Facebook libera botão de enviar mensagem para WhatsApp em posts impulsionados

botão enviar mensagem do facebook para whatsapp

Você já deve saber que, ao criar anúncios para o Facebook, você precisa inserir um botão com uma CTA (call to action), certo? A novidade é que, desde dezembro de 2017, essa chamada para ação pode levar também para uma conversa no WhatsApp.

botão de enviar mensagem do facebook para whatsapp

A integração abre portas para as empresas que utilizam as redes sociais para vendas e representa um salto em termos de SAC social. Entre as principais vantagens, a facilidade de contato entre clientes e empresa.

O recurso já está disponível para os anunciantes e podem ser veiculados em anúncios de páginas, desktop, Adroid e IOS.

Mas, antes de você correr para criar seu anúncio com CTA para WhatsApp, não se esqueça de ter um responsável por todo esse atendimento lá!

Como funciona o botão de enviar mensagem do Facebook para WhatsApp?

Ao clicar na CTA de “enviar mensagem” do anúncio do Facebook, o usuário é redirecionado para uma aba de conversa com o anunciante dentro do WhatsApp.

E, para garantir a integridade dos dados dele, o anunciante só vê a janela depois que o usuário envia a primeira mensagem.

A funcionalidade está disponível apenas através do impulsionamento de página, não sendo uma opção para quem cria anúncios pelo Gerenciador ou pelo Power Editor.

Como fazer anúncios com o botão para o WhatsApp?

Para inserir o botão de enviar mensagem para o WhatsApp nos seus posts impulsionados, você terá que:

  • Escolha, em sua Fan Page, o post que quer impulsionar;
  • Clique em “impulsionar publicação” – no próprio post;
  • Vá em “adicionar botão” e escolha “enviar mensagem pelo WhatsApp”;
  • Escolha “adicionar novo número” e clique em “avançar”;
  • Utilize o código de confirmação que vai receber para confirmar o número e pronto!

Observações:

  1. Por uma série de motivos, alguns posts não podem ser impulsionados. Então, se o botão “impulsionar publicação” não estiver ativo para você, seu post pode estar enquadrado em algum dos critérios que impedem o impulsionamento. Veja quais são eles aqui.
  2. A opção “adicionar botão” só aparece em posts com links externos, vídeos e fotos únicas. (Lives, Carrossel e outros formatos não entram, ok?)
  3. Caso queira alterar o número do WhatsApp, clique em “alterar” na parte superior da caixa de entrada do código.

Tendências do WhatsApp para empresas: CTA de enviar mensagem + WhatsApp Business

O lançamento da CTA que envia mensagem para o WhatsApp foi um prenúncio de algo que vimos acontecer em janeiro de 2018: o lançamento do WhatsApp Business.

Segundo o mensageiro, o WhatsApp para empresas foi especialmente criado para ajudar pequenos e médios empreendedores a se comunicarem com clientes através da plataforma.

O recurso já está liberado no Brasil, apenas para Android, por enquanto.

Como você pode perceber, o WhatsApp está investindo pesado em atrair empresas, certo? Então, é hora de começar a pensar em como usar esses recursos (especialmente essa plataforma) para fazer marketing! Veja neste post, 52 ferramentas de marketing digital para sua estratégia esse ano!