Pesquisar

Qual é lógica por trás da ordem de quem visualizou suas Stories do Instagram? A resposta oficial!

Qual é lógica por trás da ordem de quem visualizou suas Stories do Instagram? A resposta oficial!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Chega de mistérios e suposições! O Instagram finalmente revelou qual é a qual é a lógica por trás da ordem de quem visualizou as Stories do Instagram! E, claro, nós vamos te explicar.

Mas, antes, precisamos te dar algumas satisfações.

Se você já esteve neste post em algum outro momento sabe que, por um bom tempo, nós defendemos a teoria de que a ordem de quem visualizou suas Stories provavelmente era definida de acordo com o nível de interesse da pessoa pelo seu perfil. Em suma: acreditávamos que as pessoas que estavam no topo da lista eram aquelas que mais viam, buscavam e demonstram interesse no seu perfil. Basicamente, seus stalkers.

E essa não era uma teoria infundada. Após muitos experimentos e um longo debate, os usuários do reddit chegaram à essa conclusão. Eles chegaram a criar inúmeros perfis falsos para testar diferentes comportamentos e provar a hipótese. E, claro, nós também fizemos isso.

Tudo parecia muito lógico e revelador até que o cenário mudou e o Instagram decidiu – FINALMENTE – revelar como o algoritmo organiza essa ordem.

Como o Instagram Stories organiza a ordem de quem visualizou? A resposta oficial.

A equipe do The Verge conversou com Julian Gutman, gerente de produtos do Instagram, e fez a pergunta que não quer calar: Como funciona a ordem de visualizações do Instagram Stories? As pessoas localizadas no topo dessa lista são os nossos maiores Stalckers?

Abaixo o vídeo (entrevista em inglês) onde Gutman explica a lógica por trás disso.

Além de explicar quais critérios determinam essa ordem de visualizações das Stories, Gutman revelou uma série de mecanismos por trás do algoritmo do Instagram. Mas, neste post, vamos manter o foco nas Stories. Veja abaixo os principais fatores que determinam a lista de quem visualizou as Stories.

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

Interações: com quem VOCÊ interage mais!

Essa pode ser uma explicação frustrante pra você, que achava que seu crush estava te stalkeando e, por isso, ficava sempre no topo da lista de quem visualizou suas Stories, certo?

Gutman afirma que o Instagram quer, sempre, te mostrar as Stories das pessoas que ele considera interessante para você. E, claro, o quando você interage – e stalkeia – uma pessoa, indica qual é o seu interesse nela.

O gerente de produto do Instagram não afirmou detalhadamente quais interações tem mais ou menos peso para o algoritmo, mas não é difícil entender isso, certo? Likes, compartilhamentos, visualizações de Stories, comentários e directs são interações importantes.

O que você faz no Facebook também conta!

Pode parecer meio Black Mirror, mas é verdade: o Instagram considera seu comportamento no Facebook para entender o que pode te interessar mais no Instagram.

Então, se você está aí dizendo: mas eu NUNCA faço nada no perfil dessa pessoa e ela está sempre no topo de quem visualizou minhas stories, pense bem: esse comportamento se repete no Facebook?

O fato é: o Instagram também considera o interesse que você demonstra por uma pessoa a partir do seu comportamento no Facebook.

O quanto você acessa a lista de visualizações das Stories

Sim, isso é muito louco! Mas, Gutman disse que o Instagram realmente muda a lista a cada vez que você acessa. O que explica porque, às vezes, estão no topo pessoas que jamais imaginaríamos.

A ideia, segundo ele, é dar aos usuários novas informações a cada acesso, proporcionando uma experiência totalmente nova.

Bom, eu sei que isso pode não parecer ter muito sentido pra você. Afinal, se o Instagram quer dar uma experiência nova a cada acesso, como se aplica os critérios anteriormente citados, certo? O que tem mais peso, afinal?

Nós também ainda temos algumas dúvidas quanto a isso. 🙁

Mas, como fizemos o compromisso de te contar quando o Instagram se posicionasse quanto ao assunto, estamos aqui, cumprindo o acordo! Ainda que a declaração não seja totalmente satisfatória.

E você, o que pensa disso? Como você acha que a rede determina a ordem de quem visualizou suas Stories do Instagram? Conta pra gente!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis