Como desativar comentários no Facebook?

Como desativar comentários no Facebook: imagem de duas mãos segurando um celular com a tela do facebook aberta nos comentários

Saber como desativar comentários no Facebook é essencial para manter uma imagem positiva e o engajamento constante nas redes sociais.

Afinal, a relação entre a marca e o consumidor é delicada. E, saber como lidar com isso é o primeiro passo para mandar bem no gerenciamento de redes sociais.

Mas todos sabemos que manter um relacionamento não é tão fácil assim!

É importante estar sempre à disposição para auxiliar e responder dúvidas ou feedbacks dos consumidores, mesmo eles sendo negativos.

E acredite, os comentários negativos vão surgir eventualmente. Porém, há casos em que alguns comentários passam dos limites, não é mesmo?

Os famosos trolls e haters estão sempre presentes nas redes sociais, portanto, é importante saber como lidar com seus comentários, já que podem prejudicar a imagem da marca perante seus seguidores.

Por isso, fizemos esse post com dicas de como lidar com os comentários negativos e instruções de como desativar comentários no Facebook de uma vez por todas. Fica com a gente para saber mais!

Quais são os tipos de comentários que devem ou não ser desativados ?

Sim, há alguns casos em que não é preciso simplesmente desativar ou apagar um comentário no Facebook, mesmo ele sendo negativo.

Quando o usuário faz uma crítica a alguma atitude da marca que não gostou por exemplo, ou relata uma experiência negativa, ele simplesmente quer ser escutado.

E, apagar seu comentário para manter a reputação da marca deixará as coisas ainda piores, pois ele pode voltar a comentar e reclamar que não foi ouvido ou que teve seu comentário excluído.

Nesses casos, é importante mostrar que você entende o usuário e que está disposto a ajudá-lo, demonstrando maturidade para resolver problemas e a preocupação da marca com seus consumidores.

Se você está se perguntando, então quando deve desativar ou apagar os comentários, veja a seguir a lista que separamos para você!

Podemos citar 4 tipos de comentários que requerem medidas mais graves para com o usuário, seja apagando seu comentário, ou até banindo ele da página. São eles:

  • spam: um dos arqui-inimigos das marcas no meio digital. Spam nada mais são que mensagens excessivas como promoções ou palavras aleatórias que não agregam valor algum para o post;
  • haters: sabe aqueles usuários que atacam a marca com comentários agressivos sem nenhum motivo especial? Eles são os haters;
  • linguagem ofensiva/inadequada: comentários com palavrões, termos obscenos e outras palavras consideradas ofensivas ou inadequadas para o contexto do post, podem ser excluídos a vontade. (Racistas, sexistas e homofóbicos, por exemplo);
  • trolls: os famosos trolls são usuários que tem como propósito gerar discórdia nos posts, degradar outros usuários, criar conflitos, enfim, estão lá para prejudicar a marca.

Como desativar comentários no Facebook: imagem da Fera do desenho a Bela e a Fera com uma frase: haters to the left
Todos eles podem devem ser apagados para não atrapalhar outros usuários – que realmente querem interagir com a marca – e evitar que a imagem da marca seja atrelada a comentários negativos.

Sem mais delongas, vamos então ao passo a passo para desativar comentários no Facebook. Confira!

Como desativar comentários no Facebook passo a passo

Vale ressaltar que você só pode desativar comentários em publicação de grupos em que você é admin ou das suas próprias publicações no grupo.

Vamos ao passo a passo!

Encontre sua publicação no grupo. Toque nos três pontos localizados na parte superior direita do post. Toque na última opção: “Desativar comentários”.

Como desativar comentários no Facebook: imagem das telas do FacebookPronto! Simples, não é mesmo?

Para ativar os comentários novamente, basta voltar aos três pontos e clicar na última opção: “Ativar comentários”.

Como desativar comentários no Facebook: imagem da tela do Facebook
Há outra forma de evitar comentários indesejados na sua página, antes mesmo que eles aconteçam. Dá uma olhada!

Como filtrar comentários na página ?

A configuração para moderar comentários no Facebook pode ser uma boa opção, através dela é possível filtrar conteúdos e palavras específicas.

Confira o passo a passo para utilizá-la!

Entre em sua página do Facebook. Para acessar as configurações pelo celular toque no ícone “Ver como”. No canto superior direito, toque em “Editar página”. Depois, acesse as configurações.

Como desativar comentários no Facebook: imagem das telas do Facebook

Entre em “Geral”. Selecione  a última opção: “Moderação de conteúdo”.

Como desativar comentários no Facebook: imagem das telas do Facebook

Ao chegar em moderação de conteúdo, você pode adicionar um filtro com grau de intensidade média ou forte à sua página, para que o Facebook não permita linguagens ofensivas ou inadequadas na página.

Não só isso, é possível também adicionar com exatidão as palavras específicas que você não quer que apareçam em publicações e comentários da página.

Como desativar comentários no Facebook: imagem da tela do Facebook

Pronto! Dessa forma, você pode filtrar sua página de forma personalizada para comentários e publicações específicas.

4 dicas para lidar com comentários negativos

Agora, que você aprendeu como desativar comentários pela plataforma, veja também 4 dicas de como lidar com comentários negativos referentes a uma experiência ruim dos usuários. Acompanhe!

Responda o feedback no privado

Umas das formas de evitar comentários negativos e recorrentes, é resolvendo cada problema de maneira individual através do inbox (por mensagem direta).

Essa opção é ótima para que o consumidor possa explicar melhor o que aconteceu e você consiga dar a devida atenção ao tema.

Mas lembre-se de responder o comentário na publicação também, para que outros usuários não tenham uma má impressão da marca.

Demonstre interesse em resolver o problema do usuário

É preciso saber como responder às críticas dos usuários. Apenas comentar que entende a situação não será o suficiente.

Proponha uma solução, tente entender a dor do consumidor, demonstrando que realmente quer ajudá-lo.

Responda o comentário o mais rápido possível

Assim que visualizar um comentário do tipo, responda o mais rápido que puder. Se o usuário chegou ao ponto de reclamar nos comentários é provável que esteja impaciente e infeliz.

Só de responder o comentário você tranquiliza o usuário, pois ele sabe que notaram seu problema e ele está sendo resolvido.

Tenha empatia

O clássico “se coloque no lugar do outro” se aplica, e muito bem, aos consumidores e a marca. Entender o que o consumidor realmente quer pode ser uma tarefa difícil e exige empatia para lidar com a situação da melhor forma.

Portanto, procure se colocar no lugar no consumidor, para entender melhor a situação em que ele se encontra.

E aí, gostou do post? Esperamos ter ajudado você a desativar comentários no Facebook e manter uma boa gestão da FanPage.

Lembre-se que há diversas outras ações que você pode tomar para manter seus seguidores engajados e satisfeitos.

Uma delas é através da criação de grupos de Facebook. Eles podem ser uma ótima opção para manter uma relação positiva com seus seguidores!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados