Saber como desativar comentários no Facebook é essencial para manter uma imagem positiva e o engajamento constante nas redes sociais.
Afinal, a relação entre a marca e o consumidor é delicada. E, saber como lidar com isso é o primeiro passo para mandar bem no gerenciamento de redes sociais.
Mas todos sabemos que manter um relacionamento não é tão fácil assim!
É importante estar sempre à disposição para auxiliar e responder dúvidas ou feedbacks dos consumidores, mesmo eles sendo negativos.
E acredite, os comentários negativos vão surgir eventualmente. Porém, há casos em que alguns comentários passam dos limites, não é mesmo?
Os famosos trolls e haters estão sempre presentes nas redes sociais, portanto, é importante saber como lidar com seus comentários, já que podem prejudicar a imagem da marca perante seus seguidores.
Por isso, fizemos esse post com dicas de como lidar com os comentários negativos e instruções de como desativar comentários no Facebook de uma vez por todas. Fica com a gente para saber mais!
Quais são os tipos de comentários que devem ou não ser desativados ?
Sim, há alguns casos em que não é preciso simplesmente desativar ou apagar um comentário no Facebook, mesmo ele sendo negativo.
Quando o usuário faz uma crítica a alguma atitude da marca que não gostou por exemplo, ou relata uma experiência negativa, ele simplesmente quer ser escutado.
E, apagar seu comentário para manter a reputação da marca deixará as coisas ainda piores, pois ele pode voltar a comentar e reclamar que não foi ouvido ou que teve seu comentário excluído.
Nesses casos, é importante mostrar que você entende o usuário e que está disposto a ajudá-lo, demonstrando maturidade para resolver problemas e a preocupação da marca com seus consumidores.
Se você está se perguntando, então quando deve desativar ou apagar os comentários, veja a seguir a lista que separamos para você!
Podemos citar 4 tipos de comentários que requerem medidas mais graves para com o usuário, seja apagando seu comentário, ou até banindo ele da página. São eles:
- spam: um dos arqui-inimigos das marcas no meio digital. Spam nada mais são que mensagens excessivas como promoções ou palavras aleatórias que não agregam valor algum para o post;
- haters: sabe aqueles usuários que atacam a marca com comentários agressivos sem nenhum motivo especial? Eles são os haters;
- linguagem ofensiva/inadequada: comentários com palavrões, termos obscenos e outras palavras consideradas ofensivas ou inadequadas para o contexto do post, podem ser excluídos a vontade. (Racistas, sexistas e homofóbicos, por exemplo);
- trolls: os famosos trolls são usuários que tem como propósito gerar discórdia nos posts, degradar outros usuários, criar conflitos, enfim, estão lá para prejudicar a marca.
Todos eles podem devem ser apagados para não atrapalhar outros usuários – que realmente querem interagir com a marca – e evitar que a imagem da marca seja atrelada a comentários negativos.
Sem mais delongas, vamos então ao passo a passo para desativar comentários no Facebook. Confira!
![banner-teste-grátis-mlabs imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs](https://mlabs-wordpress-site.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2021/04/banner-teste-grC3A1tis-mlabs.png)
Como desativar comentários no Facebook passo a passo
Vale ressaltar que você só pode desativar comentários em publicação de grupos em que você é admin ou das suas próprias publicações no grupo.
Vamos ao passo a passo!
Encontre sua publicação no grupo. Toque nos três pontos localizados na parte superior direita do post. Toque na última opção: “Desativar comentários”.
![Como desativar comentários no Facebook 1 Como desativar comentários no Facebook: imagem das telas do Facebook](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2019/11/26112409/como-desativar-comentarios-no-facebook-1.jpg)
Pronto! Simples, não é mesmo?
Para ativar os comentários novamente, basta voltar aos três pontos e clicar na última opção: “Ativar comentários”.
![Como desativar comentários no Facebook 2 Como desativar comentários no Facebook: imagem da tela do Facebook](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2019/11/26112705/como-desativar-comentarios-no-facebook-2.jpg)
Há outra forma de evitar comentários indesejados na sua página, antes mesmo que eles aconteçam. Dá uma olhada!
Como filtrar comentários na página?
A configuração para moderar comentários no Facebook pode ser uma boa opção, através dela é possível filtrar conteúdos e palavras específicas.
Confira o passo a passo para utilizá-la!
Entre em sua página do Facebook. Para acessar as configurações pelo celular toque no ícone “Ver como”. No canto superior direito, toque em “Editar página”. Depois, acesse as configurações.
![Como desativar comentários no Facebook 3 Como desativar comentários no Facebook: imagem das telas do Facebook](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2019/11/26113016/como-desativar-comentarios-no-facebook-3.jpg)
Entre em “Geral”. Selecione a última opção: “Moderação de conteúdo”.
![Como desativar comentários no Facebook 4 Como desativar comentários no Facebook: imagem das telas do Facebook](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2019/11/26113235/como-desativar-comentarios-no-facebook-4.jpg)
Ao chegar em moderação de conteúdo, você pode adicionar um filtro com grau de intensidade média ou forte à sua página, para que o Facebook não permita linguagens ofensivas ou inadequadas na página.
Não só isso, é possível também adicionar com exatidão as palavras específicas que você não quer que apareçam em publicações e comentários da página.
![Como desativar comentários no Facebook 4 Como desativar comentários no Facebook: imagem da tela do Facebook](https://s3.amazonaws.com/mlabs-s3-blog/wp-content/uploads/2019/11/26113446/como-desativar-comentarios-no-facebook-5.jpg)
Pronto! Dessa forma, você pode filtrar sua página de forma personalizada para comentários e publicações específicas.
![Kit-planejamento-campanha-redes-sociais-nicho-mercado-mlabs imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais](https://mlabs-wordpress-site.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2020/04/Kit-planejamento-campanha-redes-sociais-nicho-mercado-mlabs.png)
4 dicas para lidar com comentários negativos
Agora, que você aprendeu como desativar comentários pela plataforma, veja também 4 dicas de como lidar com comentários negativos referentes a uma experiência ruim dos usuários. Acompanhe!
Responda o feedback no privado
Umas das formas de evitar comentários negativos e recorrentes, é resolvendo cada problema de maneira individual através do inbox (por mensagem direta).
Essa opção é ótima para que o consumidor possa explicar melhor o que aconteceu e você consiga dar a devida atenção ao tema.
Mas lembre-se de responder o comentário na publicação também, para que outros usuários não tenham uma má impressão da marca.
Demonstre interesse em resolver o problema do usuário
É preciso saber como responder às críticas dos usuários. Apenas comentar que entende a situação não será o suficiente.
Proponha uma solução, tente entender a dor do consumidor, demonstrando que realmente quer ajudá-lo.
Responda o comentário o mais rápido possível
Assim que visualizar um comentário do tipo, responda o mais rápido que puder. Se o usuário chegou ao ponto de reclamar nos comentários é provável que esteja impaciente e infeliz.
Só de responder o comentário você tranquiliza o usuário, pois ele sabe que notaram seu problema e ele está sendo resolvido.
Tenha empatia
O clássico “se coloque no lugar do outro” se aplica, e muito bem, aos consumidores e a marca. Entender o que o consumidor realmente quer pode ser uma tarefa difícil e exige empatia para lidar com a situação da melhor forma.
Portanto, procure se colocar no lugar no consumidor, para entender melhor a situação em que ele se encontra.
E aí, gostou do post? Esperamos ter ajudado você a desativar comentários no Facebook e manter uma boa gestão da FanPage.
Lembre-se que há diversas outras ações que você pode tomar para manter seus seguidores engajados e satisfeitos.
Uma delas é através da criação de grupos de Facebook. Eles podem ser uma ótima opção para manter uma relação positiva com seus seguidores!