Como colocar o link do Whatsapp no Instagram em 4 passos!

Como colocar link do Whatsapp no Instagram: na arte está retratado um celular com o logo do Instagram dentro, saindo da tela, sob o logo do Instagram, está o logo do Whatsapp.

Você sabia que é possível direcionar o seu público direto da rede social para uma conversa no aplicativo de mensagem? Basta saber como colocar o link do Whatsapp no Instagram e aproveitar a integração para gerar vendas.

A conta corporativa do Instagram é uma ótima ferramenta para divulgar produtos e serviços de uma marca e engajar o público, enquanto o Whatsapp facilita as negociações, humaniza o atendimento e consolida o relacionamento entre empresa e clientes. Agora imagina unir o útil ao agradável!

Além de converter leads em novos contatos, esse recurso aumenta o potencial de vendas e diminui a jornada de compra do cliente, em dois cliques ele já está “mandando um zap” para você. 

E o melhor de tudo é que é super fácil de configurar!

Antes de mais nada, é importante que a marca tenha uma conta no Whatsapp Business, uma versão do aplicativo voltado para perfis corporativos. Com ela fica melhor e mais fácil aproveitar todos os benefícios dessa integração.

Se a sua marca já tem uma conta no Whatsapp Business, basta seguir o passo a passo abaixo para colocar o link do Whatsapp no Instagram.

Há diferentes modos de se fazer um link para o número do Whatsapp. O método mais direto é utilizar um recurso próprio do aplicativo para gerar um link de conversa.

Para isso, é só acrescentar o número de telefone da empresa com o código do país (no Brasil é 55) e o DDD sem o zero ao final da url a seguir:

https://api.whatsapp.com/send?phone=

Como exemplo, vamos considerar que o telefone da empresa seja 11 999999999. O link ficará da seguinte forma:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999999999

Uma alternativa mais amigável do próprio Whatsapp para o link acima é substituí-lo pela expressão “wa.me”, seguido do código do país, DDD e número de telefone, como no exemplo abaixo:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5511999999999

Ao acessar qualquer um desses links de um computador, abrirá uma página de redirecionamento igual a da imagem abaixo:

Como colocar link do Whatsapp no Instagram: a arte é um print da tela do Web Whatssap que aparece assim que você coloca o endereço no navegador do seu computador, a mensagem que está presente é "Converse com número do telefone da pessoa" e há um botão com "Iniciar Conversa".

Para iniciar a conversa pelo computador, o usuário precisará estar conectado no Web Wathsapp. Agora, caso acesse pelo celular, o aplicativo abrirá automaticamente uma conversa com o número informado.

Como o Instagram normalmente é acessado pelo celular, o link abrirá diretamente no aplicativo do Whatsapp. Portanto, disponibilizá-lo nessa rede social é uma grande oportunidade de converter leads e aumentar as vendas.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

Existem outras formas interessantes para criar esse link. O diferencial dessas alternativas é não precisar decorar a url acima, o que pode facilitar no dia a dia, principalmente se você gerencia diferentes contas ao mesmo tempo.

Outra vantagem é facilitar a possibilidade de criar uma mensagem personalizada que o usuário poderá enviar ao acessar o link. Assim, você poderá identificar quais e quantas pessoas entraram em contato a partir do link no Instagram.

Esse é um bom recurso para analisar as métricas de engajamento e conversão dessa mídia social.

Confira outras ferramentas para criar um link no Whatsapp:

  • JivoChat: ao acessar a página dessa ferramenta, basta preencher os campos de e-mail, número de telefone com DDD e mensagem personalizada. Depois, clicar em “Gerar Link do WhatsApp”, como na imagem abaixo, e então copiar o link gerado;
Como colocar link do Whatsapp no Instagram: a imagem é um relatório da Jivo com informações necessárias para criar o link para o Whatssap. Pede-se para colocar as seguintes informações: "digite o seu endereço de e-mail", "digite seu número de telefone" e "mensagem personalizada", no final há um botão verde com "Gerar Link do WhatsApp".
  • Marketex: ao acessar a ferramenta do Maketex, é só preencher o número de telefone, após o código do país e DDD, e a mensagem personalizada, como indicado na imagem a seguir. Depois de clicar em “Gerar link”, aparecerá uma tela com o link gerado. O diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de já copiar a url encurtada;
Como colocar link do Whatsapp no Instagram: na imagem um relatório para preencher com "número do celular" e "mensagem (opcional", também há um botão roxo com "Gerar Link".
  • Whats.link: essa ferramenta tem o diferencial de já criar um link encurtado e personalizado, além de indicar o nome e tipo de negócio. Para criar o link com essa ferramenta, é preciso preencher, no site do aplicativo, os campos de nome da marca, país, número com DDD, descrição, mensagem e o link personalizado.
Como colocar link do Whatsapp no Instagram: na imagem um formulário com espaços que devem ser respondidos pelo usuário, pergunta-se "Nome do seu negócio", "Número do Whatsapp", "Descreva o seu negócio (Opcional)", "Mensagem (opcional)" e um botão verde com "Gerar link".

2. Deixando a URL mais amigável 

Tanto pelo recurso direto do aplicativo quanto pelas ferramentas alternativas, os links gerados para a conversa no Whatsapp não são amigáveis, por serem longos e pouco atraentes. E isso pode prejudicar a conversão de leads, fazendo com que o usuário desista de acessar o link.

Além disso, os links gerados possuem o número de telefone da empresa exposto na url, e muitas marcas preferem divulgá-lo apenas para os potenciais clientes e contatos que têm real interesse em conversar e obter informações sobre produtos.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Por isso, o segundo passo para colocar o link do Whatsapp no Instagram é transformá-lo em uma url mais amigável antes de divulgá-lo no perfil da rede social.

O próprio Whatsapp possui uma alternativa mais curta do link de conversa, como mencionado no primeiro passo. Contudo, o número da empresa continua exposto na url.

Confira algumas ferramentas para encurtar links e ocultar o número de telefone, tornando a url mais amigável e atraente:

  • TinyURL: basta acessar o site e colar o link completo no campo indicado. Se preferir, você pode criar um link personalizado. Depois de clicar em “Make TinyURL!”, é só copiar o link gerado;
  • Bitly: é um dos encurtadores mais utilizados. Ao acessar o site da ferramenta, insira o link original, clique em “Shorten”, como na figura abaixo, e copie a URL encurtada;
  • mLabs: se você é usuário da mLabs, há disponível uma ferramenta própria para encurtar links na plataforma de produção de conteúdo para as redes sociais. É o primeiro botão do lado inferior no espaço voltado para a produção textual, como indicado pelo círculo vermelho na imagem.
Como colocar link do Whatsapp no Instagram: a imagem mostra um print da tela interna da plataforma da mLabs dando destaque para a função de encurtar link que fica no canto esquerdo, na parte reservada para escrever a legenda da arte que será publicada na rede social.

3. Colocando a URL no perfil do Instagram 

Agora que você já sabe criar o link que leva o cliente direto para o aplicativo de mensagem e também torná-lo mais curto e amigável, é a hora de aprender como colocar o link do Whatsapp no Instagram.

Abra o Instagram e faça o login na sua conta, clique na foto do perfil e depois no botão “Editar perfil”. Se fizer pelo computador, clique em “Configurações” antes. Então, no campo “Site”, insira a url amigável.

Depois de salvar as alterações, o perfil do Instagram ficará com o link abaixo do nome do seu perfil.

Simples? Se esse procedimento fosse uma música, seria a canção “Fácil”, da banda Jota Quest.

Mas não acaba por aí. Apenas colocar o link do Whatsapp no Instagram não basta para aumentar a conversão. É fundamental informar o seu público que é possível entrar em contato com a marca ao clicar no link disponível na bio, e que a equipe está pronta para atendê-lo.

Crie, por exemplo, uma publicação diferente para isso e também faça posts nos stories da marca. Assim, quando os seguidores quiserem “mandar um zap” para a empresa, a fim de adquirir um produto ou em busca de alguma informação, já saberão que basta acessar o link disponível no perfil do Instagram.

E você ainda pode aproveitar o aumento de conversões que esse recurso irá gerar para potencializar sua capacidade de venda e diminuir a jornada de compra de seus clientes.

Como sugerimos no início desse artigo, o Whatsapp possui muitas ferramentas interessantes para a conta corporativa. Uma delas é a divulgação de um catálogo de produtos da marca, o que pode incentivar e acelerar a decisão de compra. 

Incrível, né? Para saber mais, acesse o seguinte conteúdo: Como fazer catálogo no WhatsApp e vender mais?

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