Estratégias para usar no Instagram e Pinterest

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Ao longo das últimas semanas, estamos mostrando uma série de estratégias pensadas especialmente para as redes sociais. Desta vez, o nosso CMO, Rafael Kiso, listou as principais dicas para o Instagram e Pinterest. Veja:

Instagram

Nos últimos meses, o Instagram chegou a 700 milhões de usuários ativos. Esse número só comprova que é uma tendência utilizar essa rede social a favor da sua marca.

E mais do que uma simples plataforma, essa rede é um ambiente propício para as mais diferentes marcas, mas principalmente para aquelas mais voltadas ao aspecto visual, como gastronomia, turismo e moda.

E para te ajudar a conhecer melhor o Instagram, listamos as principais dicas para fazer sucesso nessa plataforma:

– Invista seu tempo nessa rede social: Diferentemente do Facebook, que conta com mais de 100 milhões de usuários ativos no Brasil, o Instagram tem a metade desse número, mas se engana quem pensa que esse fator é negativo para as empresas.

Esse número inferior de usuários, faz com que a concorrência pela atenção também seja menor, o que acaba causando uma maior visibilidade para as empresas que utilizam essa rede social. Por isso, investir no Instagram é uma excelente estratégia.

– Conteúdos exclusivos: Uma das formas de despertar interesse nos usuários é postar conteúdos exclusivos no Instagram, como informações privilegiadas, bastidores ou assuntos que gerem curiosidade.

– Quantidade de posts: O número de publicações também merece uma atenção especial. Caso você tenha várias imagens para postar o indicado é usar o carrossel. Nele, é possível colocar diferentes imagens em uma mesma postagem. Assim, o usuário só precisa passar para o lado para ver as demais fotos.

– Instagram Stories: Uma nova tendência do Instagram é o Stories. Ele se assemelha muito ao Twitter no quesito conteúdo, ou seja, o indicado é postar algo que seja factual e esteja acontecendo naquele exato momento.

Quanto ao formato de conteúdo, o Stories é bem semelhante ao conhecido SnapChat, rede social onde os usuários postam uma imagem ou vídeo e esse conteúdo some depois de 24 horas.

Aqui vale também conteúdo exclusivo como promoções relâmpago, segredos da marca, pistas de um novo lançamento, lives com sorteios (faça um vídeo teaser para avisar que fará o sorteio).

Use #Hashtags: Uma forma de ganhar seguidores no Instagram é por meio do uso de hashtags, mas para que a inclusão dessas hashtags não incomode os usuários, a dica é escrever o texto, deixar três linhas em branco e só depois incluí-las.

Outra opção é colocar essas hashtags no primeiro comentário da postagem. Essas alternativas farão com que as hashtags não apareçam na visão de descrição padrão.

Também é possível utilizar ferramentas para detectar e incluir as hashtags mais procuradas em determinado assunto. Uma dessas ferramentas é o Leetags, aplicativo disponível para IOS e Android.

Pinterest

O Pinterest também cresceu muito nos últimos tempos, mas diferentemente do Instagram, ele possui uma característica muito mais voltada a curadoria e a descoberta. As principais dicas para essa rede social são:

Pesquise e gere insights: Aproveite o Pinterest como instrumento para geração de insights. Veja e navegue pelos painéis.

Indicada para e-commerce: Além de todas as funcionalidades, o Pinterest é muito indicado para empresas de e-commerce, já que ele trabalha muito bem o aspecto visual e ainda mostra as tendências do mercado. Essa rede social pode ser a solução também para os designers, artesãos, arquitetos e outros profissionais que produzem trabalhos artísticos.

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