Pesquisar

Como criar localização no Facebook? Aprenda aqui!

Como criar localização no Facebook? Aprenda aqui!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Nas últimas décadas, o mundo passou por transformações intensas. A chegada da internet, a revolução dos computadores, a indústria dos dispositivos móveis…

Apesar disso, há coisas que nunca mudam. Negócios locais e lojas físicas ainda possuem muito espaço no mercado tradicional. Mas como esse tipo de empreendimento pode se aproveitar do marketing digital?

Uma das soluções mais atraentes são as mídias sociais. Nelas, é possível atrair o público pelos meios comuns, mas há um recurso de grande destaque: o check-in.

Se quer saber como criar localização no Facebook e permitir que seus clientes realizem o check-in, continue a leitura. A seguir, você descobrirá como registrar um estabelecimento comercial na maior rede social do mundo! Vamos lá?

Afinal, como criar localização no Facebook?

Para criar uma localização e permitir que as pessoas marquem o lugar em suas postagens não há muito segredo. Para realizar essa ação, basta realizar os seguintes passos:

  • passo 1: Acesse a FanPage que você administra e clique em “Configurações”, no menu superior da página inicial da página corporativa;
  • passo 2: selecione “Page Info” no menu vertical à esquerda;
  • passo 3: role a página para baixo até o subtítulo “Localização”;
  • passo 4: marque a opção “Tem um endereço físico”;
  • passo 5: insira o endereço e o CEP por escrito ou selecione no mapa interativo;
  • passo 6: verifique se a opção “Os clientes visitam meu negócio no meu endereço” está marcada. Em caso negativo, marque essa opção.

E é isso! Depois de realizadas essas etapas, os clientes poderão visualizar o seu endereço e fazer check-in no estabelecimento!

Vale lembrar que, se você estiver criando uma nova Fanpage, pode inserir o endereço diretamente durante o processo.

Por que criar a localização é importante?

Se você acha que criar a localização no Facbook não é tão importante assim, saiba que está muito enganado.

Essa funcionalidade pode ajudar muito um negócio, mesmo que você não receba os clientes no local. A seguir, veja alguns benefícios.

Receber encomendas

Por mais que as cartas estejam em desuso, os serviços de entrega ainda são muito utilizados hoje em dia.

Muitas vezes, um parceiro de negócio precisa enviar algo com urgência e pode encontrar o endereço somente olhando no Facebook, a rede social na qual os brasileiros passam grande parte do tempo.

Atrair clientes

Nesse caso, você precisa dar o braço a torcer: é preciso ter a localização registrada para atrair clientes por meio do Facebook.

Em geral, as pessoas buscarão a sua página para encontrar o endereço e, é claro, ele deve estar a um clique de distância. Depois disso, elas só precisam jogar no GPS para chegar à sua porta.

Ser encontrado na aba “Locais”

Muitos usuários utilizam a aba “locais” para encontrar locais próximos para realizar compras. Essa funcionalidade tem justamente a função de fazer com que as pessoas encontrem a solução mais fácil.

Então, uma farmácia, um restaurante ou uma padaria, por exemplo, precisa ter o endereço registrado na plataforma para aparecer nesse filtro de buscas.

Permitir a realização de check-ins

Talvez a mais importante finalidade, a realização de check-ins é ótima para divulgar o estabelecimento ou a marca.

Os seus clientes ou visitantes poderão atualizar seus status, como em uma postagem regular, dizendo aos amigos que estão na sua empresa.

Nesse caso, não importa muito o tipo de negócio. Afinal, a visibilidade sempre atrai mais pessoas, independentemente do core business.

Por isso, estimular essa ação se faz necessário. A seguir explicamos mais sobre isso.

Como estimular o check-in em estabelecimentos comerciais?

São muitos os negócios que podem se beneficiar com a estratégia de check-in, apesar de a tendência é que seja utilizado por locais com grande circulação de clientes. Veja alguns exemplos onde essa prática é comum:

  • casas noturnas;
  • bares e restaurantes;
  • shopping centers;
  • farmácias;
  • padarias;
  • sorveterias;
  • livrarias.

Não podemos deixar de dizer que esse tipo de ação também funciona excelentemente em eventos como shows, palestras e outros formatos de reuniões.

Para estimular as pessoas a realizarem o check-in, existem diversas estratégias. Conheça algumas das principais a seguir.

Ofereça brindes

Uma prática muito comum em diversos estabelecimentos comerciais é oferecer brindes mediante o check-in.

Em casas noturnas, por exemplo, uma cerveja grátis ou drinque é concedido ao usuário que compartilha a ação em seu Facebook, chamando ainda mais pessoas para o local. Há, também, outras maneiras para estimular, como descontos e promoções.

Forneça Wi-Fi grátis

Nos dias de hoje, todo mundo tem um dispositivo móvel no bolso, seja um tablet ou um smartphone. E, é claro, a gente quer Wi-Fi quando chega a algum local.

Livrarias, por exemplo, podem oferecer a senha em troca do check-in, mas não existe nenhuma limitação com relação ao segmento de mercado.

Existe o caso, inclusive, de um cemitério que estimulava o compartilhamento no Facebook por meio dessa ação. Interessante, né?

Explore bem o espaço

Explorar o espaço físico é uma das melhores maneiras de estimular os check-in sem ao menos citá-lo.

Uma loja de produtos infantis, por exemplo, pode criar um fundo falso com personagens infantis. Assim, os pais tiram fotos dos pequenos para postarem em suas redes sociais.

Uma loja de surf wear, por outro lado, pode fazer o mesmo com uma prancha colocada em frente a um fundo com a imagem de uma onda.

Enfim, não existem limites para essa ação. Em Minas Gerais existe um restaurante que tem uma mesa enfeitada e com os dizeres “Coloque aqui o seu prato para postar nas redes sociais”. Afinal, o cenário é muito importante.

Coloque lembretes

Por fim, você pode lembrar os consumidores de que eles podem utilizar essa funcionalidade. Cartazes ao redor da loja, recadinhos nos guardanapos ou até mesmo a sugestão de um funcionário pode ser tudo o que eles precisam para fazer o check-in.

Agora você já sabe como criar localização no Facebook e aproveitar tudo que esse recurso pode trazer para o seu negócio! E aí, já pensou em algumas ideias?

E se você quer aprender a realizar o caminho inverso e fazer um check-in no Facebook, basta conferir em outro artigo!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis