Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Post flopado? Nunca mais! Como aumentar o alcance orgânico no Instagram

    Instagram
    4 de novembro de 2024
    Post flopado? Nunca mais! Como aumentar o alcance orgânico no Instagram
    Avatar de Lucas Amaral

    Por

    Lucas Amaral

    Publicado em

    4 de novembro de 2024

    Sumário:

    Você cria um post no Instagram com todo o carinho. Elabora uma legenda super criativa e uma arte incrível. Mas, depois de colocado no ar, ele simplesmente parece desaparecer no feed dos seus seguidores.

    Pois é, todo social media já passou por isso. O problema do alcance orgânico vem da época em que era moda colocar “em um relacionamento complicado” no Facebook.

    Dados recentes trazem notícias duras para os profissionais da área: a cada ano, o alcance orgânico do Instagram cai 18% (Sociainsider, 2024). Daí surgem várias teorias que vão desde que as redes querem obrigar quem posta a pagar pelas visualizações à queda de views devido ao Mercúrio Retrógado.

    Vamos com calma, jovem padawan, sabemos como isso pode ser frustrante. A boa notícia é que, com o tempo, foi possível compreender melhor a dinâmica do Instagram e aplicar algumas táticas para fazer com que as postagens cheguem a mais pessoas.

    Com as estratégias certas e algumas ferramentas ninja no seu arsenal, você pode virar o jogo e fazer seus posts bombarem no feed dos seus seguidores. Bora descobrir como dar aquele upgrade no seu alcance orgânico e mostrar o poder do seu conteúdo para o mundo?

    O que é alcance orgânico?

    Alcance orgânico é o número de pessoas que visualizam seu conteúdo nas redes sociais de forma natural. Ou seja, sem a necessidade de investir em anúncios pagos. É a visibilidade que seu post recebe por meio de interações e compartilhamentos espontâneos.

    Como os algoritmos sociais são baseados em interações, quanto mais elas ocorrem, maior é o seu alcance orgânico.

    Oficialmente, leva em conta o percentual de seguidores alcançados com uma publicação. Porém, o sonho é fazer com que os likes, compartilhamentos e comentários façam com que chegue a novas pessoas.

    Aliás, a tendência de levar aos usuários novos conteúdos e fomentar conexões com estranhos é, inclusive, um movimento natural das redes sociais, especialmente depois que o TikTok mostrou as garrinhas pela internet.

    Em 2024, o alcance orgânico do Instagram gira em torno de 12,5% (Social Status, 2024). Isso quer dizer que, se você tem 100 seguidores, o seu conteúdo chega, em média, a 12 pessoas.

    Infográfico: alcance orgânico do Instagram.
    Fonte: Social Status, 2024

    Qual é a diferença entre alcance e impressões?

    Chegou a hora de desfazer uma confusão comum no mundo do Instagram: a diferença entre alcance e impressões. À primeira vista, esses dois termos podem parecer a mesma coisa. Mas não se deixe enganar, eles têm significados bem diferentes:

    • Alcance: é o número de pessoas únicas que viram o seu post. Ou seja, se 100 pessoas diferentes visualizaram sua postagem, seu alcance será de 100.
    • Impressões: é o número total de vezes que o post foi visto. Isso significa que se uma pessoa viu o seu post cinco vezes, você terá 5 impressões, mas o alcance ainda será de 1.

    No final, tanto o alcance quanto as impressões são importantes para avaliar o desempenho de suas postagens.

    • Quer saber qual é a média da taxa de engajamento do seu nicho no Brasil? Então acesse o mLabs Índice!

    Qual é a importância do alcance orgânico no Instagram?

    Ah, o alcance orgânico! Esse é o ouro dos profissionais de social media, porque significa que seu conteúdo está voando alto sem você precisar gastar seu precioso orçamento.

    Quando alguém vê seu post sem que você pague para ele aparecer, isso significa que o algoritmo achou seu conteúdo relevante. 

    E quanto mais gente interagir de forma natural, mais o Instagram vai mostrar seu post para outros seguidores — e talvez até para quem ainda não te conhece. É quase como um ciclo virtuoso de likes e comentários!

    Além disso, investir no alcance orgânico significa que você está apostando no engajamento a longo prazo. Afinal, ninguém quer depender só de anúncios, né? Quanto mais visibilidade orgânica, mais você consolida a presença da sua marca e cria uma base sólida de fãs que realmente se importam com o que você tem a dizer.

    No fim das contas, o alcance orgânico é como plantar sementes: com o tempo, você colhe frutos.

    Quais são os motivos que levam à queda do alcance orgânico no Instagram?

    O alcance orgânico caiu? Opa, não se desespere! Isso acontece com todo mundo. Mas para dar aquela reviravolta no jogo, é importante entender o porquê dessa queda.

    Mudanças no algoritmo

    Ah, o famoso (e misterioso) algoritmo do Instagram. Ele adora mexer as peças do tabuleiro. Uma hora seu conteúdo está bombando, na outra ele cai no esquecimento.

    O problema é que, frequentemente, o Instagram aumenta ou reduz o peso de alguns fatores considerados para distribuir o conteúdo, fazendo com que as melhores táticas mudem.

    Mas, normalmente, o algoritmo prioriza o que é relevante para os usuários, ou seja, quanto mais engajamento seu post gerar nos primeiros minutos, maior a chance dele ser entregue para mais pessoas. Então, se o engajamento caiu, o alcance também vai junto, em um efeito dominó.

    Aumento da concorrência no feed

    Cada vez mais criadores de conteúdo, marcas e influencers estão lotando o feed. Com tanta coisa rolando, fica difícil se destacar.

    A verdade é que a queda do alcance orgânico é algo natural. Afinal, a tendência é que as pessoas sigam cada vez mais pessoas e marcas. Ou seja, mais gente disputando o mesmo espaço.

    Falta de consistência nas postagens

    Se você postar uma vez por mês e depois sumir, não adianta chorar pelo alcance perdido. O Instagram adora consistência! 

    Quanto mais você aparece por lá, mais o algoritmo entende que você está ativo e pronto para engajar. Ou seja, sumir das redes é praticamente um convite para seu alcance despencar.

    Menos interações com os seguidores

    Curtidas, comentários, compartilhamentos. Esses itens são o combustíveis do alcance orgânico. 

    Se a interação com seus posts diminuir, o Instagram entende que seu conteúdo não está tão relevante assim. Resultado? O alcance vai lá pra baixo.

    Como ver o alcance orgânico no Instagram?

    Para ver o alcance orgânico no Instagram, siga os seguintes passos:

    1. Acesse seu perfil comercial ou de criador no Instagram;
    2. Clique no post que deseja analisar;
    3. Toque no ícone de reticências (…) no canto superior direito do post;
    4. Clique em “Insights”;
    5. Nas métricas exibidas, o alcance estará indicado como “Alcance”, mostrando o número total de contas únicas que visualizaram o post juntamente às impressões..

    Essas métricas estão disponíveis para cada post individual.

    Como calcular a taxa de alcance orgânico (TAO) no Instagram?

    A taxa de alcance orgânico (TAO) no Instagram é uma métrica que indica a porcentagem dos seus seguidores que visualizaram seu conteúdo de forma orgânica. Geralmente, é utilizada para avaliação geral dos posts durante um determinado período.

    Mas, afinal, como calcular a taxa de alcance orgânico no Instagram? Saber calcular essa métrica ajuda a entender se suas estratégias estão realmente funcionando ou se precisam de ajustes.

    A fórmula mágica é simples: 

    Taxa de Alcance Orgânico (TAO) = (Alcance Orgânico / Total de Seguidores) × 100

    Parece complicado? Relaxa, vamos dar um exemplo prático. Se você tem 10.000 seguidores e uma de suas postagens alcançou 2.000 pessoas de forma orgânica, a sua TAO para esse post seria de 20%. Moleza, né?

    A importância de acompanhar essa métrica ao longo do tempo é que ela te dá insights sobre como o algoritmo está reagindo ao seu conteúdo. 

    Se sua TAO começar a cair, pode ser um sinal de que está na hora de repensar a sua estratégia, talvez diversificar o conteúdo ou postar em horários diferentes.

    Como calcular o crescimento do alcance orgânico?

    Outra métrica importante para social medias é o crescimento do alcance orgânico. Realizar esse cálculo é uma maneira de entender se suas estratégias de conteúdo estão funcionando ao longo do tempo. Para isso, você precisa comparar o alcance orgânico de diferentes períodos e analisar a variação percentual.

    A fórmula básica é:

    Crescimento do Alcance Orgânico (%) = [(Alcance Orgânico no Período Atual – Alcance Orgânico no Período Anterior) / Alcance Orgânico no Período Anterior] × 100

    Por exemplo, se no mês passado seu alcance orgânico foi de 5.000 e, neste mês, subiu para 6.500, o cálculo seria:

    Crescimento (%) = [(6.500 – 5.000) / 5.000] × 100 = 30%

    Esse aumento indica que as suas ações de otimização, como frequência de postagens e engajamento, estão gerando resultados positivos.

    O que é um bom alcance orgânico no Instagram?

    Você pode estar se perguntando: “Mas o que é considerado um bom alcance orgânico no Instagram?”. A resposta pode não ser tão satisfatória, pois é o famoso “depende”.

    Em geral, se sua taxa de alcance orgânico está entre 10% e 20%, você está arrasando! Isso significa que uma boa parte dos seus seguidores está vendo seu conteúdo de forma natural, sem precisar de anúncios pagos. M

    as, como nem tudo são flores, a realidade é que muitos perfis acabam com taxas menores, entre 5% e 10%, especialmente com tantas mudanças no algoritmo e a concorrência cada vez maior no feed.

    A dica aqui é fazer uma análise do seu próprio nicho. Cada setor tem um desempenho diferente, então vale a pena dar aquela espiada nos concorrentes e ver como eles estão se saindo. 

    Isso ajuda a entender o que é um “bom” alcance orgânico para o seu contexto. E lembre-se: sempre compare com perfis de tamanho similar, assim você tem uma noção mais realista.

    Como aumentar o alcance orgânico no Instagram?

    Agora que a gente já entendeu o que pode derrubar o alcance orgânico, é hora de falar sobre o que realmente interessa: como fazer ele decolar. 

    Compreensão do público

    Primeira regra do Instagram: conheça o seu público! Nada de postar no escuro. Saber quem são seus seguidores, o que eles curtem e como eles interagem é essencial para criar conteúdos que realmente vão chamar a atenção. 

    Faça enquetes, analise os comentários, veja o que funciona e o que não funciona. É como um detetive investigando o que faz seus seguidores clicarem no coraçãozinho.

    Frequência das postagens

    Não adianta postar uma vez por semana e esperar um milagre. O Instagram gosta de perfis ativos, então mantenha uma frequência regular. 

    Mas cuidado para não exagerar. Ninguém quer ser aquele amigo que posta a cada cinco minutos.

    Então, qual é a solução? Cada público possui seus próprios hábitos, então é preciso compreender as características da sua própria audiência. Ou seja, avaliar os dados para verificar qual é a frequência ideal.

    Escolha dos melhores horários para postar

    Postar na hora certa pode fazer toda a diferença. Não adianta jogar aquele post incrível no ar quando seus seguidores estão dormindo.

    Analise os horários de maior engajamento e programe suas postagens para quando sua audiência estiver online e pronta para interagir.

    Variedade nos tipos de post

    Só postar foto? Que tal diversificar? O Instagram oferece várias opções: carrosséis, Reels, Stories, IGTV… Cada formato tem seu apelo, e testar diferentes tipos de conteúdo pode aumentar seu alcance.

    Análise de concorrentes

    Olho nos concorrentes! Não para copiar, claro, mas para aprender o que está funcionando com eles. 

    O que está engajando no perfil daquele concorrente que tem uma audiência parecida com a sua?

    Uso de hashtags estratégicas

    Hashtags agregam seu conteúdo para que ele seja descoberto por novos públicos. Mas não adianta usar #love ou #instagood e achar que vai bombar. 

    Escolha hashtags que realmente têm a ver com seu nicho e que sejam populares o suficiente para trazer visibilidade, mas não tão saturadas que seu post desapareça em segundos. Faça testes e veja quais funcionam melhor para você!

    Engajamento com a audiência

    Nada de postar e sumir! Se você quer que seu conteúdo tenha mais alcance, precisa engajar com seus seguidores. 

    Responda comentários, faça perguntas, use as caixinhas de perguntas e enquetes nos Stories. Quanto mais interação, maior a chance de o Instagram mostrar seus posts para mais pessoas. E o melhor de tudo? Você cria uma conexão mais forte com o público.

    Parcerias e colaborações

    Duas cabeças pensam melhor do que uma. Fazer parcerias com outros criadores ou marcas pode te ajudar a alcançar novos públicos. 

    Co-crie conteúdos, faça lives, troque reposts… Essas colaborações podem ser o empurrão que faltava para aumentar o alcance e ganhar seguidores engajados.

    Como uma plataforma de gestão de redes sociais ajuda a aumentar o alcance orgânico?

    As dicas do tópico anterior podem parecer um pouco vagas, não é mesmo? Afinal, como realizar testes para descobrir a frequência, dias e horários ideais? Como descobrir quais tipos de post têm o melhor resultado? Ou como os concorrentes se posicionam na rede?

    É aí que entram as plataformas de gestão de redes sociais como a mLabs. Com ela, você tem acesso a ferramentas que identificam automaticamente os melhores horários e dias para postar, com base nos dados reais de engajamento do seu público. 

    Ferramenta de acompanhamento da mLabs

    Ferramenta de acompanhamento da mLabs

    Além disso, ela permite testar diferentes tipos de posts, monitorar quais formatos geram mais interação e ajustar sua estratégia de conteúdo em tempo real.

    Outra vantagem é a facilitação do acompanhamento da sua concorrência, fornecendo relatórios detalhados de como eles estão se posicionando e performando nas redes sociais.

    Além disso, a ferramenta tem muitas outras funções, como agendamento de posts, criação de calendário editorial e muito mais! Solicite o seu teste grátis e eleve o nível da sua estratégia nas redes sociais!

    Posts Relacionados

    SEO para instagram
    26 de novembro de 2025

    SEO para Instagram: como otimizar seu perfil para aumentar o alcance

    repost do instagram
    9 de novembro de 2025

    Repost do Instagram: o novo ‘compartilhar’ que pode turbinar seu alcance

    Live no Instagram
    3 de novembro de 2025

    Live no Instagram: como usar transmissões ao vivo para engajar sua audiência

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA