Pesquisar

Veja como colocar legenda para vídeo no Instagram e 4 dicas de como fazer de forma estratégica!

Veja como colocar legenda para vídeo no Instagram e 4 dicas de como fazer de forma estratégica!
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

A legenda para vídeo no Instagram serve para transcrever o áudio de um vídeo publicado na rede, mas também tem sido usada como um recurso para engajar o público que está assistindo.

Sabe quando você edita um vídeo para postar no Instagram e a última coisa que vem à mente é a legenda? É normal! Mas olha só, essa parte do conteúdo está ganhando cada vez mais destaque.  

A legenda para vídeo no Instagram, que antes parecia um simples detalhe, hoje em dia tem se tornado algo importante para o engajamento de quem compartilha vídeos nessa rede. 

Marcas e criadores usam as legendas para fortalecer as mensagens dos vídeos, destacar expressões e até criar conexões mais fortes com o público que está assistindo

Quer saber mais? Continue a leitura do nosso guia para entender mais sobre a importância das legendas no marketing digital feito no Instagram e dicas para legendas atraentes. 

Como colocar legenda para vídeo no Instagram? 

Para ter as legendas automáticas no Instagram, é necessário ter ativado o recurso no perfil antes:

  • Clique no ícone do perfil
  • Depois selecione o menu na barra lateral
  • Após clicar no menu, selecione “configurações e privacidade”
legenda-para-video-no-instagram-1: tela Instagram
  • Em seguida clique no item “Acessibilidade”
  • Depois é só selecionar “Legendas” e “ativar”
legenda-para-video-no-instagram-2: tela instagram

Após isso, as legendas entrarão de forma automática nos seus vídeos quando você os postar:

legenda-para-video-no-instagram-3: tela instagram

Qual a importância das legendas no Instagram em vídeos? 

Fazer as pessoas interagirem com as publicações do Instagram é uma tarefa que vai além das fotos ou vídeos bonitos. Sabia que a legenda é uma parte importante disso tudo?  

Sim, é verdade! A legenda pode fazer muita diferença na maneira como os usuários consomem vídeos do feed, reels e stories

Sabe por quê? As legendas facilitam o acesso ao conteúdo publicado em vídeo, podendo ser úteis quando alguém está vendo um vídeo em um lugar onde não dá para ouvir áudio. A transcrição ajuda a entender do que se trata o conteúdo sem depender só do som. 

Ah, e tem mais! As legendas não são apenas úteis para quem não pode ouvir em alguns lugares. Elas também podem ser incríveis para incluir usuários com deficiência auditiva.  

No Brasil, são muitas pessoas — cerca de 10 milhões, de acordo com o IBGE — que só podem aproveitar os vídeos se tiverem legendas. 

Sabe usar esse recurso é tão legal? Porque todo mundo merece ter acesso ao que estão compartilhando no Instagram, não é mesmo? 

E olha só, a maior parte do que a gente consumimos online atualmente está no formato vídeo.  

Segundo dados da empresa Sandvine, conteúdos em formatos de vídeo são responsáveis por cerca de 65% de todo o tráfego da internet. 

Isso significa que as legendas ajudam a alcançar ainda mais gente, porque, afinal, quanto mais pessoas puderem entender e se conectar com o conteúdo de uma marca, melhor! 

Quais são as ferramentas para criar legendas nos vídeos? 

Existem várias ferramentas disponíveis para adicionar legendas aos vídeos no Instagram e facilitar a vida de quem quer tornar seu conteúdo mais acessível. Algumas dessas ferramentas populares são CapCut, AutoCap, Voicella, Clips e Kaptioned. 

No entanto, em 2021, o próprio Instagram lançou um recurso de legenda automática. Agora, é possível ativar manualmente essa ferramenta de acessibilidade em cada vídeo.  

Para fazer isso, é necessário ter ativado o recurso no perfil antes: ícone do perfil > Três listras na barra lateral > Configurações e privacidade > Acessibilidade > Legendas > Ativar

Com o novo recurso, a rede oferece uma maneira simples para marcas e influenciadores digitais economizarem tempo, permitindo que a legenda automática seja ativada de forma rápida. 

Por que as legendas em vídeos geram mais engajamento? 

Engajar os usuários do Instagram é um desafio. Isso exige que os perfis saibam criar uma conexão genuína com os usuários e compartilhar conteúdo de valor. A boa notícia é que as legendas podem ser usadas como recurso para alcançar esses objetivos. 

Pense em um vídeo de tutorial de culinária. Esse é um formato de vídeo viral, mas, se o conteúdo for publicado sem legendas, seu poder de engajamento pode não ser tão grande. 

Com a legenda, se o usuário preferir, pode até tirar prints do vídeo nos momentos em que são legendados ingredientes específicos que foram mencionados. 

Um detalhe importante é que o engajamento é ainda maior quando as legendas são criadas por ferramentas extras, e não pela legenda automática do Instagram. 

As legendas criadas pelo CapCut e AutoCap, por exemplo, permitem que você adicione detalhes especiais, como negrito e emojis, que tornam as transcrições mais atrativas.  

Porém, é sempre bom ressaltar que a estratégia de legendagem para os vídeos do Instagram varia conforme os objetivos da marca e o perfil do público.  

Às vezes, um tom descontraído e o uso de emojis ajuda nas estratégias para engajamento no Instagram. Em outras situações, um estilo mais formal e direto pode ser mais apropriado. 

4 dicas para colocar legendas atraentes no Instagram em vídeos

Confira agora nossas dicas para transformar as legendas do Instagram em uma ferramenta poderosa!

Destacar informações  

A ideia aqui é ressaltar partes importantes do conteúdo. Use negrito ou coloque esses trechos em cores diferentes para chamar a atenção para algumas partes do vídeo.  

Em um vídeo explicativo, é possível destacar as informações importantes e dados, por exemplo.  

Os pequenos destaques na legenda podem ajudar os espectadores a focar no que é mais importante na mensagem do vídeo

Adicionar legendas curtas  

Essa é uma tática para deixar a leitura mais dinâmica. Ao invés de exibir a legenda completa de uma vez, vá adicionando porções menores de texto conforme as pessoas falam no vídeo.  

Os trechos menores de legenda aumentam o ritmo da leitura e tornam a experiência do usuário com o vídeo mais interativa. 

Usar emojis 

Os emojis adicionam uma camada extra de expressão e comunicação nas legendas. Eles podem complementar o texto, transmitir emoções ou destacar pontos-chave do vídeo. 

Por exemplo, se você está compartilhando dicas de viagem, pode usar emojis de avião, mapa ou mala para ilustrar o conteúdo. 

A escolha dos emojis deve estar alinhada com o contexto do vídeo e a mensagem que se quer transmitir. Eles ajudam a quebrar a monotonia visual do texto, tornando a leitura mais leve e divertida.  

Mas lembre-se: use os emojis de forma equilibrada e coerente, evitando excessos que possam distrair ou confundir a mensagem principal do vídeo. 

Criar chamadas para ação  

É uma boa ideia adicionar uma chamada para ação no final do vídeo, mesmo que a frase não tenha sido uma transição direta de algo que dito mencionado. 

O call to action (CTA) é um convite para os seguidores participarem, compartilharem suas experiências ou interagirem de alguma forma com o conteúdo. 

Por exemplo, no final de um vídeo de Reels, você pode mostrar rapidamente um texto convidativo, como “Compartilhe sua opinião nos comentários!” ou “Compartilhe este vídeo com seus amigos para que eles também aproveitem!”. 

A chamada de ação, embora seja uma técnica simples, pode ser o detalhe que faltava para impulsionar a interação dos seguidores nos vídeos. 

Onde buscar inspiração? Confira exemplos de legendas no Instagram em vídeos! 

Quer saber como usar a criatividade em legendas? A melhor solução é aprender com quem já está usando essa estratégia. 

A seguir, confira três perfis que você pode usar como referência na criação de legendas no Instagram para os negócios. 

Roberto Altenhofen 

O perfil de Roberto Altenhofen, CMO do grupo Empiricus, é um bom exemplo quando se trata de legendas para vídeos no Instagram.  

Sua estratégia consiste em utilizar legendas curtas e destacar palavras-chave para transmitir a mensagem de forma rápida. 

Em um vídeo do Altenhofen sobre a importância da capacidade de gerar novas ideias no mundo do marketing, a legenda utiliza poucas palavras por vez e destaca em maior tamanho aquelas que são as mais importantes.  

legenda-para-video-no-instagram-4: tela instagram

Essa abordagem sutil permite que o conteúdo seja absorvido rapidamente, além de tornar a experiência de assistir aos vídeos do Beto mais interativa. 

mLabs 

Outro perfil que merece destaque na arte de criar legendas para vídeos no Instagram é o perfil da mLabs.  

Um dos nossos segredos é colocar as palavras à medida que são ditas no vídeo. E, no momento em que a palavra aparece, destacamos com uma cor diferente

Em um vídeo sobre a presença das marcas nas redes sociais, nós utilizamos essa técnica e ressaltamos cada palavra que aparece com a cor amarela. 

legenda-para-video-no-instagram-5: tela instagram

É mais uma estratégia que demonstra como as legendas podem ser poderosas para reforçar os pontos principais do conteúdo de vídeo. 

Nath Finanças 

O perfil da Nath Finanças tem uma estratégia bastante interessante de legendagem para os vídeos da influenciadora. Em vez de focar em apenas um formato, os vídeos usam vários tipos de legenda

Por exemplo, em um vídeo no qual a Nath divulga sua mentoria de finanças pessoais, ela usa um fundo preto para destacar as frases em amarelo da legenda. 

legenda-para-video-no-instagram-6: tela instagram

O fundo contrastando com o texto destaca as palavras, tornando mais evidentes e chamando a atenção dos espectadores para as informações do vídeo. 

Agora que demos aquele tour de como usar as legendas nos vídeos do Instagram, é hora de botar a mão na massa! Se joga, testa e experimenta! Aproveite as dicas dos perfis que a gente indicou, pegue a inspiração e adapte do seu jeito. 

Se você ainda não acompanhe a mLabs nas redes sociais, aproveite para seguir nossos perfis e conferir mais dicas sobre marketing digital! Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis