Pesquisar

Instagram Bullying: saiba como evitar comentários ofensivos no Instagram

Instagram Bullying: saiba como evitar comentários ofensivos no Instagram
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

O Instagram é uma das redes sociais mais divertidas, né? Dá para brincar com os filtros das publicações, os stickers das Stories, os vídeos do Boomerang e muito mais! Porém, quando o Instagram Bullying entra em cena, a rede social se transforma em dor e tristeza.

Segundo uma pesquisa da organização Ditch the Label, 42% dos jovens (de 12 a 20 anos) que usam o Instagram já sofreram algum tipo de bullying na rede social. Esse é o percentual mais alto entre as plataformas pesquisadas.

Esse dado acendeu um alerta para o Instagram. Por isso, a plataforma lançou algumas medidas de prevenção e combate ao Instagram Bullying, com o objetivo de construir uma plataforma mais segura e gentil para todos os usuários.

Essas medidas são de grande valor para perfis pessoais, mas essenciais também para você, que gerencia perfis comerciais no Instagram.

Saiba quais são essas medidas e o que pode fazer para ajudar a combater o Instagram Bullying.

Quais são as medidas da rede para evitar o Instagram Bullying?

“Não há espaço para bullying no Instagram.”

É assim que começa o comunicado do Instagram sobre as medidas lançadas para prevenir e combater o cyberbullying.

Para entrar nesse assunto, é importante entender quais práticas de Instagram Bullying são mais comuns. Um estudo da Pew Research Center com jovens dos Estados Unidos levantou as principais formas de cyberbullying. São elas, nesta ordem:

  • Sofrer xingamentos;
  • Ser vítima de disseminação de rumores falsos;
  • Receber fotos explícitas sem autorização;
  • Ser questionado constantemente sobre onde está, o que está fazendo ou com quem está;
  • Sofrer ameaças físicas online;
  • Ter fotos explícitas suas compartilhadas na internet.

Caso você se depare com algum desses casos na rede social, com outras pessoas ou com você mesmo, é possível denunciar à plataforma, como veremos a seguir.

Denúncias sobre comentários e contas

Essa medida já existe há bastante tempo no Instagram. Sempre que você vir alguma publicação ou comentário ofensivo na rede social, é possível fazer uma denúncia.

Após a denúncia, o Instagram se a publicação fere as suas diretrizes e elimina qualquer conta ou conteúdo que cometa assédio ou bullying contra alguém.

Para fazer a denúncia, você pode acessar a publicação no feed ou nas Stories, clicar nos três pontinhos e selecionar “Denunciar”. Você deve informar também o motivo da denúncia (“é spam” ou “é inadequado”).

Caso queira denunciar um comentário negativo, basta pressionar o dedo sobre ele, clicar no sinal de alerta (acima, à direita) e também selecionar o motivo da denúncia. Lembrando que se você gerencia um perfil comercial, pode lançar mão desse recurso contra haters ou comentários ofensivos.

Em alguns casos, porém, o conteúdo pode estar bloqueado para o usuário que deseja fazer a denúncia. Quando isso acontece, você pode acessar essa ferramenta disponibilizada pelo Instagram. Para preencher o formulário, é necessário ter o link do conteúdo denunciado, por isso talvez você tenha que pedir para um amigo fazer isso.

imagem: banner publicitário com chamada para teste grátis do agendamento para Instagram
instagram bullyng

Detecção automática de bullying em fotos

Essa é a grande novidade anunciada pelo Instagram!

A rede social entende que o cyberbullying é complexo. Um xingamento, um boato ou uma foto não-autorizada podem se espalhar em poucos segundos e causar danos irreparáveis a uma pessoa.

Por isso, o Instagram colocou a tecnologia em ação.

Com o aprendizado automático de máquina (machine learning), a plataforma se torna cada vez mais inteligente para identificar automaticamente imagens e legendas ofensivas.

Imagine, por exemplo, que um usuário publica uma imagem com a tela dividida, em que uma pessoa é comparada à outra de maneira negativa. A plataforma identifica uma possível prática de bullying e envia para análise pela equipe de Operações da Comunidade.

Com essa ferramenta, a rede social não depende mais das denúncias dos usuários para identificar o Instagram Bullying. Isso é importante especialmente para as vítimas que não se sentem seguras para denunciar ou sequer sabem que estão sofrendo bullying.

Agora, é possível agir antecipadamente e ganhar agilidade para evitar que o assédio moral se espalhe e cause mais danos.

Mais um ponto para o Instagram no combate ao bullying!

Filtro de comentários ofensivos

Com o filtro de comentários ofensivos, a plataforma automaticamente oculta comentários que atacam a aparência ou o caráter de uma pessoa ou ameaçam a sua saúde ou integridade física.

O filtro de comentários ofensivos foi lançado no início de 2018, mas existia apenas para publicações do feed. A novidade é que agora a ferramenta também funciona para os vídeos ao vivo.

Esse filtro está ativo para todos os usuários, mas você pode desativá-lo se preferir. Essa opção pode ser ajustada nas configurações do seu perfil, dentro de “Controles de Comentários”.

Lá, você pode ver também outras opções de controle, como permitir ou bloquear comentários de usuários específicos ou determinar palavras que devem ser bloqueadas.

instagram bullyng controle de comentarios

Efeito de gentileza para as Stories

É importante agir ativamente sobre o Instagram Bullying. Mas o Instagram também tem a preocupação de promover a gentileza entre a sua comunidade. Dessa forma, também é possível prevenir as práticas de cyberbullying e evitar que elas se propaguem.

Por isso, o Instagram anunciou também uma parceria com a artista Maddie Ziegler para lançar um efeito de câmera chamado “Spread Kindness” (“espalhe gentileza”).

Para obter o filtro, basta acessar o perfil da artista. Ao clicar nele, você será direcionado para as Stories e verá a palavra “kindness” em diversas línguas. No modo selfie, a tela será invadida por vários corações. A intenção é marcar os amigos e espalhar positividade pelo Instagram!

filtro gentileza instagram

O Instagram quer mais é que os usuários se divirtam na sua plataforma. Mas xingar uma pessoa, publicar fotos ofensivas ou disseminar boatos não é brincadeira.

Eliminar esse tipo de conteúdo é um compromisso da plataforma para manter o seu caráter leve, descontraído e divertido. Mais que isso: é uma responsabilidade social contra o preconceito e a discriminação, que machucam profundamente as pessoas.

E você, o que pensa sobre as medidas contra o Instagram Bullying? A plataforma está no caminho certo para combater o assédio e as ofensas? Deixe sua opinião logo abaixo!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis