Como criar evento no Facebook? 5 dicas para essa estratégia dar certo!

evento no facebook

Você já sabe que eventos no Facebook são um recurso de marketing valioso, certo? Eles permitem divulgar mais do que eventos tradicionais, mas atividades – que podem ou não ser presenciais – para um grande número de pessoas! E, o mais legal, te ajudam a atrair gente qualificada.

Então, para aproveitar isso, saber como criar um evento no Facebook é fundamental par você.

E, claro, não adianta criar o evento e sair correndo #obviedades. É preciso estratégia e ações específicas para divulgar seu evento e conquistar a participação dos usuários!

Se você quer se aprofundar no assunto, leia esse post até o final! Além de te dar um passo a passo de como criar evento no Facebook, vamos te dar boas dicas de para ajudar a bombar com o público no Face!

Bora?

Como criar evento no Facebook?

O Facebook permite criar eventos privados e públicos. Os dois modelos têm um processo de criação bastante similar – a  diferença é que você precisará selecionar a opção “privado” ou “público” na hora de configurar o evento. Fora isso, é bem #deboa mesmo.

Para criar seu evento no Facebook, siga os passos:

Passo 1. Do seu perfil, acesse o feed de notícias e clique em “Eventos” no menu que fica na lateral esquerda.

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Passo 2. Clique no botão “+ Criar evento”. Escolha se quer um evento público ou privado. No primeiro passo, todos poderão ver o evento e procurá-lo, mesmo que não curtam a sua Fanpage. No segundo, somente convidados terão acesso ao evento.

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Passo 4. Configure as informações do evento inserindo local, nome, data, hora e descrição. Se preferir, acrescente um vídeo ou uma foto, categoria e frequência.

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Passo 5. Digite as palavras-chave do evento – opção válida se ele for público. Elas o direcionarão para pessoas interessadas no assunto. Esse processo é feito na mesma tela apresentada anteriormente. Basta dar um scroll para baixo.

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Passo 6. Selecione as pessoas autorizadas a editar e publicar no evento. Assim que terminar, pressione o botão “Criar”. A partir disso, você será redirecionado para o local gerado e poderá convidar pessoas, adicionar imagens, carregar fotos, compartilhar informações etc.

Agora, você já sabe como criar um evento público ou privado no Facebook. Massss, também é preciso atrair muitos participantes, certo?

Veja então como aumentar a adesão das pessoas por lá!

Como ter mais participantes em um evento do Facaebook? 5 dicas para chegar lá

Durante a criação de um evento no Facebook, existem algumas boas práticas que estimulam a adesão de mais pessoas. Além de deixá-lo como público, é importante seguir as orientações que daremos abaixo. Veja!

1. Adicione descrições e outros detalhes para otimizar o evento

O esperado é que o evento tenha o máximo de visibilidade possível para atrair um grande número de interessados. Para isso, algumas estratégias precisam ser adotadas. A primeira delas é a inserção de palavras-chave.

O objetivo é usar termos que provavelmente serão pesquisados pelos usuários na barra de pesquisa. Por exemplo, se você tiver uma loja de artigos esportivos, pode colocar como palavras-chave: tênis, moda esportiva, acessórios fitness, roupa esportiva etc.

Mas, você não precisar ir no adivinhômetro pra escolher essas palavras. Tem ferramentas bem legais, grátis até, pra fazer esse tipo de pesquisa. O Ubbersugest e o Planejador de Palavras-chave do Google Ads, são algumas boas escolhas.

Além disso, lembre-se de fazer uma descrição atraente para o evento, que chame a atenção e convença quem chega na página de que vale a pena marcar presença.

Por fim, adicione uma categoria relevante para aumentar a chance de exibição do evento para as pessoas certas. Essa estratégia mais as palavras-chave trarão resultados significativos.

2. Atualize o evento com frequência

Um evento sem atualização desmotiva os interessados. Por isso, aposte em publicações constantes, que estimulem o engajamento e a curiosidade de quem marcou que vai participar. Informe sobre como está a preparação, reforce as informações básicas, notifique sobre quantas pessoas já confirmaram presença e mais.

Para fortalecer a estratégia, compartilhe as atualizações na página principal. Assim, quem ainda desconhece a iniciativa passa a saber dela e tem a chance de se engajar também. Com isso, a tendência é que o evento apareça nos feeds de amigos e outras pessoas relacionadas, o que gera um aumento da visibilidade.

3. Use hashtags

Seu evento foi divulgado nas contas do Twitter e do Instagram? Use e abuse das hashtags por lá! Essa é uma forma de aumentar a participação e despertar o interesse de mais pessoas.

Alguns exemplos a serem utilizados são #NomedoEvento, #Novidade, #LocaldoEvento, #webinar, #networking e por aí vai — tudo depende do caso.

Aqui na mLabs, recomendamos até 5 hashtags, tendo sempre uma oficial do evento, uma de localização, uma de assunto, interesse do público, etc.

4. Convide amigos

A etapa anterior à promoção do evento é a de buscar amigos e convidá-los a participar.

Muitos inscritos são sua melhor prova social, um gatilho mental precioso no marketing digital. Sabe quando Quando “todo mundo” faz algo, menos você? Bom, ninguém quer ficar “de fora” de algo tão cool.

Assim, mais pessoas tendem a prestar atenção só porque há uma adesão grande de usuários.

Então, antes de começar a promover seu evento, convide as pessoas que conhece e espere elas aceitarem. Aos poucos, o número de interações deve aumentar. Se possível, crie anúncios para promover o evento. O objetivo é impactar a pessoas de um perfil específico, que tendem a ter mais interesse no evento.

5. Impulsione o evento criado no Facebook

A ideia, nesse caso, é fazer do evento um anúncio. Esse processo aumenta o reconhecimento e contribui até para conseguir mais respostas no Facebook. Além disso, você poderá segmentar o público, definir um orçamento e colocar uma descrição para chegar às pessoas certas.

Para impulsionar o evento, basta seguir as etapas:

  • clique em “Impulsionar evento” na página de eventos;
  • selecione “Alcance mais pessoas”;
  • determine o público com base em idade, gênero, interesses e local, ou para as pessoas que curtiram sua fanpage e seus amigos;
  • defina o orçamento e a programação;
  • pressione o botão “Impulsionar”.

Se quiser aumentar a venda de ingressos, o procedimento é o mesmo. No entanto, em vez de escolher “Alcance mais pessoas”, opte por “Aumente a venda de ingressos”.

Depois disso, execute campanhas de remarketing com o público personalizado. Você pode segmentar para aqueles que definiram que estão interessados ou vão comparecer ao evento.

Se optar pelos que têm vontade de participar, selecione a opção “Criar um público personalizado” e selecione “Envolvimento”.

Em seguida, escolha “Pessoas que responderam que estão interessadas” e o evento atual. Essa opção será direcionada às pessoas que visualizaram e se engajaram com o conteúdo, mas não confirmaram presença. Assim, o evento as seguirá e você tem uma chance maior de aumentar o público.

Conclusão

Ficou claro que criar um evento no Facebook é simples, certo?

Seguindo as dicas que repassamos, você conseguirá fazer esse procedimento e ainda atrair um público grande, que fortalecerá a reputação e até as vendas do seu negócio.

Agora que você já sabe como criar um evento de sucesso no Facebook, que tal entender mais como criar conteúdos estratégicos para mídias sociais? Se liga nessa aula incrível – e gratuita – sobre Planejamento de Conteúdo para Mídias Sociais!

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