Se sua empresa possui uma página no Facebook, planejou suas ações, conquistou fãs e ainda criou campanhas para impulsionar seu conteúdo, ótimo! Você está no caminho certo! Mas, se os seus fãs não engajam, não curtem, comentam ou compartilham, algo está errado.
O verdadeiro fã é aquele que se envolve com a marca no Facebook, aumente resultados.
Se esta é a sua realidade (se tem muitos fãs, mas com pouca interatividade) chegou a hora de mudar isso!
Existem diversas maneiras para induzir seu fã a fazer uma ação. Uma delas, por exemplo é fazer uma pergunta. Mas não qualquer pergunta. Por isso, selecionamos 5 ideias para você trabalhar em suas redes sociais e conseguir fidelizar seu público.
Ideia 1: Pergunte como eles usariam seu produto
Esta é uma pergunta natural. Você deve ser capaz de chegar a um bom número deste tipo de pergunta. E a razão por isso é simples: conseguir fazer com que seus fãs pensem em como o seu produto ou serviço irá tornar sua vida melhor.
Importante: cuidado com este tipo de pergunta! O Facebook não é para vender. Você precisa encaixar esta questão em um contexto que seja interessante. Por exemplo, uma das publicações da BMW: “Qual a viagem de seus sonhos?”. Isso é atraente, pois faz o fã imaginar algo e, “subliminarmente” entender que esta viagem só será perfeita se for com um dos carros da marca. Observe que o nome do carro ou da empresa não está em foco, mas sim a experiência do consumidor. O que fica em evidência aqui é a proposta de valor do fabricante alemão.
Se você instigar os seus fãs a pensarem sobre como eles podem usar seu produto, eles ficarão, inconscientemente, mais propensos a comprá-lo.
Ideia 2: Peça algo controverso
Apesar de ser uma espécie de tática, você fazer perguntas polêmicas ou sobre coisas controversas é uma forma interessante para seus fãs engajarem. Lógico que esta estratégia precisa de muito cuidado.
Certifique-se que sua pergunta:
- Não ofenda seus leitores;
- É relevante para sua empresa, produto ou público.
O assunto pode ser chocante, mas não deve assustar ou causar outros sentimentos que sejam negativos para a marca. Esta polêmica deve ser relevante e não deve estar direcionada para a sua marca.
A pergunta deve servir como uma isca sensacionalista para dar audiência.
Exemplo: a página da BBC News publicou uma foto de um bebê, perguntando aos seus seguidores se eles deixariam um bebê dormir do lado de fora no frio. Este tipo de assunto carrega uma emoção muito forte, comove as pessoas por envolver uma criança. Mas a empresa enquadrou um fato que está em um contexto cultural, não difama ninguém ou negligencia algo. A pergunta foi relevante, pois a BBC é um canal de notícias.
Ideia 3: Faça uma referência a um evento recente
Seja oportuno! Um dos exemplos mais atuais do sucesso deste tipo de conteúdo foi sobre a polêmica do vestido azul e preto ou branco e dourado. Inúmeras empresas aproveitaram o buzz deste assunto e criaram conteúdo em cima do tema, já que era a questão mais falada no momento.
Isso gera curtidas, comentários e compartilhamentos. Fique por dentro das atualidades, pesquise as hashtags mais comentadas e verifique quais assuntos sua marca poderia aproveitar para criar conteúdo. Aproveite os eventos que acontecem e que têm boa repercussão: UFC, Oscar, Copa, etc. Mas, neste quesito, também você precisa ter cuidado! Sua marca tem que estar inserida de uma forma inteligente, criativa e que seja, de alguma maneira, útil para seu público. Não adianta, por exemplo, uma loja infantil aproveitar a audiência de uma luta importante do UFC e tentar fazer conteúdo para sua marca. Analise as possibilidades e aproveite-as da forma mais adequada à sua empresa.
Ideia 4: Utilize dados concretos
Convença seu público de que sua empresa possui dados importantes do mercado em que atua.
Divulgue números importantes e estatísticas verdadeiras sobre algo que seja relevante para seu público. Pergunte o que seu público acha, se ele se enquadra na porcentagem do assunto abordado. Se possível, enquadre as duas coisas. Faça-os pensar sobre o tema. Por exemplo, se você for dono de uma padaria, que tal divulgar uma pesquisa semanal sobre o produto mais consumido? “Você sabia que 75% de nossos pedidos são salgados? E você, prefere se deliciar com um doce suculento ou devorar um salgado bem recheado?”
Peça – não diga – para seus fãs participarem de uma pesquisa. Use a curiosidade ou um desafio para levá-los a se envolver com seu negócio.
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