O Threads já passou da fase de novidade e hoje soma mais de 400 milhões de usuários ativos mensais pelo mundo. O que começou como uma extensão do Instagram virou, de fato, um espaço para conversas onde marcas e criadores disputam atenção.
Desde o lançamento, a própria Meta oferece sugestões sobre o que tende a funcionar no Threads. Hoje, anos depois do lançamento, já é possível observar exemplos concretos de estratégias bem-sucedidas, e de outras que não decolaram.
Quer saber como o algoritmo do Threads funciona e quais são os seus fatores de ranqueamento? Vamos abrir a caixa-preta do algoritmo e mostrar o que está funcionando!
O que é o Threads?
Threads é uma rede social focada em publicações de texto, pertencente à Meta Platforms, Inc., que funciona integrada ao Instagram. A ideia do Threads surgiu como uma resposta às mudanças das redes sociais com a aquisição do Twitter por Elon Musk.
Funcionários da Meta começaram a explorar em 2022 maneiras de ampliar funcionalidades baseadas em texto no Instagram (como o recurso Notes) e, em seguida, decidiram criar um aplicativo próprio voltado para conversas públicas em texto. O desenvolvimento do Threads começou em janeiro de 2023 sob o codinome interno “Projeto 92”.
O Threads foi lançado oficialmente em 5 de julho de 2023 em cerca de 100 países. Ele faz parte do portfólio de produtos da Meta (que já inclui Facebook, Instagram, WhatsApp etc.) e é desenvolvido pela equipe do Instagram.
Para usar o Threads, é necessário ter uma conta no Instagram. Com a integração entre as duas plataformas, é possível compartilhar nome de usuário, foto de perfil e seguir perfis semelhantes.
Como funciona o algoritmo do Threads?
O algoritmo do Threads é, na prática, um sistema de IA que seleciona, classifica e entrega o que aparece no seu Feed do Threads. Ele prioriza o que tem maior probabilidade de ser valioso para você. A Meta descreve esse sistema de forma oficial no seu Transparency Center como o “Sistema de IA de feed de threads do Instagram”.
Em termos de funcionamento, a Meta explica que seus sistemas de recomendação fazem previsões sobre o valor de cada conteúdo para cada pessoa e usam uma combinaçãode sinais e modelos para ordenar o Feed.
Veja como funciona do algoritmo do Threads:
1. Coleta o inventário
O sistema reúne uma parte do conteúdo público disponível no Threads e todo o conteúdo postado pelas contas que você segue, o que pode incluir posts de texto, fotos e vídeos que seguem nossas regras de qualidade e integridade.
2. Aproveita os sinais
Em seguida, o sistema de IA considera uma variedade de sinais de entrada de dados sobre o conteúdo. Esses sinais podem incluir como você interagiu com contas semelhantes, conteúdo ou seus interesses.
3. Classifica o conteúdo
Por fim, o sistema classifica o conteúdo da etapa anterior. O conteúdo previsto pelo sistema como mais importante para você é exibido em uma posição mais acima do seu feed. Isso ajuda o sistema a fazer recomendações de conteúdos mais parecidos com suas preferências.
Como é o sistema de recomendação?
No Threads, você pode ver um Feed “Para você”, personalizado por IA, e um Feed “Seguindo”, que dá visibilidade às contas que você segue.
A experiência “Para você” é onde o sistema de IA atua mais intensamente para misturar conteúdos de perfis seguidos e recomendados, enquanto “Seguindo” reduz essa personalização para privilegiar quem você escolheu acompanhar.

A Meta também define as categorias de sinais que alimentam seus sistemas de recomendação, como as atividades de seguir contas, curtir, salvar e comentar, além das características do conteúdo.
Há ainda políticas que moldam o que o algoritmo recomenda. Oficialmente, a Meta afirma que não recomenda conteúdo político no Threads (a menos que você siga ativamente esses perfis), o que impacta diretamente o que aparece no “Para você”.
E, do lado da distribuição, se o seu perfil do Threads for público, suas publicações podem ser sugeridas em outros apps da Meta, como Facebook e Instagram, ampliando o alcance através do ecossistema.
Quais são os principais fatores de ranqueamento do Threads?
O sistema de ranqueamento do Threads é chamado oficialmente de Threads Feed AI system, ou sistema de IA para o feed do Threads.
Ele foi criado para selecionar, classificar e entregar o conteúdo que você vê no feed “Para você”, predizendo aquilo que será de maior valor e interesse para cada usuário.
A escolha não ocorre por aleatoriedade, acontece a partir de sinais (dados) e modelos de predição que aprendem com seu comportamento, preferências e interações passadas:
Sinais de engajamento do conteúdo
O comportamento dos usuários em torno de um post é um dos indicadores mais fortes de relevância, e inclui:
- Curtidas;
- Respostas (replies);
- Reposts;
- Visualizações;
- Cliques no perfil do autor;
- Tempo de visualização do conteúdo (quanto mais tempo as pessoas permanecem num post ou o expandem, melhor isso sinaliza interesse).
O sistema considera o volume de engajamento e a velocidade com que o conteúdo recebe interações após ser postado, porque isso pode indicar quão relevante ou interessante ele é naquele momento.
Interesse pessoal / Historial de interações
O algoritmo observa o que você costuma fazer: com quem interage, que tipos de posts você gosta ou comenta, que autores costuma visitar ou seguir.
Ele aprende seus gostos ao longo do tempo. Se você costuma interagir com conteúdo sobre um tema específico ou de um autor específico, o sistema vai dar prioridade a posts semelhantes.
A conexão entre autor e usuário (por exemplo, se você já seguiu essa pessoa no Instagram, visitou o perfil dela, etc.) é um sinal importante.
Recência / Tempo de publicação
Posts mais recentes tendem a ter vantagem, porque são considerados mais relevantes no contexto temporal.
O sistema de IA coleta primeiro um “estoque” (inventory) de conteúdos que são novos ou que tiveram atividade recente, e dá preferência àqueles que acabaram de ser produzidos ou que começaram a ganhar tração rapidamente.
Qualidade e integridade do conteúdo
Embora popularidade e personalização sejam importantes, o sistema aplica camadas de moderação algorítmica para assegurar que o feed não seja inundado por conteúdos problemáticos. O processo depende das checagens de conformidade com as Diretrizes de Comunidade e classificações automáticas de risco.
Publicações detectadas como spam, clickbait, desinformação ou violação de políticas têm sua distribuição reduzida ou são removidas do ranking.
O Threads usa métricas de content integrity, que incluem a clareza textual, a originalidade e até sinais de baixa qualidade, como excesso de hashtags irrelevantes ou postagens repetitivas. Para o algoritmo, qualidade é medida em termos de consistência e conformidade, e não apenas de apelo popular.
Diversificação e exploração (recomendações)
O algoritmo mostra o que você já espera ver. Ele tenta equilibrar entre mostrar conteúdos de autores que você segue e apresentar novos conteúdos recomendados.
A entrega do Threads inclui posts públicos que não são diretamente de pessoas que você segue, mas que a IA prevê que podem interessar com base em seus interesses. Isso ajuda no processo de descoberta (exploração) de conteúdo.
Como as marcas podem se destacar no Threads?
Veja a seguir como usar o Threads de forma inteligente para fazer marketing.
Alta frequência com conteúdo de baixo “lift” + experimentação
Como Threads favorece conteúdos textuais e menos produzidos visualmente, marcas podem se beneficiar publicando com mais frequência conteúdos simples: atualizações, reflexões, comentários de tendências, perguntas.
O “lower-lift content” (publicações de texto, imagens estáticas, links) permite que marcas entrem rápido e aprendam o que funciona sem gastar tanto esforço ou orçamento.
Estudo da Outfy afirma que o momento atual de Threads exige experimentação: testar formatos, horários e tipos de voz já que o algoritmo ainda está “ajustando” seu ranking em torno de engajamento e novidade.
As marcas podem postar conteúdos simples como bastidores, curiosidades locais, interação com seguidores, para construir visibilidade, sem depender de grandes produções.
Priorizar diálogo e comunidade ao invés de broadcasting
Threads favorece uma experiência mais conversacional. Então, em vez de lançar mensagens promocionais, marcas que engajam perguntando, respondendo, criando Thread posts (sequências) e convidando debate tendem a gerar mais visibilidade.
As marcas estão usando Threads para fazer Q&A, compartilhar atualizações internas (“behind the scenes”), comentar tendências em tempo real ou reagir a acontecimentos culturais, tudo isso com voz mais humana.
Uso estratégico de tópicos, tags e funcionalidades de descoberta
Uma limitação inicial que marcas enfrentam é visibilidade: se poucos usuários seguem a marca, como alcançar novos públicos?
O uso de “topics” (etiquetas de interesse) ou tags que Threads abre a possibilidade de associar às publicações ou perfis.
Perfis que usam tópicos têm maior visibilidade, porque os posts podem aparecer em feeds de pessoas interessadas naquele tema ainda que não sigam a marca.
Além disso, conectar conteúdos com tendências relevantes, tanto globais quanto locais, pode aumentar a probabilidade de serem recomendados pelo algoritmo, já que faz parte da lógica de explorar conteúdos novos.
Marcas brasileiras poderiam analisar quais temas estão em ascensão no Brasil (por exemplo cultura, entretenimento, política local, esportes) e inserir seus conteúdos de modo sintonizado com isso, aderindo aos tópicos quando disponíveis.
Monitoramento, análise de dados e ajuste contínuo
Dado que Threads é relativamente novo, o comportamento do público, as preferências e até as características de engajamento ainda estão mudando.
Marcas que operam com indicadores definidos para verificar quais posts têm melhor desempenho, quais horários geram mais resposta, qual linguagem ou formato.
Acompanhar métricas como visualizações, taxas de resposta, reposts, crescimento de seguidores, e descobrir padrões (ex: quais assuntos passam bem, qual tom sério) permite escalar o que funciona e descartar o que não traz retorno.
Entendeu o algoritmo do Threads? Ótimo, mas não esqueça: a rede ainda é uma novidade e pode passar por grandes mudanças nos próximos meses. Quem acompanhar de perto essas atualizações vai ter vantagem competitiva e conquistar espaço antes que a concorrência acorde.
Não fique para trás! Acesse o nosso guia completo com as novidades mais recentes do Threads e descubra o que já está mudando.




