Pesquisar

8 filmes de marketing que você precisa assistir

8 filmes de marketing que você precisa assistir
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Quando você era criança, dificilmente imaginaria que o cinema seria uma ótima fonte de estudos, não é mesmo? Bom, mas aí estão os filmes de marketing para provar o contrário!

Eles inspiram pela fala de seus personagens, enredos engajadores, fotografias criativas, ou, simplesmente, por abordarem de alguma forma o universo do marketing, mídias sociais e tudo mais que pode ser colocado na bagagem digital.

E, convenhamos, todo profissional de comunicação que se preze precisa aprimorar seus conhecimentos para expandir seu potencial criativo e de elaboração de estratégias.

Pensando nisso, fizemos uma lista de filmes de respeito, que não necessariamente abordam o marketing como tema principal, mas que trazem insights valiosos. Será que você assistiu a todos eles? Está precisando de inspiração para seus posts? Então, confira nossas sugestões.

1. O homem que mudou o jogo

Brad Pitt interpreta Billy Beane, um técnico de beisebol do time Oakland Athetics que não tinha nenhum atleta de alta performance — e uma verba restrita para fazer tudo acontecer.

Corte de verbas? Orçamento limitado? Isso lembra alguma coisa do mundo do marketing? Mas tem mais por aí. Billy Beane decide investir em dados, estatísticas, e tudo mais que pudesse ajudá-lo a otimizar seus recursos para contratação, e, posteriormente, na performance em campo.

É um filme incrível, com um desfecho superenriquecedor e baseado na história real de Billy Beane. Ótima opção, e não somente por ter muitas horas de Brad Pitt em tela.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

2. O lobo de Wall Street

Jordan Belfort, interpretado brilhantemente por Leonardo DiCaprio é um jovem e ambicioso corretor da bolsa que, assim que alcança seu posto no mercado de trabalho, se vê no meio da crise econômica americana.

O que era um projeto profissional tradicional, feito para ser galgado ao longo dos anos, mudou completamente da noite para o dia e Jordan decidiu se reinventar. Começou buscando outros mercados, desenvolvendo novas estratégias de vendas, abordagens para negociações personalizadas e, aos poucos, foi dominando o mercado.

É interessante ver suas habilidades para personalizar linguagens e discursos ao lidar com diferentes tipos de clientes investidores, já que começa ofertando para pessoas simples, e, tão logo, está gerenciando grandes fortunas.

Mas, atenção, prepare-se para uma vida de ostentação, drogas, maracutaias e muitas horas de filme!

3. Amor por contrato

É marketing de influência que você quer? Então, esse enredo é perfeito. Demi Moore integra o elenco desse filme que, basicamente, gira em torno da descoberta de que os vizinhos trabalham instigando as pessoas próximas a eles a comprarem determinados produtos e serviços.

Quem trabalha nas mídias sociais, sabe que hoje em dia os influencers precisam notificar quando suas publicações são patrocinadas, certo? Mas, ainda assim, muitas delas não são explícitas, e outras, apelativas demais.

Com esse filme, diversos exemplos como esse aparecem e provocam a reflexão sobre a consciência das pessoas que trabalham nessa modalidade de marketing.

imagem: banner publicitário com chamada para teste grátis do agendamento para Instagram

4. Obrigado por fumar

E se você tivesse que defender e promover um produto polêmico? É esse o desafio do protagonista do filme Obrigado por fumar, Nick Naylor.

Nick é um lobista da indústria do cigarro e trabalha ativamente para tirar a imagem ruim do tabaco. É preciso lembrar que o mercado de fumo é um dos mais ricos e que investem em publicidade.

Dessa forma, a todo momento, o filme apresenta a visão interna das fabricantes e a forma como elas lidam para evitar a imagem negativa e associada com males para a saúde. Até mesmo os garotos propagandas, celebridades de Hollywood, são colocados em xeque.

5. Jobs

A história de Steve Jobs não poderia ficar de fora dessa lista, né? Não porque ele está diretamente ligado ao mundo digital, mas porque foi um mestre do marketing, e, por diversas vezes, salvou sua empresa por saber como fazer um show de apresentação, estimular a curiosidade, o senso de exclusividade, entre outros.

Ashton Kutcher, ator que representa Steve Jobs, também mostra uma transformação incrível, os dilemas pessoais, as crises de relacionamento e, claro, seus problemas de saúde. É uma jornada incrível de aprendizado e reflexão.

6. A rede social

Esse filme conta a história incrível da criação do Facebook, que, inclusive, teve motivações baseadas nas inseguranças no mundo dos relacionamentos amorosos de Mark Zuckemberg em Harvard. Quem diria, né?

Se você já assistiu a esse filme, vale a pena ver de novo (sem trocadilhos!) para comparar com o império em que ele se transformou.

Para os críticos de cinema, o filme não entregou tudo o que precisava, mas para quem é da área ou curte o universo das redes sociais e a dependência em relação a elas atualmente, é uma ótima pedida.

7. The Circle

É um filme relativamente recente e tem duas estrelas de Hollywood no elenco: Tom Hanks e Emma Watson. Seu enredo é baseado na história de uma empresa cujo o objetivo é reunir informações e dados pessoais dos indivíduos.

Se no filme “O homem que mudou o jogo” mostramos o uso saudável dos dados e estatísticas para promover ações de sucesso, em The Circle, o excesso é o tom para a reflexão.

8. Do que as mulheres gostam

Imagina ter o dom de ouvir tudo o que seus clientes gostam e, assim, antecipar todos as suas demandas? É conversão e fidelização na certa!

Nesse filme, o protagonista interpretado por Mel Gibson é um gerente de uma agência de publicidade e recebe esse dom, mas para ouvir o que as mulheres gostam. O mundo da publicidade, as propagandas e ações já foram muito machistas, e, nesse filme, essa reflexão também está incutida nas cenas e diálogos.

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Bônus: o que assistir além dos filmes de marketing?

É claro que no planeta terra dominado por serviços de Streamings, não poderíamos deixar de citar algumas séries e documentários que estão disponíveis nas principais plataformas, não é mesmo?

Então, se você já “zerou” os filmes aí de cima, não deixe de assistir duas séries incríveis:

  • Black Mirror, que são pequenos episódios com uma série de reflexões comportamentais – muitas delas dentro de um contexto tecnológico -, inclusive uma em que a protagonista é aficionada pelas curtidas na rede social e o que elas podem proporcionar em termos de status para ela;
  • Mad Men é uma série que tem o mercado publicitário como cenário, só que na década de 60. Ou seja, em uma época com menos regulações e até escrúpulos nas propagandas e relações profissionais. Prepare-se para maratonar porque os negócios, as tramas e até o figurino são apaixonantes.
  • Fyre Festival é um documentário que conta um case real do mega evento promovido em uma ilha paradisíaca de Bahamas, com pacotes de até 100 mil dólares que prometiam acomodações luxuosas e atrações famosas. Porém, o evento foi um total fiasco de organização. O documentário mostra o poder do marketing de influência e das redes sociais (que foram o cenário perfeito para as vendas e divulgação) e, ao mesmo tempo, a repercussão negativa e o impacto na vida dos organizadores.

Sua série ou filme de marketing preferido está na nossa lista ou nós cometemos a injustiça de tê-lo deixado de fora? Não nos leve a mal, combinado? Não foi uma tarefa simples, já que existem ótimas opções e diversos estilos que os amantes da sétima arte deliram. #choquedeculturafeelings

Mas, na real, esses filmes de marketing merecem ser vistos e revistos com uma visão mais profissional, focando no que eles têm a ensinar.

E aí, tem alguns colegas que seriam ótimas companhias para uma sessão de cinema em casa? Então, compartilhe agora mesmo essa lista nas suas redes, marque todos eles e pergunte quem vai ficar responsável pela pipoca!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis