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    Aprenda como criar uma Landing Page de alta conversão!

    Marketing Digital
    13 de abril de 2021
    Aprenda como criar uma Landing Page de alta conversão!
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    13 de abril de 2021

    Sumário:

    Você sabe como criar uma Landing Page que desempenhe bem o seu papel de gerar leads?

    Se você tem dúvidas para responder a essa pergunta, nós estamos aqui para mostrar como estruturar e planejar uma página de conversão certeira.

    Neste post, vamos relembrar conceito de Landing Page, mostrar doze dicas essenciais para a sua criação e ainda apresentar quatro ferramentas para dar aquela mãozinha. Preparado? Vem com a gente!

    O que é Landing Page

    Landing Pages são páginas de destino que tem como principal objetivo transformar um visitante em um lead.

    Mas isso não acontece naturalmente. É preciso ter algum conteúdo, material rico ou outra oferta para disponibilizar em troca de informações do usuário que serão deixadas em um formulário.

    O conceito é simples, mas na prática saber como criar páginas que realmente atraiam os visitantes e os façam deixar seus dados requer bastante atenção!

    Como criar uma Landing Page de sucesso

    Por ser uma página que tem poucos elementos, pode parecer uma missão difícil criá-la de maneira estratégica. Por isso, separamos cinco dicas para ajudá-lo em sua construção.

    1. Invista em um layout leve e dinâmico

    Quanto tempo uma pessoa está disposta a esperar para que uma página carregue? Asseguramos a você que bem pouco.

    Por isso, além de ter um design invejável, garanta que sua Landing Page tenha um layout leve e dinâmico. Cuidado com imagens grandes, scripts pesados e layouts que demoram para carregar.

    2. Lembre-se da usabilidade em dispositivos móveis

    Como pensar em uma Landing Page realmente efetiva sem falar em usabilidade? O Brasil tem 215 milhões de usuários acessando a Internet via dispositivos móveis, ou seja, as pessoas estão conectadas pelo celular!

    Garanta que sua página seja responsiva para não perder um possível lead por culpa de um layout mal estruturado. Avalie, por exemplo, se o usuário precisa rolar a página várias vezes para conseguir compreender a oferta que você está entregando.

    3. Produza conteúdo relevante

    Como falamos anteriormente, a Landing Page tem o objetivo de entregar um material, oferta ou conteúdo que é importante para seu público e que está alinhado com a sua estratégia de marketing.

    Se alguém chegou até a página é porque estava buscando a solução de algum problema e confiou na marca para resolvê-lo. Por isso, é importante produzir conteúdo de qualidade que faça sentido para o usuário que chegou até você!

    O material que você está oferecendo em troca da informação que será deixada no formulário vai agregar valor para o lead ou vai frustrá-lo e prejudicar a percepção que ele tem sobre a marca? Pense nisso!

    4. Crie títulos e subtítulos diretos e assertivos

    Quando um visitante chega na sua página de captura, não pense que ele vai parar um tempo do dia para ler todas as informações que você colocou na sua página.

    O usuário fará um escaneamento passando pelas principais partes da página para decidir se vale a pena permanecer nela ou não.

    Então, fique atento às principais partes da Landing Page nas quais seu visitante passará o olho. Toda página de captura merece um título atrativo. Por ser a região de maior destaque, é preciso que ela contenha claramente o objetivo e o benefício a ser oferecido.

    Assim como o título, o subtítulo também tem seu papel. Nele, você pode entregar mais algumas informações sobre a oferta principal. Para garantir que o usuário compreenda a sua mensagem, destaque as palavras-chave no decorrer do texto.

    5. Faça uma descrição objetiva

    Tenha uma descrição na sua Landing Page, mas cuide para que ela seja objetiva e não demande muito tempo do leitor. Destaque as palavras importantes, assim quando o visitante “passar o olho” na página ele facilmente identificará as principais informações.

    Um texto convincente é tão importante para a conversão do material quanto um bom design. Para atrair os visitantes e convencê-los a baixar o conteúdo, foque nas vantagens que você tem a oferecer.

    O visitante quer saber como a sua oferta resolverá os seus problemas e tornará a sua vida mais fácil. Por isso, na hora de produzir a descrição da sua página, pense sempre sob a perspectiva do visitante.

    6. Use Imagens e vídeos para complementar a página

    “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Essa verdade nunca falha quando se trata de conquistar a atenção dos usuários na Internet. Por isso, use imagens que somem ao título e ao subtítulo, que mostrem visualmente o objetivo da Landing Page.

    Os vídeos também são bem-vindos. Quando inseridos em locais estratégicos da página, eles passam a mensagem principal da sua página e atraem a atenção dos visitantes, sem que eles precisem ler todo o texto.

    Aposte em vídeos tutoriais ou explicativos, que mostrem a funcionalidade do seu produto, essa é uma ótima maneira de estimular gatilhos mentais e incentivar a conversão.

    7. Tenha uma CTA eficiente

    Após, criar o conteúdo relevante para o público, escrever um título claro e atrativo e elaborar uma excelente descrição, o próximo passo é fazê-lo preencher o formulário e clicar no botão, certo?

    Nesse momento ter uma CTA (chamada para ação) eficiente é essencial. Ela é a cereja do bolo, o arremate final da sua Landing Page.

    Apesar de ser um botão simples, ele tem um objetivo crucial – o de mostrar ao usuário o que realmente ele terá acesso. Por isso, separamos algumas dicas rápidas para você criar uma CTA que funciona. São elas:

    • utilize verbos de ação, por exemplo: “compre”, “baixe”, “clique” ou “faça”;
    • mexa com as emoções do seu visitante: “Planeje a viagem dos seus sonhos”;
    • mostre a razão pela qual ele deve fazer aquela ação: “Fale com um consultor”;
    • sempre que possível, use números: “Compre agora e ganhe 50% de desconto” ou “Aumente 20% sua produtividade”.

    8. Determine os campos do formulário

    Defina quais dados dos visitantes são importantes para o seu objetivo de marketing. Como os visitantes não gostam de passar muitas informações sobre eles, quanto menos campos de preenchimento você solicitar no formulário, maior será a chance de conversão.

    Você também deve considerar o tipo da oferta, o perfil do visitante e o estágio do funil que ele se encontra para escolher os dados necessários.

    9. Configure uma URL amigável e conecte à página de destino

    Ao conectar a sua página de destino ao seu domínio é possível personalizar a URL. A dica aqui é usar a palavra-chave principal e criar uma URL amigável, encurtada que seja mais fácil de entender. Por exemplo: ebook-video-marketing ou kit-templates-redes-sociais.

    10. Insira o código de rastreamento

    Assim que você criar a sua Landing Page, será preciso adicionar scripts para rastrear os resultados de todo o seu esforço. Para isso, você pode usar o próprio Google Analytics como ferramenta.

    Veja o nosso artigo sobre Como usar o Google Tag Manager para rastrear suas ações de marketing digital, nele você aprende a gerar o código de rastreio e inserí-lo na sua página para monitorar os passos do visitante.

    11. Crie a Thank You Page e o e-mail de confirmação

    Parece que acabou, mas ainda não! Recomendamos que você reserve um tempo a mais para criar o e-mail de confirmação do envio das informações e a página de agradecimento pelo download da sua oferta.

    Uma boa dica é aproveitar a Thank You Page e incentivar o lead a realizar mais uma conversão, esta segunda oferta pode estar relacionada à primeira ou outra solução para o mesmo problema do usuário.

    12. Teste a sua Landing Page

    Uma Landing Page certeira é aquela que rapidamente mostra seu objetivo. Então, sempre que terminar a sua construção, mostre-a para quem não a conhece durante 5 segundos e peça para que, ao final, a pessoa comente sobre sua oferta.

    Se ela responder aquilo que você quer ouvir, ou seja, a proposta de valor da página, isso significa que você seguiu o caminho correto. Outra maneira de garantir a melhor performance da sua LP é realizando teste A/B.

    Temos um post sobre Teste A/B que vai te ajudar nesta etata: O que é teste A/B e como usar para otimizar conversões e gerar mais resultados!

    Melhores ferramentas para criar a sua Landing Page

    Sabemos que criar uma página de captura do zero é mais complicado. Por isso, separamos três ferramentas que podem ajudar você nesse processo. Confira!

    Instapage

    O Instapage é uma das ferramentas mais populares de criação de Landing Pages. Tem um plano gratuito e opções de planos pagos ($99/ano).

    Por ser drag and drop (arraste e solte) é muito simples de ser utilizado e é recomendado para quem está começando, já que conta com uma interface simples e bastante intuitiva.

    Leadpages

    Leadpages é a mais conhecida de todas as ferramentas de criação de Landing Page. A diferença está na quantidade de templates disponíveis e na taxa média de conversão.

    A ferramenta não tem versão gratuita. Seu plano básico custa $25 e o mais popular $48/mês. Se você tiver budget para investir, o Leadpages pode ser uma boa opção.

    Unbounce

    Assim como o Instapage, o Unbounce também é uma ferramenta simples de usar. Tem diversos templates disponíveis, além da funcionalidade drag and drop.

    Você pode experimentar essa ferramenta durante 30 dias gratuitamente. Seu plano mais básico custa $79/mês.

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