A importância da etiqueta do Google Meu Negócio nas buscas!

Etiqueta do Google Meu Negócio: imagem de uma lupa na frente da tela do computador com a página do Google aberta.

Que tal ver o endereço e telefone da marca nos resultados de busca do Google? A etiqueta do Google Meu Negócio é um recurso que ajuda esses dados serem encontrados com mais facilidade em uma pesquisa.

Como ela divide as empresas em grupos, o usuário consegue filtrar as categorias e encontrar o que procura com mais facilidade.

Neste post, vamos mostrar um pouco mais sobre a função da etiqueta do Google Meu Negócio, quais são suas vantagens e como ela pode ser importante para destacar a marca na plataforma.

Acompanhe!

Como funciona a etiqueta do Google Meu Negócio?

A etiqueta do Google Meu Negócio serve para classificar empresas por segmentos. Um restaurante cadastrado na plataforma, por exemplo, fica dentro do segmento de gastronomia.

Porém, a segmentação não acaba aí, dá para deixar a descrição da marca ainda mais detalhada. Afinal, nem todos os restaurantes servem arroz com feijão, alguns servem comidas típicas e outras especialidades.

Logo, você pode classificar o tipo de cozinha do restaurante, como vegano, oriental, mineiro, caseiro, entre outros.

Ao usar as etiquetas você consegue cadastrar palavras-chave e deixar a descrição do negócio ainda mais redonda.

Esses termos, seguindo o exemplo do restaurante, ajudam os usuários a encontrarem informações específicas da empresa, como localização, telefone, redes sociais e outras.

Com o detalhamento do seu cadastro e uso das tags o seu alcance é ampliado na plataforma, ou seja, quanto mais classificações melhor!

Assim, as pessoas poderão te encontrar ao buscarem por várias palavras diferentes, como restaurante, restaurante vegano, comida caseira, entre outros.

A importância para as empresas

As etiquetas do Google My Business são fundamentais, pois elas ajudam a colocar a empresa “na vitrine” da Internet quando uma pesquisa mais específica é feita.

Quando você está em viagem e quer encontrar algum local específico, como uma farmácia, por exemplo, o que você faz? Se está no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, provavelmente você faz pesquisas como:

  • “farmácia em Botafogo, Rio de Janeiro”;
  • “delivery de farmácia em Botafogo, Rio de Janeiro”.

etiqueta do Google Meu Negócio: imagem da página do google com a busca feita por farmácia em botafogo rio de janeiro
Quanto mais específica for a sua busca, melhor será a qualidade do retorno de pesquisa, ou seja, as chances da resposta ter a ver com o que você procura aumentam muito, de acordo com os termos que você usou.

O papel das etiquetas é, justamente, dar essa forcinha para que você insira palavras-chave que ajudem a dar mais informações sobre o negócio local.

Como as etiquetas ajudam a marca a se destacar no buscador?

Já vimos que as etiquetas são uma verdadeira mão na roda, se usadas de forma estratégica para destacar informações relevantes da marca, elas ajudam a dar mais visibilidade e atrair mais clientes potenciais.

A seguir, dê uma olhada em como as etiquetas podem ajudar a dar destaque ao negócio.

Filtragem da extensão de local no Google Ads

As etiquetas também servem como um filtro para as extensões de locais que a empresa usa no Google Ads.💥

Assim, quando um anúncio é feito, o endereço do local e as informações de contato aparecem em destaque para quem fizer buscas relacionadas à região em que o negócio está.

Isso deixa os resultados mais detalhados, o que aumenta as chances de um contato ou de uma visita!

Organização dos locais em grupos

Um detalhe que faz toda diferença é inserir o negócio em grupos locais!

Pense, as pessoas estão sempre em busca de um negócio perto delas ou em alguma área específica.🔍

Se você pode usar as etiquetas para inserir a empresa em grupos como a sua cidade, sua região, seu bairro e até mesmo a sua rua, vai aumentar as chances de ser encontrado por um público mais qualificado.

Mais simplicidade

A proposta principal das etiquetas é simplificar ao máximo essa relação de busca e resultados.

Na correria, o usuário acaba usando termos simples, como “farmácia” em vez de “drogaria”, o ideal é que você se posicione da mesma forma.

Se vocês falam a mesma língua, maiores são as chances de se encontrarem! 👊

Informações de trânsito em tempo real

Se a empresa tem definido o local exato em que ela se encontra, o Google relaciona esse endereço às informações de trânsito.

Funciona assim: quando o usuário faz a pesquisa, são apresentadas informações do trânsito de onde ele está até o endereço da busca.

Ele pode então visualizar o tempo que vai demorar até o destino e detalhes sobre o tráfeg. Assim, dá até pra ele evitar engarrafamentos. 😉

Apresentação das melhores rotas

Ainda nessa mesma proposta, as rotas também são apresentadas. Elas aparecem como extensão do sistema do Google Maps, ferramenta integrada ao Google Meu Negócio.

De acordo com o endereço do local, o Google mostra ao usuário as melhores rotas para que ele chegue ao endereço mais rápido possível. 📌

Informações de transporte público

Se o usuário preferir pegar um transporte público, isso não é problema.

O Google também vai dar uma força ao mostrar quais são as melhores linhas de trem, metrô e ônibus para se deslocar até o destino. Se necessário, as baldeações também são detalhadas de maneira prática e objetiva!

Usar a etiqueta do Google Meu Negócio é uma ótima estratégia para facilitar a busca da empresa no buscador. Então, se você quer destacar um comércio ou serviço, não dê bobeira: comece agora mesmo a configurar as suas etiquetas!

Ficou interessado pelas informações de trânsito, rotas e trajeto que o Google Meu Negócio oferece para os usuários? Veja também nosso post sobre Google Maps e aprenda a explorar os principais recursos.

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