marketing digital para contadores devem ser monitoradas.

É possível analisar se as ações estão surtindo efeito, além de saber o que precisa ser melhorado. Isso fica difícil com a publicidade convencional, por exemplo. Afinal, demoraria um bom tempo para saber se cartões, placas e outdoors trouxeram novos clientes. Veja uma lista de índices e métricas para conferir:

  • taxa de cliques;
  • total de conversões;
  • rejeição de postagens e ofertas;
  • ciclo de vida do cliente, ou Lifetime Value (LTV);
  • geração de tráfego qualificado;
  • custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • retorno sobre o Investimento (ROI).

Esse monitoramento é simples e instantâneo, pois a internet rastreia e fornece dados. Isso permite fazer ajustes para potencializar cada vez mais o escritório contábil.

Erros mais comuns do marketing digital contábil

Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para se dar bem na Internet, veja os erros que devem ser evitados para colocar os serviços contábeis em evidência e superar a concorrência.

Não saber qual é o público do escritório

Embora alguns negócios ofereçam serviços semelhantes, isso não significa que atendam o mesmo perfil de clientes — sejam Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas. Esse diferencial pode ocorrer por diversos fatores, como:

  • características geográficas;
  • o modo como serviço é elaborado e realizado;
  • os diferenciais oferecidos durante o atendimento.

Algumas instituições contábeis podem ter um público de empresas de segmentos mais tradicionais. Outras podem focar em startups e clientela mais jovem.

Agora, imagine direcionar investimento em ações de marketing sem definir quem receberá os anúncios. O prejuízo (de tempo e dinheiro) será grande. Pense nisso!

Oferecer um conteúdo ruim ou irrelevante

Não adianta encher o blog e redes sociais com conteúdos desinteressantes, só para fazer volume. Isso não garantirá acessos e conversões.

No caso do ramo contábil, essa demanda tem um peso muito grande, pois os assuntos parecem burocráticos demais para quem é leigo.

A missão é deixar o tema mais ameno e atrativo, a fim de mostrar sua importância e eliminar a impressão de que é uma área complicada e maçante. Ter essa percepção na hora de elaborar conteúdos garante uma boa resposta da audiência.

Então, o que achou do nosso conteúdo sobre marketing digital para contadores? Esperamos que ele tenha sido útil para montar uma estratégia comercial que ofereça serviços de qualidade, gerando fidelizações de longo prazo.

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Este texto foi escrito por Alterdata

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