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    Senso de urgência: o que é e como trabalhar na sua estratégia de marketing!   

    Marketing Digital
    26 de janeiro de 2023
    Senso de urgência: o que é e como trabalhar na sua estratégia de marketing!   
    Avatar de Redator mLabs

    Por

    Redator mLabs

    Publicado em

    26 de janeiro de 2023

    Sumário:

    Ao entrar em uma loja virtual, você já se deparou com frases como “só mais 5 em estoque” ou “essa promoção acaba em 3 horas”? Se sim, você foi alvo de um gatilho mental chamado senso de urgência. 

    Se o gatilho funcionou em você ou não, não sabemos 👀… mas acredite, muitos de nós (incluindo a redatora deste artigo) já fomos “vítimas” dessa eficiente ferramenta de marketing e mídias digitais. 

    Dado que conseguir destaque no mercado online está cada vez mais difícil, utilizar soluções que voltam a atenção do consumidor para sua marca se tornou uma necessidade. Por isso, vale a pena continuar a leitura para entender o que é senso de urgência e como aplicar esse gatilho na sua estratégia de marketing, publicidade e/ou mídias digitais. 

    O que é senso de urgência? 

    Quando crescemos, aprendemos que senso de urgência é a habilidade de reconhecer o tempo e priorizar tarefas de acordo com sua necessidade. Entretanto, “o que é senso de urgência” ganhou um novo significado no marketing: esse gatilho mental trabalha o sentimento de perda iminente.  

    Ou seja, com o senso de urgência é gerado o medo de perder uma oportunidade maravilhosa e única. 

    Qual é a função do senso de urgência no marketing? 

    Você sabia que o marketing está cada vez mais ligado à psicologia? Já que entender o comportamento humano é essencial na criação de uma conexão entre marca e cliente, o mercado de marketing segue investindo em estudos na área da psicologia comportamental. 

    Ou seha, para os profissionais, entender como funciona o senso de urgência no marketing é fundamental. 

    Isso pois, quando bem aplicado, ele ajuda as equipes de marketing e vendas a aumentar as conversões e reduzir o tempo gasto na jornada de compra. 

    Se ele já era usado em lojas físicas com táticas como “últimas unidades” ou “promoção do dia”, o significado de senso de urgência cresceu no online. Com uma competição feroz entre marcas, trabalhar esse gatilho mental pode ser ideal para captar a atenção do público. 

    Um exemplo nas mídias sociais são ações feitas no Instagram Stories, já que o conteúdo só permanece no ar por 24 horas. Outras possibilidades são o anúncio de promoções e avisos de aumento de preços dos produtos, táticas que definem “limites” que pressionam o seguidor e/ou consumidor a se decidir rapidamente. 

    Vantagens de trabalhar o senso de urgência no marketing 

    Você já entendeu o que é o senso de urgência no marketing. Mas será que vale a pena gastar tempo e dinheiro estudando essa técnica? Nós acreditamos que saber as vantagens desse gatilho mental provavelmente será suficiente para te convencer a usar essa ferramenta comportamental. 

    Algumas das vantagens de aplicar o senso de urgência no marketing são: 

    • acelerar a jornada do consumidor; 
    • aumentar o volume de vendas, já que, se há pouca oferta, os consumidores terão medo de perder o produto; 
    • reduzir o número de produtos parados em estoque, já que ele será vendido mais rápido; 
    • ao unir o senso de urgência com o senso de exclusividade, o produto ganha mais status e valor diante o público; 
    • quando bem trabalhado, o senso de urgência contínuo aumentará o número de interessados em cada lançamento e ajudará no crescimento da marca. 

    Como gerar senso de urgência pelas redes sociais? 

    Não há dúvidas de que o senso de urgência no marketing é uma ferramenta poderosa para acelerar a jornada do consumidor e aumentar as chances de concluir a venda. Mas não se esqueça daquele ditado chato que você cresceu ouvindo: tudo em excesso faz mal. 

    É necessário cautela para que sua comunicação não esteja toda focada nesse gatilho mental e canse os seguidores.  

    Com esse ponto bem esclarecido, podemos seguir para nossas dicas para gerar senso de urgência pelas redes sociais. 

    1 – Identifique as dores da sua persona  

    Se sua marca quer aumentar as vendas, é parte do seu trabalho gerar interesse pelos seus serviços e produtos. Afinal, ninguém comprará o que você está vendendo se não acreditar que precisa disso. 

    Isso significa se colocar no lugar da sua persona e entender quais são as dores que afetam sua rotina – e como seu produto ajuda a resolvê-las. 

    2 – Apresente a solução para sua persona 

    Ao ajudar o consumidor a enxergar suas carências, o senso de urgência amplia as chances de fechar uma venda. Por isso, é seu papel mostrar o valor que seu produto ou serviço trará para a vida da pessoa. 

    Vamos imaginar que uma marca de produtos de beleza oferece o único rímel vegano à prova d’água do mercado.  

    Como que o senso de urgência pode ser trabalhado?  

    • Sabemos que você se preocupa com sua beleza. Mas será que você está fazendo sua parte pelo nosso planeta? 
    • Qual é sua prioridade: ter cílios bonitos por horas ou cuidar do Planeta Terra? 

    E logo em seguida, a solução:  

    “Você não precisa mais escolher: chegou no mercado, por tempo limitado, o único rímel vegano à prova d’água.” 

    Mesmo que o produto não seja uma “edição especial” com “estoque limitado”, criar um prazo fará com que o possível cliente se sinta encurralado: apesar de não estar planejando esse gasto, ele não pode perder essa oportunidade única. 

    3 – Ofereça vantagens e ofertas limitadas  

    “E para comemorar esse lançamento, os primeiros 500 clientes que comprarem dois rímeis ganharão uma versão mini do nosso produto mais vendido: o gloss furta-cor!” 

    Seja um brinde, um cupom de desconto ou uma edição especial, o senso de urgência funciona muito bem quando é aliado à vantagens exclusivas – e é um predileto dos consumidores.  

    De acordo com pesquisas, 71% dos brasileiros esperam promoção para comprar (especialmente quando falamos de itens de maior valor). Por isso, não tenha medo de oferecer algo em troca pela fidelidade do seu cliente. 

    E se você quer melhorar ainda mais o engajamento do seu público e aumentar as vendas, existem outros gatilhos mentais que podem ser aplicados nas redes sociais. Se você quer saber mais, confira nosso artigo “5 formas de utilizar gatilho mental nas redes sociais”. Esperamos que goste! 

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