Utilize o Facebook e o Instagram para vender mais na Black Friday

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A Black Friday já é considerada uma das três datas mais importantes do ano para o comércio, segundo economistas. E o mais interessante sobre a Black Friday é que o grande volume de vendas geradas acontece pela internet. Em 2017, ela acontecerá em 24 de novembro.

O varejo online foi responsável por arrecadar cerca de R$ 1,9 bilhão na Black Friday do ano passado. O valor representa uma alta de 17% se comparada à data de 2015. São aproximadamente 2,23 milhões de pedidos online — mais de 280 mil pessoas fizeram sua primeira compra pela internet na Black Friday de 2016.

Esses dados mostram o potencial da data — ainda que dure 24 horas — para os pequenos e médios negócios. E para aproveitá-la ao máximo, vale a pena investir tempo e planejamento específicos para as redes sociais.

Utilizar as redes sociais para alavancar os negócios e as vendas não é nenhuma novidade. Mas para tirar proveito do pico de vendas que a Black Friday costuma provocar, algumas dicas se sobressaem. Além disso, devido à proximidade da data com o Natal, todo esforço será reaproveitado no 25 de dezembro.

Usando o Facebook para vender na Black Friday

O próprio Facebook recomenda, antes de qualquer coisa, fazer uma medição do alcance da sua marca. Teste a opção de compra “Alcance e Frequência” da rede, que permite controlar o tamanho do seu público-alvo e a quantidade de vezes que sua mensagem o impactará. Com o anúncio em formato carrossel, por exemplo, seus clientes conhecerão mais produtos de uma vez.

As pessoas já conhecem sua marca, e agora precisam considerar adquirí-la. O passo seguinte é pensar em uma estratégia clara e simples que mostre as vantagens e diferenciais dos seus produtos/serviços. Com a atenção do público-alvo voltada para si, é hora de brilhar e caprichar no anúncio para gerar vendas . Teste o formato de anúncios dinâmicos.

Por fim, invista em remarketing para quem já conheceu seus produtos/serviços. Aproveite o volume de vendas e aumente o orçamento para diversificar os posicionamentos.

Usando o Instagram para vender na Black Friday

Tendo em vista que o Instagram possui um poder de engajamento cerca de dez vez maior que o Facebook , utilizar o Instagram na Black Friday é um imperativo. Para isso, aposte nos posts com mais de uma imagem, naqueles que permitem uma série de fotos ou vídeos numa mesma publicação.

Descrição e Links

Ainda que seja uma rede basicamente visual, o Instagram dá espaço para a descrição das imagens ou vídeos. Portanto aproveite para reforçar, ali, informações básicas e essenciais, como: nome do produto, características, preço e como comprá-lo.

Na bio do seu perfil, insira o link para o seu site ou loja — esse campo é o único da rede que permite links. É importante informar aos usuários que o link da sua página está lá.

Facebook ou Instagram: Invista em vídeos na Black Friday

Especialistas afirmam que o potencial de vendas proporcionado pelas redes sociais, independente de qual for ela, aumenta ao explorar vídeos. O formato possui maior apelo visual, além de dar a chance de demonstração do produto ou serviço na prática.

O impacto e a possibilidade de contar uma história neste formato faz dos vídeos uma opção incomparável para empresas que querem engajar seu público. E ele pode ser usado tanto no Facebook quando no Instagram!

Mas, aqui, um alerta importante: não deixe para a última hora! Comece agora a estruturar sua estratégia de redes sociais para a Black Friday, produza seus posts e deixe tudo agendado.

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