Dicas para potencializar as ações de remarketing para seu E-commerce

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Se você já realizou uma pesquisa por um produto no Google e navegou por uma loja virtual – sem necessariamente completar a compra – provavelmente você já foi impactado por alguma ação de e-commerce remarketing.  

Não é preciso ser um lojista para estar familiarizado com este tipo de situação: após realizar uma pesquisa na Internet por um produto ou serviço de seu interesse e navegar pela loja virtual, diversos anúncios com ofertas vantajosas surgem nos sites que você acessa.  

O objetivo dessa estratégia é evidenciar seu produto e estimular o usuário a retornar à loja virtual para concluir a compra. E essa ação é fundamental para aumentar as vendas do site. 

Afinal, o que é e-commerce remarketing?  

E-commerce remarketing, ou retargeting, consiste em impactar usuários que acessaram o seu site com anúncios, incentivando-os a retornarem para sua loja virtual.  

Quando um e-commerce utiliza esse tipo de estratégia, cada usuário que acessa o site é marcado com um cookie  um tipo de arquivo que armazena informações como endereço de IP, páginas visitadas, login e senha, entre outros dados.  

Desta forma, é possível criar campanhas de marketing específicas para cada usuário que visitou a loja virtual, com base nas informações fornecidas.  

Tais ações podem consistir tanto em anúncios em outros sites, como também na exibição de anúncios nas redes sociais, disparo de e-mail marketing, e resultados em sites de busca. 

Por que aderir a ações de e-commerce remarketing?  

O que é mais lógico: converter um cliente que nunca teve contato com a sua marca, ou reengajar um consumidor que já demonstrou interesse em comprar na sua loja online?  

Cerca de 95% dos usuários que visitam um site pela primeira vez estão apenas realizando uma pesquisa, e não efetivamente para comprar.  

Além disso, as taxas de abandono de carrinho ao redor do mundo chegaram a 88,05% em 2020, ou seja: mesmo quando o consumidor demostra interesse em efetivamente realizar a compra, nem sempre ele conclui o pagamento.  

Campanhas de e-commerce remarketing são importantes para aumentar as conversões da sua loja virtual e, consequentemente, as suas vendas.  

E ainda, as ações de retargeting também ajudam no aumento da visibilidade e fortalecimento da marca ao longo do tempo.  

Como otimizar suas ações de e-commerce remarketing 

Você quer melhorar a performance das suas estratégias de e-commerce remarketing? Separamos algumas dicas que vão ajudar você a otimizar suas ações e aumentar suas vendas. 

Aposte em diferentes ações de remarketing  

Existem diversas ações de remarketing que um e-commerce deve adotar para ter sucesso na sua estratégia. Entre as principais, podemos listar:  

  • anúncios no formato de banner e display em outros sites;  
  • anúncios no formato de links nos resultados de busca; 
  • anúncios nas redes sociais;  
  • e-mail marketing personalizado.  

Ou seja, você pode ir além da configuração específica dos seus anúncios, e automatizar campanhas de e-mail marketing personalizado para a ação. Você pode enviar e-mail de lembrete de abandono de carrinho, estimulando o seu consumidor a retornar ao site, indicar produtos semelhantes que podem ser do seu interesse, divulgar promoções e nutrir o seu cliente com conteúdo relevante.  

Experimente diversos formatos de conteúdo  

Depois de estruturar sua estratégia de e-commerce remarketing, é hora de testar diferentes formatos de conteúdo. Uma simples mudança na imagem ou texto do seu anúncio pode trazer um impacto muito positivo nas suas conversões.  

Faça experimentos com diferentes chamadas de ação e teste imagens diferentes para identificar qual formato entrega a melhor performance.  

No e-mail marketing, você possui ainda mais possibilidades, já que o conteúdo é mais extenso. Experimente diferentes formatos de layout, explore novas abordagens, e acompanhe os resultados!  

Otimize campanhas de recuperação de carrinho abandonado  

Seu consumidor chegou até a última etapa de compra: colocou todos os produtos no carrinho, realizou o cadastro no seu site, preencheu as informações de entrega e, na hora de fazer o pagamento… desistiu! Ou, pior: gerou um boleto de compra, mas acabou não efetuando o pagamento.  

Essa situação não é incomum, e é aí que entra a importância das campanhas de recuperação de carrinho abandonado. Mas, e se você pudesse aumentar a eficiência desse tipo de ação? 

Uma dica é enviar um link de pagamento para o consumidor com todos os detalhes da compra. Essa ferramenta, como o próprio nome sugere, permite que o lojista envie um link que leva o cliente para uma página de pagamento segura.  

Desta forma, ao invés de precisar acessar novamente o site para completar a compra, tudo que o consumidor precisa fazer é escolher a forma como deseja concluir o pagamento – cartão de crédito, cartão de débito, boleto bancário, entre outras – e pronto! Simples e rápido.  

Essa estratégia é muito vantajosa pois simplifica as etapas de compra, tornando a experiência de pagamento agradável e fluída.  

Ofereça a melhor experiência de navegação e compra 

Seu consumidor retornou ao seu site e, desta, vez, está disposto a concluir uma compra. Excelente, não?  

Agora, imagine sua frustração se, ao navegar pelo site, o consumidor se depara com uma série de erros, como carregamento lento e má usabilidade. As chances de desistência aumentam significativamente.  

Por isso, realizar melhorias e otimizações constantes são fundamentais para aumentar a conversão da sua loja virtual.  

Além disso, soluções responsivas para dispositivos móveis também são essenciais: afinal, 77% dos consumidores do e-commerce no Brasil utilizam seus smartphones para realizar compras, segundo levantamento da ecommerceDB.  

A sua loja também deve focar na melhor experiência de pagamento. Um checkout transparente e fluído, com etapas reduzidas e responsivas para dispositivos móveis é uma das chaves para garantir melhores conversões no seu e-commerce. 

Quer saber mais sobre como você pode otimizar suas campanhas de e-commerce remarketing? Confira o artigo: “Otimize campanhas de remarketing com o link de pagamento”! 

Esse texto foi escrito por PagBrasil

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