Aprenda como criar uma Landing Page de alta conversão!

Criar landing page: imagem de uma página de caderno, escrito landing page, sob uma mesa de madeira ao lado de um notebook e uma planta

Você sabe como criar uma Landing Page que desempenhe bem o seu papel de gerar leads?

Se você tem dúvidas para responder a essa pergunta, nós estamos aqui para mostrar como estruturar e planejar uma página de conversão certeira.

Neste post, vamos relembrar conceito de Landing Page, mostrar cinco dicas essenciais para a sua criação e ainda apresentar três ferramentas para dar aquela mãozinha. Preparado? Vem com a gente!

O que é Landing Page

Landing Pages são páginas de destino que tem como principal objetivo transformar um visitante em um lead.

Mas isso não acontece naturalmente. É preciso ter algum conteúdo, material rico ou outra oferta para disponibilizar em troca de informações do usuário que serão deixadas em um formulário.

O conceito é simples, mas na prática saber como criar páginas que realmente atraiam os visitantes e os façam deixar seus dados requer bastante atenção!

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Como criar uma Landing Page de sucesso

Por ser uma página que tem poucos elementos, pode parecer uma missão difícil criá-la de maneira estratégica. Por isso, separamos cinco dicas para ajudá-lo em sua construção.

1. Invista em um layout leve e dinâmico

Quanto tempo uma pessoa está disposta a esperar para que uma página carregue? Asseguramos a você que bem pouco.

Por isso, além de ter um design invejável, garanta que sua Landing Page tenha um layout leve e dinâmico. Cuidado com imagens grandes, scripts pesados e layouts que demoram para carregar.

2. Lembre-se da usabilidade em dispositivos móveis

Como pensar em uma Landing Page realmente efetiva sem falar em usabilidade? O Brasil tem 215 milhões de usuários acessando a Internet via dispositivos móveis, ou seja, as pessoas estão conectadas pelo celular!

Garanta que sua página seja responsiva para não perder um possível lead por culpa de um layout mal estruturado. Avalie, por exemplo, se o usuário precisa rolar a página várias vezes para conseguir compreender a oferta que você está entregando.

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3. Produza conteúdo relevante

Como falamos anteriormente, a Landing Page tem o objetivo de entregar um material, oferta ou conteúdo que é importante para seu público e que está alinhado com a sua estratégia de marketing.

Se alguém chegou até a página é porque estava buscando a solução de algum problema e confiou na marca para resolvê-lo. Por isso, é importante produzir conteúdo de qualidade que faça sentido para o usuário que chegou até você!

O material que você está oferecendo em troca da informação que será deixada no formulário vai agregar valor para o lead ou vai frustrá-lo e prejudicar a percepção que ele tem sobre a marca? Pense nisso!

4. Crie títulos e subtítulos diretos e assertivos

Quando um visitante chega na sua página de captura, não pense que ele vai parar um tempo do dia para ler todas as informações que você colocou na sua página.

O usuário fará um escaneamento passando pelas principais partes da página para decidir se vale a pena permanecer nela ou não.

Então, fique atento às principais partes da Landing Page nas quais seu visitante passará o olho. Toda página de captura merece um título atrativo. Por ser a região de maior destaque, é preciso que ela contenha claramente o objetivo e o benefício a ser oferecido.

Assim como o título, o subtítulo também tem seu papel. Nele, você pode entregar mais algumas informações sobre a oferta principal. Para garantir que o usuário compreenda a sua mensagem, destaque as palavras-chave no decorrer do texto.

5. Faça uma descrição objetiva

Tenha uma descrição na sua Landing Page, mas cuide para que ela seja objetiva e não demande muito tempo do leitor. Destaque as palavras importantes, assim quando o visitante “passar o olho” na página ele facilmente identificará as principais informações.

Um texto convincente é tão importante para a conversão do material quanto um bom design. Para atrair os visitantes e convencê-los a baixar o conteúdo, foque nas vantagens que você tem a oferecer.

O visitante quer saber como a sua oferta resolverá os seus problemas e tornará a sua vida mais fácil. Por isso, na hora de produzir a descrição da sua página, pense sempre sob a perspectiva do visitante.

6. Use Imagens e vídeos para complementar a página

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Essa verdade nunca falha quando se trata de conquistar a atenção dos usuários na Internet. Por isso, use imagens que somem ao título e ao subtítulo, que mostrem visualmente o objetivo da Landing Page.

Os vídeos também são bem-vindos. Quando inseridos em locais estratégicos da página, eles passam a mensagem principal da sua página e atraem a atenção dos visitantes, sem que eles precisem ler todo o texto.

Aposte em vídeos tutoriais ou explicativos, que mostrem a funcionalidade do seu produto, essa é uma ótima maneira de estimular gatilhos mentais e incentivar a conversão.

7. Tenha uma CTA eficiente

Após, criar o conteúdo relevante para o público, escrever um título claro e atrativo e elaborar uma excelente descrição, o próximo passo é fazê-lo preencher o formulário e clicar no botão, certo?

Nesse momento ter uma CTA (chamada para ação) eficiente é essencial. Ela é a cereja do bolo, o arremate final da sua Landing Page.

Apesar de ser um botão simples, ele tem um objetivo crucial – o de mostrar ao usuário o que realmente ele terá acesso. Por isso, separamos algumas dicas rápidas para você criar uma CTA que funciona. São elas:

  • utilize verbos de ação, por exemplo: “compre”, “baixe”, “clique” ou “faça”;
  • mexa com as emoções do seu visitante: “Planeje a viagem dos seus sonhos”;
  • mostre a razão pela qual ele deve fazer aquela ação: “Fale com um consultor”;
  • sempre que possível, use números: “Compre agora e ganhe 50% de desconto” ou “Aumente 20% sua produtividade”.

8. Determine os campos do formulário

Defina quais dados dos visitantes são importantes para o seu objetivo de marketing. Como os visitantes não gostam de passar muitas informações sobre eles, quanto menos campos de preenchimento você solicitar no formulário, maior será a chance de conversão.

Você também deve considerar o tipo da oferta, o perfil do visitante e o estágio do funil que ele se encontra para escolher os dados necessários.

9. Configure uma URL amigável e conecte à página de destino

Ao conectar a sua página de destino ao seu domínio é possível personalizar a URL. A dica aqui é usar a palavra-chave principal e criar uma URL amigável, encurtada que seja mais fácil de entender. Por exemplo: ebook-video-marketing ou kit-templates-redes-sociais.

10. Insira o código de rastreamento

Assim que você criar a sua Landing Page, será preciso adicionar scripts para rastrear os resultados de todo o seu esforço. Para isso, você pode usar o próprio Google Analytics como ferramenta.

Veja o nosso artigo sobre Como usar o Google Tag Manager para rastrear suas ações de marketing digital, nele você aprende a gerar o código de rastreio e inserí-lo na sua página para monitorar os passos do visitante.

11. Defina o Lead Scoring

Lead Scoring é conhecido por ser um sistema de pontuação que se baseia no comportamento e nas características do lead. Por meio dele, você pode gerar uma nota para qualificar o cliente em potencial.

Essas características do lead podem ser definidas pela profissão, região onde mora, gênero, idade, área de atuação etc. Já os dados comportamentais são definidos de acordo com as interações que o usuário teve com a marca no decorrer da jornada de compra.

12. Crie a Thank You Page e o e-mail de confirmação

Parece que acabou, mas ainda não! Recomendamos que você reserve um tempo a mais para criar o e-mail de confirmação do envio das informações e a página de agradecimento pelo download da sua oferta.

Uma boa dica é aproveitar a Thank You Page e incentivar o lead a realizar mais uma conversão, esta segunda oferta pode estar relacionada à primeira ou outra solução para o mesmo problema do usuário.

13. Extra: teste sua Landing Page

Uma Landing Page certeira é aquela que rapidamente mostra seu objetivo. Então, sempre que terminar a sua construção, mostre-a para quem não a conhece durante 5 segundos e peça para que, ao final, a pessoa comente sobre sua oferta.

Se ela responder aquilo que você quer ouvir, ou seja, a proposta de valor da página, isso significa que você seguiu o caminho correto.

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Melhores ferramentas para criar a sua Landing Page

Sabemos que criar uma página de captura do zero é mais complicado. Por isso, separamos três ferramentas que podem ajudar você nesse processo. Confira!

Instapage

O Instapage é uma das ferramentas mais populares de criação de Landing Pages. Tem um plano gratuito e opções de planos pagos ($99/ano).

Por ser drag and drop (arraste e solte) é muito simples de ser utilizado e é recomendado para quem está começando, já que conta com uma interface simples e bastante intuitiva.

Leadpages

Leadpages é a mais conhecida de todas as ferramentas de criação de Landing Page. A diferença está na quantidade de templates disponíveis e na taxa média de conversão.

A ferramenta não tem versão gratuita. Seu plano básico custa $25 e o mais popular $48/mês. Se você tiver budget para investir, o Leadpages pode ser uma boa opção.

Unbounce

Assim como o Instapage, o Unbounce também é uma ferramenta simples de usar. Tem diversos templates disponíveis, além da funcionalidade drag and drop.

Você pode experimentar essa ferramenta durante 30 dias gratuitamente. Seu plano mais básico custa $79/mês.

Saber como criar uma página de captura certeira é o primeiro passo para garantir boas taxas de conversão e, consequentemente, um maior número de leads e oportunidades.

Agora, que você já sabe como criar a sua página de captura, veja também Exemplos de Landing Page de alta conversão para se inspirar!

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