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Saiba o que é Facebook Reels e como utilizar em sua estratégia de marketing!

Saiba o que é Facebook Reels e como utilizar em sua estratégia de marketing!
Avatar de Brenda Dionizio

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Os vídeos curtos dominaram as redes sociais e é claro que o nosso reizinho não ia ficar de fora, chegou a vez do Facebook! 👑 

Ele entrou na onda e agora conta com a o formato Reels. 

Não dá para negar o sucesso todo desse tipo de conteúdo, e se sua marca ainda não conta com uma estratégia de vídeos curtos, você está perdendo muitas oportunidades de gerar resultado.  

Entenda o que é este formato, como criar, funcionalidades e o que é importante para gerar resultados com o Reels do Facebook! 

O que é Facebook Reels?  

O Facebook Reels chegou após a criação do Instagram Reels, ambos surgiram para competir com o Tik Tok, que foi pioneiro na viralização de vídeos curtos. 

Diferente do app vizinho que já tem possibilidade de criação de vídeos com até 3 minutos, o Facebook Reels permite apenas postagem de vídeos com até 60 segundos. 

No geral, este formato vêm mostrando que tem grande poder para gerar conexão, dinamismo e inovação para a comunicação nas redes e para o marketing digital.  

imagem: banner publicitário com chamada para teste de agendamento automático de reels pela mLabs

Como criar um Facebook Reels?  

Para criar um Facebook Reels, você precisa ter uma conta no Facebook e logar em um dispositivo móvel.  

O passo a passo para postar seu conteúdo ou assistir aos vídeos de seus amigos no Reels, é bem simples.  

  • Basta acessar o Facebook e localizar a aba “Story”, que fica abaixo do item “no que você está pensando?”.  
  • Após isso, você precisa clicar na aba “Reels’ e poderá escolher entre “criar Reels” ou assistir algum vídeo disponível, como indica a imagem abaixo. 
facebook-reels-1: tela facebook
  • Para criar seu Story, clique no botão de “gravação” que fica ao centro da tela, grave seu vídeo, edite da forma como você deseja e clique em “editar”.  
  • Confira se está como você pensou e depois clique em “avançar”. Adicione uma legenda, configure as definições de privacidade e compartilhe em seguida! 
facebook-reels-2: tela facebook

Quais são as principais funcionalidades do Reels do Facebook? 

As funcionalidades do Reels do Facebook permitem a customização dos seus conteúdos e podem contribuir para que seu vídeo seja mais atraente e engaje.  

Tudo depende do quão criativo você for e o quão conectado você está com seu público e as tendências do momento – as famosas trends.  

Mas afinal de contas, quais são essas funções? Bora saber!  

Música 

Os sons na criação de conteúdo para o Reels é crucial. Até a indústria da música mundial está sendo afetada pelos virais deste formato. 

Basicamente, o recurso permite que a pessoa faça a edição ou gravação do vídeo com algum áudio atrelado.  

Para adicionar uma música em seu vídeo, basta seguir o passo a passo: 

  • Ao entrar na tela de criação do vídeo, clique em adicionar música ou grave seu vídeo primeiro e clique em “áudio” depois.  
  • Ao clicar, a aba de pesquisa de sons será disponibilizada e você poderá fazer sua escolha!  
facebook-reels-3: tela facebook

Velocidade 

Os vídeos de time-lapse são os queridinhos dos apressados e acelerar vídeos tem sido bem frequente no comportamento de consumo de conteúdo na internet. Mas além da aceleração do conteúdo, também é possível explorar a câmera lenta para tornar seu vídeo mais intenso.  

É claro que nos dois casos, é necessário utilizar da forma correta para que a mensagem principal não fique prejudicada. 

No Facebook Reels, essa função aparece logo na página de criação do conteúdo e permite a seleção de até quatro velocidades além da normal: 0,3x, 0,5x, 2x e 3x.  

facebook-reels-4: tela facebook

Efeitos 

Ah, os efeitos! Como explicar os efeitos? 😍   

Esses carinhas dão uma nova cor, cenário e contexto aos vídeos e fotos. 

Existe um mar de possibilidades que a junção de alguns efeitos pode oferecer. E para usá-los, não há nenhum segredo. 

No Facebook, basta seguir o passo a passo: 

  • Na tela de gravação do conteúdo, clique em “efeitos”. 
  • Role a aba de gravação para a esquerda e escolha a opção de efeito que você deseja usar. 
facebook-reels-5: tela facebook

Tela Verde 

A tela verde possibilita que você coloque qualquer foto no fundo do seu vídeo. É incríveeel! 

É como nos estúdios Hollywood, mas sem todo aquele glamour e uma produção gigantesca. 🤣 

Para utilizá-lo, basta acessar o ícone na lateral direita da tela ao gravar e selecionar a imagem que você deseja que seja o seu cenário. 

facebook-reels-6: tela facebook

Texto 

Esse não precisa de muitas explicações, ele é nosso velho conhecido.  

Você consegue inserir textos em diferentes frames dos seus vídeos, basta clicar em “texto” na aba direita da tela de edição e usar a criatividade! 

facebook-reels-7: tela facebook

Editor de clipes 

Para organizar todas as cenas da sua produção, caso ela tenha mais de uma, você pode utilizar o editor de clipes, cortando e modificando a ordem de cada uma.  

Para acessá-lo, basta clicar em “editar clipes” na barra lateral da tela de edição, após a gravação.  

Reels na estratégia de marketing: o que é importante?  

O Reels é um formato que permite o alcance de usuários que não necessariamente já te seguiam ou te conhecem.  

Esse é um fator que garante mais visibilidade para a negócio ou conteúdo, quando bem explorado.  

Por isso, este recurso pode ser utilizado em sua estratégia como um canal da etapa de descoberta do seu funil de marketing.  

Mas você sabe o que é etapa de descoberta? Clique aqui para entender mais.  

Aqui na mLabs, nós utilizamos o Reels com um objetivo principal de: gerar uma grande audiência para alcançar pessoas que ainda não conheçam nossa marca.  

Além desse, existem outros, claro! Mas este é o objetivo em que mais apostamos nossas fichas na hora do planejamento. 

Como nesse exemplo aqui em que nós trazemos uma dor de nossa persona, fazendo com que o público se identifique com o conteúdo e tenha mais interesse sobre nós. 

Um ponto muito importante que sempre trazemos em nossos Reels é o uso da marca em vários elementos, mesmo que o vídeo não tenha relação direta com a mLabs.  

Isso pode trazer, mesmo que inconscientemente, um reconhecimento de marca. Tornando o vídeo mais estratégico. 😜 

facebook-reels-8: exemplo

Mas isso não quer dizer que você precise utilizar o Reels somente na jornada de descoberta, tá?  

Como já dissemos, é possível criar um calendário de publicações mais distribuído. O importante é entender o objetivo de cada post dentro da sua estratégia. 

Dúvidas sobre Reels do Facebook 

Se restou alguma dúvida sobre o Reels do Faceook, tenho certeza de que elas serão sanadas agora!  

Confira algumas das principais dúvidas sobre o formato: 

Existe possibilidade de fazer download?  

Sim, você consegue fazer o download de um vídeo do Reels, mas você precisa utilizar uma outra ferramenta para isso. 

É o caso da savefrom.net que ao colar o link do vídeo do Reels no site, você consegue fazer o download de forma simples. 

Qual é o tamanho do Facebook Reels? 

O formato do Reels é o mesmo que o dos Stories 1080 x 10920, na proporção 16:9. 

Como compartilhar vídeos curtos de outras redes sociais no facebook?  

O Facebook lançou um botão de compartilhamento de Reels do Facebook para que seja possível enviar para outros canais de forma simples. 

Este botão fica na lateral direita dos vídeos e seu ícone é uma seta.  

Eaí, o que achou do Facebook Reels? Vai correr para implementar na sua estratégia?  

Se você quer saber mais sobre como usar o poder do Facebook para gerar resultados para sua marca, confira nosso post sobre Anúncios no Facebook!  

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