Pesquisar

As 25 melhores faculdades de marketing do Brasil, segundo o MEC

As 25 melhores faculdades de marketing do Brasil, segundo o MEC
Avatar de Autor Convidado

Por

Publicado em

Todas as empresas, não importa com o que trabalhem, tem dois objetivos em comum: gerar lucro e, sempre, tentar maximizá-lo.

O foco, assim, é tentar aumentar as vendas dos produtos e serviços, explorando de várias maneiras a exposição dos mesmos e fazendo-os chegar no consumidor final. Como fazer isso? Através do marketing! Dessa forma, esse setor é essencial em qualquer empresa, de qualquer ramo de atuação.

Por isso, existem diversos cursos de graduação de marketing ofertados, tanto na modalidade presencial quanto a distância, já que existe demanda para quem já atua no marketing comece a se especializar e, para quem não atue, entre com um bom nível de conhecimento da profissão.

Mas qual faculdade escolher? Normalmente, quando se pensa nisso, muita coisa vem à cabeça. Será que a faculdade tem os professores adequados para passar o conteúdo? Será que existe a estrutura tecnológica necessária para conseguir o conhecimento?

Na hora da decisão, muito precisa ser levado em conta e pode ficar difícil de escolher entre um curso ou outro. Por isso, em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior, selecionamos as 25 melhores faculdades de marketing do Brasil.

O ranking foi elaborado considerando o Tecnólogo de Marketing, usando como base o Conceito Preliminar de Curso (CPC), popularmente conhecido como nota do MEC. Esperamos que ele seja de grande ajuda na busca pelo futuro curso de ensino superior. Confira!

Preciso realizar um curso de ensino superior de marketing para atuar na área?

Na realidade, não. Muitos profissionais de marketing não têm necessariamente o ensino superior concluído e outro são formados em outras áreas e acabam migrando para o marketing por interesse próprio, necessidade pessoal ou oportunidade de mercado.

Seja um jornalista que começa a ser redator, um engenheiro ou matemático que começa a atuar com marketing de performance ou um programador que começa a criar scripts para alavancar uma estratégia. Entretanto, isso não significa que uma graduação não irá te ajudar de forma alguma e será inútil.

Fazer uma graduação vai te dar uma vantagem competitiva em relação aos demais. Você entra em contato com uma base teórica robusta, que pode te trazer repertório para resolver os problemas do dia-a-dia no momento que enfrentá-los de frente. Isso traz toda a diferença, no final das contas.

Além disso, existem duas outras coisas que uma graduação vai trazer. A primeira é o networking construído no período. Diversos colegas de classe e professores podem ser a chave que você precisa para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, criar um novo negócio ou fechar uma parceria valiosa,

A segunda é a maneira com que o universo do ensino superior faz com que você consiga pensar. Nas faculdades, somos ensinados a utilizar sempre o método científico, abordando possibilidades e testando hipóteses.

O ensino superior, inclusive, faz com que tenhamos uma visão mais macro, conseguindo olhar para os para os mais diversos elementos que compõem um sistema ou um projeto. Essa visão, munida com a capacidade de trabalho em equipe, é essencial para trabalhar em uma empresa.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

O que é o CPC, conceito utilizado para fazer o ranking?

O CPC é um indicador do Inep, órgão do Mec, que avalia todos os cursos de graduação do Brasil. A divulgação e cálculo das notas ocorrem no ano seguinte da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com base nos resultados da avaliação dos alunos, no valor que o processo de formação agrega naquele curso e na qualidade do corpo docente, infraestrutura e nos recursos didáticos pedagógicos.

A partir disso, são calculadas notas através de uma metodologia do Inep. Assim saem duas notas, o CPC Contínuo e o CPC Faixa. O CPC Contínuo é a nota final das instituições com uma média de todos os componentes avaliados (com notas de 1 a 5 em cada um deles).

O CPC Faixa, nota que as instituições divulgam, funciona como um arredondamento do CPC Contínuo. Quando a nota é maior do que 3,945, ela arredonda para 4 e o curso entra na faixa entre 4 e 5.

A sua nota, nesse caso, será 5 (a máxima). Se for abaixo de 3,945, ele entra na faixa entre 3 e 4, e a nota será 4.

As 25 melhores faculdades de marketing do Brasil, segundo o MEC

Abaixo, você confere as 25 melhores faculdades de marketing do brasil, segundo o CPC. Vale lembrar que faculdades que não realizam o Enade não entram na lista, como a USP. Vamos lá?

IES

Cidade

CPC

Centro Universitário UniCariocaRio de Janeiro (RJ) – EaD4,67
Centro Universitário Brasileiro (Unibra)Recife (PE)4,39
Centro Universitário Redentor De Campos (UniRedentor)Campos dos Goytacazes (RJ)4,37
Escola Brasileira De Administração Pública E De Empresas (EBAPE/FGV)EaD4,24
Centro Universitário Amparense (UNIFIA)Amparo (SP)4,20
Universidade Salvador (Unifacs)Salvador (BA)4,18
Centro Universitário ICESPBrasília (DF)4,17
Faculdade De Administração E Negócios De Sergipe (Fanese)Aracaju (SE)4,13
Centro Universitário UniCariocaRio de Janeiro (RJ)4,08
Centro Universitário CathedralBarra do Garças (MT)3,95
Centro Universitário UnifacigManhuaçu (MG)3,93
Centro Universitário Paraíso (FAP-CE)Juazeiro do Norte (CE)3,88
Centro Universitário UniCariocaRio de Janeiro (RJ)3,84
Universidade Anhembi MorumbiSão Paulo (SP)3,80
Centro Universitário UnidomboscoEaD3,74
Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (Cesusc)Florianópolis (SC)3,74
Faculdade Projeção De Taguatinga Norte (UniProjeção)Brasília (DF)3,74
Instituto InfnetRio de Janeiro (RJ)3,73
Universidade Positivo (UP)Curitiba (PR)3,72
Faculdade De Tecnologia De Piracicaba (FATEP)Piracicaba (SP)3,72
Centro Universitário Farias BritoFortaleza (CE)3,72
Universidade Do Grande Rio (Unigranrio)EaD3,71
Universidade Santa Cecília (Unisanta)EaD3,68
Universidade Veiga De Almeida (UVA)Rio de Janeiro (RJ)3,68
Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba)Curitiba (PR)3,67

Com conseguir entrar nessas faculdades?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é a principal forma de ingresso no ensino superior. Através dele, você pode usar sua nota no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) (que desde o segundo semestre de 2020 permite matrículas em cursos na modalidade EaD), Programa Universidade para todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).

Através dele, também é possível participar de financiamento privado, que tem disponíveis bolsas de estudo, sem comprovação de renda, de até 75% que valem para toda a graduação. É uma boa oportunidade de ter descontos no ensino superior.

Este post foi escrito pelo time da Quero Bolsa.

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis