Agendamento de posts com uma ferramenta de Facebook? 3 dicas de como usar bem a ferramenta

Facebook

As grandes empresas já sabem que o Facebook é uma poderosa ferramenta de comunicação com seus clientes. Só no Brasil, a rede social reúne mais de 100 milhões usuários. Isso significa que o potencial dessa rede social é imenso. Para se ter uma ideia da presença do Facebook na vida das pessoas, é como se todos os meses metade da população brasileira — de um total de 204 milhões habitantes, segundo o IBGE — entrasse na plataforma para compartilhar e descobrir novidades.

Por meio de posts, uma empresa consegue construir sua imagem, conversar com seu público-alvo e até mesmo gerenciar crises que afetem a sua marca. Segundo um levantamento feito pelo próprio Facebook, 99% dos usuários afirmam que leem as publicações de marcas que produzem conteúdo ali. Mas nem todas as empresas têm um profissional especializado em conteúdos exclusivos para a rede social. Nesse caso, é importante contar com uma boa ferramenta de agendamento de posts. Com ela, é possível agendar a publicação de conteúdos a qualquer hora,  sem que o usuário precise acessar o computador.

Algumas razões tornam o agendamento de posts uma ferramenta imprescindível:

  • Post esquecidos – algumas empresas contam com poucos funcionários e, normalmente, todos têm uma rotina atribulada. Apesar da importância das redes sociais, eles acabam se esquecendo de fazer as postagens que deveriam, esquecem de agendar publicações no Facebook, por exemplo.
  • Falta de agenda – mesmo os profissionais mais organizados têm imprevistos: reuniões de última hora, tarefas que se estendem além do esperado e até mesmo problemas pessoais. Com o agendamento de posts, não é preciso bloquear a agenda para sentar na frente do computador. É possível, por exemplo, agendar post no Instagram e ficar tranquilo.
  • Gestão do tempo – às vezes, é preciso criar mais de um post sobre um mesmo assunto. Por isso, é preciso otimizar o tempo e procurar fazê-los de uma única vez. Isso facilita o processo de criação. Além disso, o agendamento de posts e o gerenciamento de mídias sociais evitam que o profissional precise voltar naquele post produzido apenas para postá-lo.
  • Diferentes horários – muitas empresas têm clientes internacionais. Países da Europa e asiáticos, por exemplo, têm um fuso bastante adiantado em relação ao nosso, assim como seus clientes. Imagine um cliente no Japão que peça uma postagem às 15h da tarde de lá. Sem o agendamento de posts, seria necessário acordar às 3h da manhã para fazer a publicação.

Dicas para usar o agendamento de posts a seu favor

O agendamento de posts facilita a vida de quem trabalha com redes sociais. Com ele, o profissional ganha tempo e autonomia, já que libera sua agenda para executar outras tarefas. Existem dicas que podem tornar o trabalho ainda mais eficiente e fazer com que sua marca se destaque em uma rede como o Facebook, que tem mais de 3 milhões de anunciantes.

1- O conteúdo dos posts

Essa é uma questão ampla e controversa. Pesquisas de público têm demonstrado que a publicidade nas redes sociais são bem mais eficientes quando contam uma história e buscam uma identificação com seu público do que um simples anuncio que tenta influenciar o usuário a consumir determinado produto. Nesse sentido, as grandes marcas estão investindo cada vez mais em um conceito conhecido como story telling. Trata-se de técnicas para tornar a mensagem cada vez mais atraente e incisiva. Mais do que agendar publicações no Facebook, por exemplo, é preciso pensar em boas maneiras de alcançar seu público.

2- Melhor horário de postagens

O mercado está cheios de especialistas no assunto. Com base em gráficos, eles apontam horários de pico, aqueles momentos em que mais pessoas estão conectadas ao Facebook, por exemplo. Na teoria, esses seriam os melhores horários para uma postagem. Na teoria. Na prática, não existe fórmula mágica, nem um “horário de ouro”. A opinião e análise dos especialistas são importantes, mas, antes disso, é preciso conhecer o seu público-alvo. É ele quem vai determinar o melhor momento de postagens. Isso porque cada público é um público, comporta-se de maneiras diferentes.

Conhecendo isso, é possível fazer um agendamento de postagens eficiente, e fazer um gerenciamento de redes sociais mais eficiente.

3- Gráficos podem ser bons aliados

Nesse ponto a mLabs se destaca. Ao conectar sua página do Facebook em nossa ferramenta, nós analisamos os últimos 6 meses da sua página post por post chegando mostrando a você qual é o melhor dia e horário que seus fãs mais interagiram com suas publicações nesse período, portanto o resultado é focado nos seus fãs.

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