6 maneiras incríveis para acelerar a criação de conteúdo

post-0009

Um dos fatores determinantes para que a sua estratégia de conteúdo funcione é manter uma boa frequência. Não adianta nada suas páginas nas redes sociais serem bem frequentadas se não houver uma frequência adequada para o perfil de seu público.

Por exemplo, se a sua empresa tem como público-alvo os jovens, é fundamental que ela tenha pelo menos 2 publicações semanais, pois este público é o perfil que mais fica conectado e busca sempre informações diferentes e relevantes para consumir.

Sabemos que com a correria do dia a dia, fica difícil manter uma metodologia para a acelerar a sua criação de conteúdo. Mas calma! O importante é não desistir e achar formas interessantes para sua empresa executar a criação de conteúdo de uma forma mais rápida. Para te ajudar, selecionamos 6 técnicas que certamente te auxiliarão nesta etapa:

1) Tenha um plano de marketing para criação de conteúdo

Você precisa de planejamento para ter um norte a ser seguido. De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto de Marketing de Conteúdo, apenas 44% dos profissionais de marketing de conteúdo têm uma estratégia clara. Se você não sabe para quem está criando ou a melhor forma de alcançar seu público, de nada adianta seus esforços. Você precisa entender o seu mercado, analisar as preferências de seu público, hábitos de consumo, o que os atraem, o que sua concorrência está fazendo.

Se você ainda não tiver um documento que registre seu plano, tenha em mente os seguintes elementos:

  • Qual a imagem da marca que quero transmitir através de conteúdo (por exemplo, uma imagem de uma empresa mais “descolada”? Ou mais tradicional e confiante?)
  • Qual o tipo de conteúdo que vai atrair seu público-alvo (vídeos, imagens, e-books, textos de blogs, webinars?)
  • Qual a melhor maneira de entregar esse conteúdo (frequência, canais)

Se você tiver essas respostas e outras sobre seu público-alvo com antecedência, terá menos riscos de perder tempo com conteúdo que não interessa para seus fãs.

2) Faça uma lista de ideias para um mês

A maioria das pequenas e médias empresas têm como maior dificuldade a criação de novas ideias. Felizmente é um problema que pode ser resolvido se você tiver um tempinho para desenvolver um sistema eficiente para geração de ideias. Pesquise, analise sua concorrência e tudo que envolve seu público e faça uma lista de ideias para um mês. Se suas ideias forem criadas antes do tempo, você será capaz de redirecionar o tempo que teria gasto em sessões de brainstorming individuais para realmente criar seu conteúdo.

Lógico que ter esse plano antes do tempo de publicação não significa que você tem a obrigação de segui-lo à risca. Notícias de última hora e assuntos que estão em alta devem fazer parte de seu conteúdo! Esse tipo de notícia (um bom exemplo atual foi a imagem do vestido azul e preto ou branco e dourado) gera audiência, interação e aumenta o seu alcance.

IMPORTANTE: SEMPRE QUE ESSES ASSUNTOS PONTUAIS SURGIREM, UTILIZE AS HASHTAGS DO TEMA: #Vestido #PretoeAzulOuBrancoeDourado

3) Criar chamadas com antecedência

As chamadas ou títulos da imagem de seu post são extremamente importantes para chamar a atenção de seu público de imediato. Infelizmente, algumas empresas não conseguem sucesso no marketing de conteúdo porque suas chamadas não são devidamente otimizadas e criativas.

Envolva a sua equipe para ajudar a debater possíveis ideias de chamadas. Isso pode ser visto como desnecessário e demorado, mas pode confiar, é um método eficaz, perfeito para otimizar seu tempo.

DICA: títulos com palavras com senso de urgência como “Baixe agora”, “Você não pode perder” e com listas como “7 dicas incríveis”, “5 maneiras para facilitar”, funcionam bastante!

4) Criar conteúdo original de forma mais eficiente

Curadoria (“copiar” ou se inspirar o conteúdo feito por outras pessoas) é uma maneira mais fácil de criar seus conteúdos. Ele pode e deve ser usado, mas jamais ser a única opção de divulgação. As pessoas esperam das marcas algo autentico, único e exclusivo.

E para ajudá-los, aqui estão algumas técnicas para criar algo original o mais rápido possível:

  • Fazer perguntas

Uma maneira rápida de gerar conteúdo é fazer uma pergunta e deixar que seu público responda. Obviamente, esta pergunta precisa estar relacionada com a essência de sua empresa e mercado. Outra forma é fazer perguntas para influenciadores de sua empresa (ou seja, pessoas que podem contribuir com informações para seu conteúdo). Envie por e-mail para os blogueiros e, com as respostas, você terá conteúdos incríveis e atraentes para seus leitores.

  • Reúna conteúdo gerado pelo usuário.

Analise sempre o que seus usuários, fãs e seguidores estão publicando na internet. Peça para eles enviarem fotos utilizando seu produto, crie promoções e concursos e os envolva sempre que possível.

  • Mostrar o dia a dia de sua empresa.

Isso humaniza a sua marca e a torna parte do cotidiano das pessoas. Saiba que seus fãs gostam de saber como é dentro da sua empresa, como sua equipe trabalha, como surgem as ideias. Com pouco esforço, você tem um post nas redes sociais ou em seu blog exclusivo, que oferece o benefício adicional de ajudar os leitores a formar relacionamentos mais fortes com seu negócio.

5) Otimizar para diversos canais

Dica: incentive seus clientes a partilhar o seu conteúdo. Mais de 50% dos internautas utilizam as mídias sociais para descobrirem novas marcas. E, apesar disso, muitas marcas ainda não têm uma maneira de acompanhamento dos resultados e métricas para entender o comportamento dos usuários. Existem ferramentas incríveis que podem te mostrar, de uma maneira fácil e didática, o que realmente funciona nas redes sociais. mLabs é uma delas!

6)Preste atenção à sua produtividade pessoal

Ao longo das próximas semanas, preste atenção ao modo como você se sente em diferentes momentos ao longo do dia. Se você é observador, você deve ser capaz de identificar picos de energia. Use-os para estruturar o seu dia de trabalho para que suas sessões de criação de conteúdo sempre coincidem com os momentos em que o seu foco mental é mais alto.

Pode levar um tempo para encontrar o seu ritmo ideia, mas uma vez que você descobrir quando você é capaz de se concentrar mais facilmente, vai descobrir que é capaz de gerar conteúdo de maior qualidade, mais rápido.

Certamente, conteúdo com velocidade de execução deve ser prioridade para cada empresa que se preocupa com resultados. Elencamos algumas dicas para te ajudar nesta missão, mas é claro que não são as únicas. E você? Como planeja acelera sua estratégia de marketing de conteúdo este ano?

Matérias Relacionadas:

Onde estão os seus clientes potenciais na web?

6 ótimas razões para investir em marketing digital na crise econômica

Saiba como divulgar sua marca com pouco ou nenhum investimento!