Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Descubra tudo que você precisa saber sobre uma campanha publicitária

    Marketing Digital
    27 de dezembro de 2022
    Descubra tudo que você precisa saber sobre uma campanha publicitária
    Avatar de Redator mLabs

    Por

    Redator mLabs

    Publicado em

    27 de dezembro de 2022

    Sumário:

    Você precisa criar uma campanha publicitária, mas não sabe exatamente o que isso significa?

    Tá na dúvida se faz um anúncio em um outdoor ou contrata um influencer para divulgar um produto? 

    “O que é uma campanha publicitária” é um campo muito amplo, mas não tão difícil de compreender – especialmente se você ler o conteúdo que preparamos para te ajudar.

    Continue a leitura e descubra tudo que você precisa sobre como fazer uma campanha publicitária! 

    O que é uma campanha publicitária?  

    Uma campanha publicitária pode ser definida como um conjunto de ações de marketing e publicidade planejadas para alcançar um objetivo, geralmente relacionado à venda de produtos ou serviços.  

    Ela também pode ser criada para: 

    • aumentar o conhecimento da marca; 
    • celebrar datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães; 
    • divulgar promoções específicas; 
    • mostrar os esforços da empresa em um objetivo específico, como a sustentabilidade. 

    Quais as diferenças entre campanhas publicitárias online e offline? 

    Se você não tem ideia da dimensão de uma campanha publicitária, imagine um polvo. Com oito tentáculos saindo da mesma cabeça, pode parecer difícil manejar todos esses membros.  

    Mas garantimos que ao entender alguns aspectos do “animal” que está sendo criado, os cuidados se tornam mais simples. Um dos pontos de atenção ao criar uma campanha, por exemplo, é decidir se ela será online ou offline: 

    • Campanha online: veiculadas na internet, elas envolvem plataformas como redes sociais, Google Ads, anúncios de vídeos e e-mail marketing. Elas permitem um controle maior de métricas e segmentação, mas seu alcance é reduzido pela disputa da atenção do usuário; 
    • Campanha offline: com foco em mídias tradicionais, elas podem ser implementadas em revistas, flyers, outdoors, no rádio e/ou na televisão. Apesar de poderem alcançar mais pessoas, é mais difícil de saber o alcance e o retorno sobre esse investimento. 

    Vale a pena conferir: Como fazer campanhas de sucesso nas redes sociais 

    Quais são os principais tipos de campanhas publicitárias e seus objetivos? 

    Além de saber o que é uma campanha publicitária, é importante entender que existem diferentes ações para atender às necessidades das empresas. Abaixo, nós explicamos em mais detalhes os três principais tipos de campanhas de publicidade. 

    Campanha institucional  

    A campanha institucional (também conhecida como branding) tem como objetivo divulgar a marca no mercado a fim de criar uma conexão com o público-alvo. Essa estratégia costuma oferecer uma imagem positiva da marca, muitas vezes com um apelo emocional, para se aproximar e melhorar o relacionamento com o cliente. 

    Campanha social  

    Com o objetivo de engajar o público em causas sociais, governamentais ou de sustentabilidade, essa campanha busca ensinar algo de forma simples e clara.  

    Exemplos comuns deste tipo de campanha publicitária são as mobilizações voltadas para a doação de sangue e vacinação. O exemplo abaixo, da Campanha de Multivacinação do Estado de São Paulo, mostra como esse tipo de estratégia pode ter um tom divertido, mesmo se tratando de um assunto de extrema importância. 

    Campanha promocional  

    Sua marca está bombando de seguidores, mas com um caixa negativo? Pode ser a hora de investir em uma campanha promocional! Focada no aumento das vendas, esse tipo de jornada busca levar o consumidor até o “concluir a compra”. 

    Um exemplo clássico (que a redatora deste artigo pode confirmar que funcionava muito bem, para a tristeza da carteira dela) é a campanha “coooompre batooooon”: 

    Como fazer uma campanha publicitária?   

    Entendeu qual a intenção de uma campanha publicitária? Que bom, porque agora é hora de colocar a mão na massa e descobrir como fazer uma campanha publicitária para sua marca! 

    1º – Se reunir com a equipe ou com o cliente para obter um briefing da campanha a fim de entender os objetivos e o público-alvo da ação 

    2º – Realizar um brainstorm com a equipe para definir o formato da campanha 

    3º – Com a ideia formada, é hora de planejar quais mídias on e offline serão usadas. Aqui também é definido o orçamento necessário para o projeto 

    4º – A campanha publicitária não deve entrar no ar sem uma validação do cliente, para evitar desde erros em tom de voz até um descontentamento geral com a campanha desenhada 

    5º –  Com o planejamento definido e aprovado, é o momento de criar as peças publicitárias que entrarão na campanha 

    6º – Se sua ação envolve parcerias com outras marcas ou influenciadores, é importante realizar reuniões de alinhamento com todos os envolvidos antes do início da divulgação 

    7º – Com a veiculação em andamento, é necessário acompanhar os resultados para entender se mudanças precisam ser feitas a fim de se aproximar dos objetivos esperados 

    É claro que cada campanha publicitária terá diferentes processos para atender suas necessidades, mas essas são algumas das principais etapas que garantirão o sucesso da sua marca. 

    Confira: 7 passos para criar um cronograma de postagem 

    4 exemplos de campanhas publicitárias de sucesso para se inspirar 

    Campanha online: “Tá tudo bem, mãe.”, do Facebook 

    Você está surpreso que uma das maiores empresas do mundo criou uma das melhores campanhas online? Sabemos que trazer o Facebook como exemplo de campanha publicitária é quase um “golpe baixo”, mas selecionamos este vídeo por um motivo: a simplicidade. 

    Logo no início já sabemos de quem é a propaganda pelo logo mostrado rapidamente e pelas cores e formatos do texto sendo escritos na tela. Mas é apenas no final que surge a parte de “venda”, nesse caso dos grupos do Facebook. 

    Ou seja, a principal preocupação da marca era em compartilhar uma mensagem – e isso deixa o vídeo mais atraente e convidativo para os espectadores. 

    Campanha offline: “Mamíferos”, da Parmalat 

    “Vish, mLabs voltou no tempo nesse post, hein?” Primeiro que sim, afinal nem sempre é possível olhar para um passado quando estamos falando de redes sociais e inovação… então vamos aproveitar essas oportunidades sempre que possível, já fique avisado! 

    Maaaaaaas esse não é o único motivo pelo qual resgatamos essa pérola dos anos 90. Nós também queremos mostrar como trabalhar a história de uma marca é importante, exemplo dado pela Parmalat ao resgatar os mamíferos como embaixadores da marca em 2017 (mais de 20 anos após a campanha original). 

    Na nova campanha, eles esclarecem dúvidas sobre o processo de produção de leite da marca por meio da TV. Entretanto, eles colocam um pé no “futuro” ao encerrar a propaganda com o site da marca. 

    Campanha social: “Novos beijos icônicos”, do Mercado Livre  

    E se no filme “O diário de uma paixão”, a jovem Allie Calhoun se apaixonasse pela Nora Jr. ao invés do Noah Jr.? 

    Essa é a provocação feita pelo Mercado Livre, patrocinador da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em São Paulo. A campanha recriou beijos icônicos da cultura pop com gays, lésbicas e outros casais diversos como protagonistas, incentivando o público a normalizar a ideia do “amor livre de preconceitos”. 

    Como diria RuPaul: Love is love! ❤️ 

    Rupaul Everybody GIFfrom Rupaul GIFs

    Redes sociais também são ótimos espaços para campanhas publicitárias 

    E para encerrar esse conteúdo sobre campanhas publicitárias, queríamos trazer um exemplo inovador de como montar uma estratégia que transforma e destaca sua marca nas redes sociais: a Lu. 

    A influenciadora digital virtual foi criada como parte da estratégia de marketing do Magazine Luiza em 2009. Mas ela viralizou nos últimos anos, conquistando espaço no Instagram, Youtube, TikTok e até mesmo em um clipe da Anitta. 

    Entretanto, vale lembrar que esse é apenas um exemplo de como uma campanha publicitária pode ter sucesso nas redes sociais. Então não se prenda ao que os outros estão fazendo para definir o que é sucesso e o que condiz com a sua marca! 

    Ao invés, invista em ferramentas que tornarão sua estratégia mais eficaz e produtiva, como a ferramenta de gerenciamento de redes mLabs. Com ela, você pode agendar posts, gerar relatórios, responder mensagens privadas de múltiplas redes sociais em uma única plataforma. 

    Se você quer ganhar tempo e reduzir custos nas campanhas publicitárias, faça um teste grátis de 7 dias da nossa plataforma e veja como é possível acompanhar seu desempenho em um só lugar de maneira intuitiva e descomplicada. 

    Posts Relacionados

    saudabilidade da marca
    24 de novembro de 2025

    Saudabilidade da marca: o que é e como medir essa métrica?

    recall de marca
    17 de novembro de 2025

    Recall de marca: quem não é visto, não é lembrado

    qualidade dos seguidores
    12 de novembro de 2025

    Qualidade dos seguidores: mais vale um seguidor engajado do que mil voando

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA