O termo “aumentar a produtividade” vem carregado, muitas vezes, de medo. Quem trabalha em uma empresa privada acha que isso pode significar corte de funcionários, por exemplo. Mas a verdade é que aumentar a produtividade traz uma tríade de benefícios: a empresa sai ganhando, o funcionário sai ganhando e o cliente sai ganhando.
A empresa ganha com aumento da margem de lucro. Já o funcionário ganha em qualidade de vida, pois rende mais em seu horário de trabalho e não leva job para casa. E o cliente? Bom, pense com a gente: uma empresa produtiva tende a abater isso do preço final e tem mais tempo para colocar ideias inovadoras em prática.
Dá só uma olhada nas dicas que separamos para vocês:
Organize tarefas por grau de prioridade
Ao colocar os pés no trabalho, faça uma varredura de todas as suas pendências. Certifique-se de que você não deixou tarefas para trás e, então, organize tudo por prioridade.
Se você é muito visual, deixar tudo à mostra pode ajudar ainda mais: reserve um caderno de pendências diárias, use canetas coloridas para sinalizar a urgência ou use um quadro com lembretes adesivos coloridos, por exemplo.
Seja realista
Vale lembrar que não adianta fazer uma lista imensa de prioridades se você não consegue resolver tudo em um só dia. Seja realista! Proponha prazos para cada tarefa e, se for necessário, negocie prazos. Nada pior do que se comprometer com uma tarefa e deixar sua equipe ou cliente esperando.
Mão na massa
De nada adianta fazer uma lista de prioridades se você não colocar a mão na massa, concorda? Dedique todo seu foco para executar os jobs e cumprir os prazos que você determinou.
Delegue funções
Não tente abraçar o mundo! Seja proativo sim, mas saiba qual função é sua responsabilidade e qual não é. Converse abertamente com equipe ou gestão e delegue funções de forma equilibrada.
Responsabilize-se
Quando você se responsabiliza por suas tarefas, naturalmente vem a preocupação com a qualidade. E junto com a qualidade, vem o extermínio da procrastinação. É um ciclo vicioso de coisas boas!
Fuja de distrações
Redes sociais, YouTube e Whatsapp sem fins profissionais são ladrões do seu tempo e da sua produtividade. Por isso, restrinja seu uso aos momentos de descanso ou almoço.
Organize processos
Organizar processos é tão importante quanto as dicas anteriores. Por isso, automatize o que puder automatizar e veja a produtividade crescer muito. Quer uma dica de ferramenta boa, bonita e barata? A mLabs! Uma excelente maneira de centralizar aprovação de posts com o cliente, agendamentos de conteúdos e relatórios.