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O que é Pincode no Pinterest e como utilizá-lo?

O que é Pincode no Pinterest e como utilizá-lo?
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O que separa o mundo online do offline? Com um celular na mão a todo momento e a internet chegando aos lugares mais distantes, essa fronteira praticamente não existe mais!

Ok, mLabs. Mas o que o Pincode do Pinterest tem a ver com isso?

Bom, digamos que o Pincode pode ser o elo entre esses dois mundos. Com ele, você pode trazer o público do offline para o online, através do Pinterest.

Assim que alguém lê o seu Pincode com o aplicativo do Pinterest, ele já pode ver os seus pins, seguir as suas pastas e interagir com a marca pela internet.

Em poucos segundos, o offline se torna online. Sensacional, né?

O que é o Pincode no Pinterest?

Lançado em 2017, o Pincode é um código customizado pelo Pinterest para compartilhar suas ideias com quem interage com a sua marca no mundo físico.

É como um QR Code, que deve ser escaneado pelo usuário para ser direcionado a algum ambiente virtual. Recurso parecido também existe no Messenger, o Messenger Code, usado para iniciar conversas com pessoas ou empresas que ainda não estão nos contatos do usuário.

Pincode do Pinterest

Ele pode ser impresso em cartões de visita, folhetos, banners, revistas, embalagens; distribuído em eventos; e ainda utilizado em materiais digitais como e-mails e e-books.

Ao ver um Pincode, o usuário deve usar o app do Pinterest e escanear o código com a câmera do celular. A partir daí, ele acessa diretamente o perfil ou alguma pasta da marca.

Um dos propósitos do Pinterest, afinal, é facilitar que as pessoas encontrem ideias e inspirações sobre os temas que mais gostam.

O Pincode também tem esse propósito. A intenção é que qualquer usuário da rede possa compartilhar o seu Pincode no mundo real para que mais pessoas possam encontrar os seus pins.

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Como gerar um Pincode?

Gerar um Pincode do Pinterest é bastante simples, e qualquer usuário pode fazer isso. Para gerar o código siga os passos:

  1. Acesse o perfil da sua marca no Pinterest;
  2. Clique sobre a sua foto de perfil;
  3. Clique em “Criar Pincode”.

Para criar o código que direciona para alguma pasta do seu perfil, siga os passos:

  1. Acesse a pasta que você deseja no perfil da sua marca no Pinterest;
  2. Clique no ícone de “Compartilhar” do Pinterest;
  3. Nas opções de compartilhamento, clique no ícone “Pincode”.
criar pincode do pinterest

Para o usuário ler o Pincode corretamente, vale a pena também tomar alguns cuidados na hora de aplicá-lo nos materiais.

Você precisa garantir que a câmera consiga escaneá-lo. Por isso, cuide para que a superfície seja lisa e que a impressão tenha qualidade. Além disso, os códigos devem ser colocados em locais visíveis e fáceis de escanear. Um outdoor em uma rua movimentada, por exemplo, pode não ser uma boa ideia, ok?

Para incentivar que o usuário utilize o código, você também pode colocar uma imagem chamativa no Pincode, além de uma chamada criativa sobre o que ele vai encontrar ao escaneá-lo.

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4 dicas para usar o Pincode do Pinterest em sua estratégia

Agora você deve estar se perguntando: ok, já criei o código, mas o que eu faço com ele? Primeiramente, você pode usar o Pincode de perfil simplesmente para ganhar mais seguidores no Pinterest. Porém, o Pincode de pastas dá mais asas à criatividade! Veja agora algumas ideias e cases de quem já explorou esse recurso:

1. Coloque o Pincode junto aos produtos na loja física

Imagine que uma cliente está olhando as araras de uma loja de roupas e se apaixona por uma blusa.

Um Pincode junto a esse produto pode direcioná-la para uma pasta que sugere looks com essa peça para diferentes ocasiões. Pronto: ela já percebe como essa roupa será útil!

Ideia parecida foi usada pelo Carrefour. Os Pincodes foram distribuídos em 160 pontos de 4 lojas da rede em São Paulo. Ao ler o código, os clientes acessavam ideias de receitas com os produtos da loja.

Já a Natura usou os Pincodes para relançar uma linha de produtos. Os códigos direcionavam para conteúdos exclusivos da marca, como dicas e tutoriais de maquiagem para inspirar as clientes.

Além de dar ideias e dicas, os Pincodes também podem direcionar para as compras online. A loja de departamentos Nordstrom, por exemplo, incluiu Pincodes na sua loja. Enquanto esperavam na fila, os clientes podiam se inspirar com pins de presentes abaixo de $100 e já comprar na loja virtual.

Nesse caso, é importante criar uma integração omnichannel para não gerar concorrência entre a loja física e virtual e deixar o cliente à vontade para comprar no canal que quiser.

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2. Compartilhe ideias e inspirações em eventos

Em eventos, também é importante se destacar com criatividade. Em palestras da sua marca em seminários, por exemplo, inclua um Pincode ao final da apresentação ou no material distribuído.

Uma agência de design, por exemplo, pode direcionar para uma página com referências de trabalhos e artistas. Uma empresa que vende software de gestão pode apresentar cases de clientes ou gráficos que tragam mais dados sobre o seu mercado. O importante é pensar em conteúdos que agreguem valor para o público envolvido.

3. Imprima o Pincode na embalagem dos produtos para compartilhar ideias de uso

Você acha que a experiência de compra com uma loja termina depois que o cliente recebe o produto? Não é bem assim.

Para fidelizar os clientes, você pode se manter em contato com ele mesmo depois da compra. E uma forma de fazer isso é incluir Pincodes na embalagem do produto. Com ele, você pode compartilhar dicas de conservação ou ideias de uso, que enriqueçam a experiência com a sua marca.

4. Use o Pincode para explorar produtos em showroom

Em um showroom, os Pincodes podem direcionar para pastas que mostrem os detalhes dos produtos e suas funcionalidades, bem como demonstrar seu uso na vida real.

Ao visitar uma loja de móveis planejados, você não gostaria de poder visualizar ambientes reais com aqueles produtos? E, ao procurar um carro, não seria interessante ver gráficos e dados sobre o desempenho de consumo e a avaliação do teste de impacto? Um Pincode pode proporcionar isso aos seus clientes.

Empresas que usam o Pinterest já sabem que o foco da rede é totalmente as imagens. Os Pincodes, então, permitem criar uma experiência visual entre os seus canais online e offline. Assim, os consumidores poderão mergulhar no universo da sua marca, independentemente de onde estejam.

Então, explore a criatividade com o Pincode do Pinterest para surpreender clientes! Veja agora também outras dicas de como divulgar uma marca no Pinterest.

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