Pesquisar

O que é Internet das Coisas e qual o comportamento do consumidor do futuro?

O que é Internet das Coisas e qual o comportamento do consumidor do futuro?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Vivemos em um mundo no qual a tecnologia impera e cada vez mais nos tornamos pessoas conectadas. Essa tendência deve aumentar ainda mais com a popularização da internet das coisas, um conceito que tem ganhado força entre as empresas que produzem artigos tecnológicos.

Mas você sabe o que é internet das coisas? É isso que explicaremos no post de hoje. Continue a leitura e fique bem informado sobre essa novidade que, certamente, se ainda não está, em breve estará presente na sua vida.

O que é a internet das coisas?

A especialista em marketing digital Martha Gabriel, classifica a evolução das mídias em quatro telas que revolucionaram a forma que as pessoas podem acessar conteúdos e se comunicar. A primeira dessas telas foi o cinema, seguido da televisão, que foi sucedida pelo computador, que foi sucedido pelo smartphone.

Acontece que agora as mídias estão extrapolando as telas e tomando conta de outros objetos ou coisas, como relógios, eletrodomésticos, roupas etc. A tecnologia evoluiu a tal ponto que muitos objetos agora estão conectados à internet e, em breve, essa realidade será ainda mais acentuada.

Como a internet das coisas já está sendo aplicada em nosso dia a dia?

A internet das coisas, também chamada por alguns de IoT, já é uma realidade para muitas pessoas. Exemplos da aplicação dessa tecnologia em nosso cotidiano não faltam e nós separamos alguns para você.

Televisão

Os televisores agora são smart e conectados à internet. Com a popularização de aplicativos de streaming como o Netflix, as pessoas puderam modelar a programação da TV de acordo com os seus gostos e tempo. Assim, não é mais necessário esperar pelo horário que as emissoras de televisão escolhem para assistir um programa, por exemplo.

As próprias emissoras de TV tradicionais como a rede Globo e a rede Record, já possuem seus aplicativos para smarTVs, a Globo Play e o R7 Play, nos exemplos citados.

Relógios

O Apple Watch e outros relógios similares são conectados à internet e possibilitam o acesso a uma série de aplicativos que facilitam o dia a dia das pessoas. É possível acessar as redes sociais, responder mensagens em aplicativos de conversa, entre outras atividades, por meio do relógio.

Além disso, os relógios digitais também são muito utilizados em atividades físicas, para controlar o número de passos dados em uma caminhada, os batimentos cardíacos durante a execução de uma série de exercícios etc.

Óculos

O Google Glass e similares, bem como os dispositivos VR são exemplos de como os óculos também podem ser classificados como utilitários da internet das coisas.

Por meio desses dispositivos é possível ver filmes, ver fotos 360º, visualizar vídeos como se estivesse no local em que eles foram feitos etc. Tudo isso, por meio de um objeto conectado à internet.

Roupas

Sim, já existem roupas conectadas à internet e que possuem finalidades similares às dos relógios, tendo funcionalidade principalmente no meio fitness. Já foram lançados tênis que marcam o número de quilômetros percorridos em uma corrida ou caminhada, por exemplo.

Conseguiu entender o que é internet das coisas e como ela está cada vez mais presente no nosso dia a dia? Que tal então compartilhar essa novidade com seus amigos nas redes sociais? Certamente eles gostarão de saber mais sobre esse assunto.

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis