Facebook libera botão de enviar mensagem para WhatsApp em posts impulsionados

botão enviar mensagem do facebook para whatsapp

Você já deve saber que, ao criar anúncios para o Facebook, você precisa inserir um botão com uma CTA (call to action), certo? A novidade é que, desde dezembro de 2017, essa chamada para ação pode levar também para uma conversa no WhatsApp.

botão de enviar mensagem do facebook para whatsapp

A integração abre portas para as empresas que utilizam as redes sociais para vendas e representa um salto em termos de SAC social. Entre as principais vantagens, a facilidade de contato entre clientes e empresa.

O recurso já está disponível para os anunciantes e podem ser veiculados em anúncios de páginas, desktop, Adroid e IOS.

Mas, antes de você correr para criar seu anúncio com CTA para WhatsApp, não se esqueça de ter um responsável por todo esse atendimento lá!

Como funciona o botão de enviar mensagem do Facebook para WhatsApp?

Ao clicar na CTA de “enviar mensagem” do anúncio do Facebook, o usuário é redirecionado para uma aba de conversa com o anunciante dentro do WhatsApp.

E, para garantir a integridade dos dados dele, o anunciante só vê a janela depois que o usuário envia a primeira mensagem.

A funcionalidade está disponível apenas através do impulsionamento de página, não sendo uma opção para quem cria anúncios pelo Gerenciador ou pelo Power Editor.

Como fazer anúncios com o botão para o WhatsApp?

Para inserir o botão de enviar mensagem para o WhatsApp nos seus posts impulsionados, você terá que:

  • Escolha, em sua Fan Page, o post que quer impulsionar;
  • Clique em “impulsionar publicação” – no próprio post;
  • Vá em “adicionar botão” e escolha “enviar mensagem pelo WhatsApp”;
  • Escolha “adicionar novo número” e clique em “avançar”;
  • Utilize o código de confirmação que vai receber para confirmar o número e pronto!

Observações:

  1. Por uma série de motivos, alguns posts não podem ser impulsionados. Então, se o botão “impulsionar publicação” não estiver ativo para você, seu post pode estar enquadrado em algum dos critérios que impedem o impulsionamento. Veja quais são eles aqui.
  2. A opção “adicionar botão” só aparece em posts com links externos, vídeos e fotos únicas. (Lives, Carrossel e outros formatos não entram, ok?)
  3. Caso queira alterar o número do WhatsApp, clique em “alterar” na parte superior da caixa de entrada do código.

Tendências do WhatsApp para empresas: CTA de enviar mensagem + WhatsApp Business

O lançamento da CTA que envia mensagem para o WhatsApp foi um prenúncio de algo que vimos acontecer em janeiro de 2018: o lançamento do WhatsApp Business.

Segundo o mensageiro, o WhatsApp para empresas foi especialmente criado para ajudar pequenos e médios empreendedores a se comunicarem com clientes através da plataforma.

O recurso já está liberado no Brasil, apenas para Android, por enquanto.

Como você pode perceber, o WhatsApp está investindo pesado em atrair empresas, certo? Então, é hora de começar a pensar em como usar esses recursos (especialmente essa plataforma) para fazer marketing! Veja neste post, 52 ferramentas de marketing digital para sua estratégia esse ano!

 

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!