Crise nas redes sociais

1702

Criar uma imagem, conquistar um público e posicionar sua marca nas redes sociais não é nada fácil. Tudo isso necessita de tempo e de um planejamento de comunicação detalhado. Por isso, perder todo esse trabalho por causa de uma crise não pode ser uma opção!

Com um plano de ação eficiente, sua marca pode transformar uma crise em uma oportunidade. Para isso, saiba como agir e o que fazer durante um momento desses. Leia nossas dicas e fique mais preparado para a crise nas redes sociais:

Monitoramento constante

Tão importante quanto criar conteúdo para as redes sociais é monitorá-lo. Tenha uma equipe preparada que monitore suas postagens frequentemente. Se possível, use uma ferramenta especializada no assunto e obtenha uma análise completa.

Seja rápido

Um dos principais motivos que tornam uma pequena crise em algo muito maior é a lentidão do processo. Demorar para reconhecer um foco de crise pode acarretar em grandes prejuízos para a marca. Por isso, é fundamental agir rápido e usar o tempo a seu favor.

Uma única resposta

Reúna-se com sua equipe antes de qualquer coisa. Faça uma reunião rápida e defina qual será a estratégia para aquela ocasião. Dessa forma, não há o risco de posicionamentos divergentes e que podem aumentar ainda mais a crise.

Peça desculpas

Uma opção não usada frequentemente, mas muito eficiente é o reconhecimento de que a marca errou. Pedir desculpas publicamente e voltar atrás pode ser uma ótima estratégia para manter a crise sob controle.

Faça um plano de médio e longo prazo

Dependendo da ocasião, recuperar-se por completo de uma crise pode levar tempo. Então, monte um plano de médio e longo prazo. Assim, você garante que sua marca consiga voltar a situação de antes do ocorrido.

Reveja seus erros

Se a crise aconteceu uma vez, ela pode ocorrer de novo e para brindar sua marca contra problemas futuros, levante todos os erros cometidos na crise e analise possíveis saídas. Assim, caso volte a acontecer uma crise, sua empresa estará muito mais preparada.

Lembre-se: a crise pode acontecer com qualquer um

Reconhecer que a crise pode te afetar já é um grande passo. A partir disso, monte estratégias eficientes e mantenha-se preparado para enfrentar qualquer tipo de crise nas redes sociais.

Curtiu nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do marketing digital!