Conheça os benefícios do Marketing Digital para a Área Comercial

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O marketing de conteúdo (publicações que sua empresa divulga nas redes sociais, site e blogs e que trazem algo de valor para seu cliente) está transformando as relações entre clientes e empresa.

A presença digital está na pauta das reuniões comerciais de todas as empresas, pois influencia diretamente no processo de vendas.

Para você entender mais sobre o assunto, vamos apresentar alguns conceitos entre as formas de conversar com seu cliente e também apresentar os benefícios do marketing de conteúdo para sua equipe de vendas.

Promoção Tradicional x Marketing de Conteúdo

A “Promoção Tradicional” trata-se das propagandas de televisão que interrompem seu filme predileto para expor um produto que na maioria das vezes não tem o seu perfil. Outro exemplo que podemos citar são os calls centers, que ligam oferecendo produtos para uma lista não segmentada de contatos ou os panfletos distribuídos nas ruas na tentativa de encontrar uma pessoa interessada pelo que está sendo ofertado.

O marketing de conteúdo é uma forma de promoção bem mais amigável, onde a situação proposta está baseada em uma necessidade existente. Aqui, o cliente busca as informações sobre o problema que tem e que precisa resolver, dependendo de sua empresa para esta solução.

Hoje em dia é fácil encontrar recomendações e críticas sobre as empresas e seus produtos e está cada vez mais difícil ser enganado ou induzido a comprar algo que ele não necessita ou interesse. O desafio das empresas é justamente produzir conteúdo de qualidade e que seja facilmente encontrado pelo público-alvo.

É só se colocar no lugar: quando você quer buscar referência de empresas, qual a sua primeira reação? Procurar no Google! E a procura nas redes sociais pelas páginas corporativas cresce a cada dia, principalmente pelo fato de poder compartilhar e comentar a respeito dos assuntos ligados à empresa.

Quando falamos especificamente do impacto desse novo marketing para a equipe de vendas temos uma grande diferença que envolve produtividade do time, satisfação com o trabalho, economia e até qualidade de vida dos vendedores. Por isso, listamos 3 vantagens do marketing de conteúdo para quem precisa colocar a cara no mercado em nome da empresa:

1) Facilidade no primeiro contato

Neste novo marketing, as pessoas que serão contatadas conhecem a sua empresa e provavelmente já tenham algum tipo de contato ou interesse pela mesma. Para o vendedor é a oportunidade de evitar respostas agressivas e fazer ligações para pessoas de forma equivocada.

Analise o comportamento da pessoa nas suas redes sociais. Ela comenta? Curte seus posts? Qual tipo de post ela curte mais? Assim, você já terá informações importantes para chamar a ainda mais a atenção desta pessoa no primeiro contato.

2) Os clientes sabem o que querem

Os clientes que buscam uma empresa através de formulários de contato web já completaram mais de 70% do processo de vendas. Isso quer dizer que temos clientes mais informados e que buscam sobre o problema em que está passando. Por isso a importância da sua empresa estar online e bem posicionada, oferecendo materiais que a tornem referência no assunto.

Os vendedores precisam trabalhar com alinhamento de expectativas e encaixar o produto de sua empresa ao problema que o cliente possui.

3) Redução de custos e esforços

Não tem como: as empresas gastam muito, todos os dias, enviando vendedores para fazer abordagens nas ruas que não convertem em vendas. Sem contar a conta de telefone…

Estes custos podem ser diminuídos com prospecções mais assertivas vindas de oportunidades geradas pela internet. Analise os resultados de suas páginas sociais. Veja o que realmente faz sucesso com seu público. Instrua-o sempre para que ele ache as soluções de seus problemas sempre que visitar seu blog e redes sociais.

Como perceberam, o Marketing de Conteúdo torna as abordagens muito mais amigáveis, acessíveis, com investimentos menores e resultados mais efetivos.


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