Pesquisar

Indicadores de produtividade: quais você deve acompanhar na agência?

Indicadores de produtividade: quais você deve acompanhar na agência?
Avatar de Autor Convidado

Por

Publicado em

Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, os profissionais das agências de publicidade têm um grande desafio: mensurar os resultados obtidos com as diferentes estratégias e campanhas.  

Apresentar o ROI (Retorno sobre Investimento) e outros KPIs para os clientes é indispensável. Afinal, os números traduzem a performance da agência.  

Contudo, muito além dos indicadores compartilhados com os parceiros, na gestão interna, é preciso medir a capacidade produtiva do time. Somente dessa maneira é possível compreender o desempenho dos profissionais e a eficácia dos seus processos.  

Segundo dados do Censo Agências 2020, 12,6% dos gestores das agências do Brasil não avaliam a produtividade. Apenas 42% analisam a qualidade do trabalho e apenas 26,6% realizam reuniões de feedback na hora da avaliação. 

Com base nas necessidades apontadas por esses dados, apresentamos a seguir indicadores de desempenho que você deve acompanhar para a saúde e crescimento do negócio.

Métricas de produtividade: porque você deve acompanhá-las 

Existem várias boas razões para começar a medir a capacidade produtiva do time da agência 

Os indicadores são capazes de apresentar um panorama do desempenho dos colaboradores, mostrando também lacunas nos processos, oportunidades e problemas que precisam ser gerenciados e resolvidos.  

Confira 5 boas razões para monitorar os indicadores de produtividade: 

Facilita a tomada de decisão 

Com acesso às métricas de produtividade, o gestor da agência de publicidade tem dados consistentes para pautar a tomada de decisão e ser mais certeiro nas iniciativas e projetos.  

É possível, por exemplo, avaliar o perfil dos profissionais, considerar possíveis mudanças na equipe, definir investimentos e até buscar novos negócios. 

Afinal, é preciso conhecer o potencial produtivo do time para saber precisamente quantos clientes a agência consegue atender com a máxima dedicação e qualidade.  

imagem: banner publicitário para aula grátis

Mapeamento de problemas 

Muitas vezes, o gestor da agência sabe que existe algo errado, mas não consegue identificar o que é.  

Os indicadores de produtividade facilitam o mapeamento de problemas nos processos e na performance do time.  

Assim, é possível corrigir disfunções com rapidez, evitando falhas e reduzindo custos.  

Além disso, a agilidade conquistada permite manter a qualidade das entregasevitando qualquer percepção negativa do cliente.  

Otimização do fluxo de processos e da eficiência operacional 

A partir do mapeamento de problemas, tomando como base a análise das métricas de produtividade, o gestor da agência também consegue otimizar e aperfeiçoar o fluxo de processos. 

Os indicadores orientam a organização adequada das atividades, a definição da dinâmica de trabalho, bem como a seleção das tarefas prioritárias. 

Com isso, a rotina da agência ganha mais fluidez, o time passa a trabalhar com mais agilidade, o atendimento ao cliente melhora e a qualidade dos jobs também 

A tecnologia é fundamental para essa otimização. Com a automatização dos processos de gestão de tarefas da agência, é possível aumentar o potencial produtivo do time e a eficiência operacional da empresa. 

Identificação de oportunidades 

A partir da avaliação das métricas de produtividade, o gestor também pode mapear possíveis oportunidades. Veja alguns exemplos: 

  • boas práticas geram resultados positivos e podem ser replicadas; 
  • alterações no fluxo de trabalho para ganho de produtividade; 
  • incentivo à capacitação de profissionais; 
  • avanço de colaborador destaque na carreira para novo cargo; 
  • atuação da agência em um novo nicho, a partir da identificação de clientes com alta lucratividade. 

Aumento de performance e ritmo acelerado de crescimento 

Além de estabelecer um ritmo de crescimento constante na agência, o gestor também pode incentivar o desenvolvimento profissional e o aumento de performance dos profissionais da equipe 

Isso é possível porque os indicadores de produtividade apontam habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas individualmente pelos colaboradores.   

Dessa maneira, além de incentivar a formação contínua de cada profissional, a agência também trabalha pela retenção de pessoas. 

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Indicadores de produtividade para agências 

As métricas de produtividade permitem que o gestor confirme se o tempo e a energia do time estão sendo canalizados de maneira correta para as demandas 

A seguir, apresentamos o conceito de alguns dos indicadores de produtividade que você pode adotar no gerenciamento da agência. São eles:  

Capacidade 

Nem sempre os profissionais e os gestores sabem exatamente quanto tempo a execução de cada atividade exige. A falta de conhecimento dificulta, inclusive, a precificação dos jobs. 

Com o uso de alguns recursoscomo o timesheet que contabiliza o tempo dedicado pelo colaborador para cada tarefa, o gestor pode mensurar a capacidade produtiva do profissional em um dado intervalo. 

Assim, oindicadores de produtividade garantem maior precisão na estimativa do prazo de entrega, bem como na precificação dos serviços, aumentando a lucratividade da agência. 

Nível de assiduidade do time 

Você sabe com qual frequência os profissionais faltam ao trabalho ou chegam atrasados?  

Conhecer a assiduidade de cada colaborador é fundamental.  Dessa maneira, você conseguirá relacionar o número de horas efetivamente trabalhadas com a carga horária mensal definida em contrato. 

Outros indicadores de pessoas e processos 

Para mensurar a produtividade da equipe, o gestor deve acompanhar uma série de métricas que apontam o desempenho individual, bem como a performance do time 

Somente dessa maneira será possível compreender quais processos precisam ser aperfeiçoados e quais colaboradores necessitam de aprimoramento profissional e maior orientação.  

Tenha em mente que você deve medir os seguintes fatores:  

  • receita por funcionário; 
  • horas de trabalho disponíveis;  
  • taxa de uso de horas de trabalho;  
  • percentual de custo do funcionário pela receita bruta; 
  • lucro por colaborador; 
  • esforço da equipe por projeto. 

Como os KPIs ajudam na gestão da produtividade 

Além das métricas de produtividade já citadas, os indicadores-chave de desempenho (do inglês, Key Performance Indicators, KPIs) também são importantes porque fornecem parâmetros para o acompanhamento da produtividade  dos profissionais da agência.   

A partir da definição de metas claras, os profissionais sabem exatamente quais entregas são esperadas.  

Com isso, caso essas metas não sejam atingidas, o gestor possui um indicativo para investigar onde está o problema: na estratégia ou na performance do time. 

Conheça outros indicadores relevantes 

Avaliar os indicadores de produtividade é apenas um dos desafios de um gestor da agência 

Existem outros tipos que também devem ser analisados de maneira criteriosa, porque contribuem para o crescimento da empresa. Veja quais são eles:  

  • indicadores estratégicos: eles orientam a comparação entre o cenário do planejamento e o momento atual da agência, deixando claro se a empresa está seguindo o que foi planejado ou precisa corrigir a rota 
  • indicadores financeiros: os dados e estatísticas revelam a situação financeira da empresa, viabilizando a definição de metas e provisões orçamentárias;  
  • indicadores de recursos humanos: fornecem dados sobre a performance, o engajamento, o desenvolvimento profissional e a retenção de talentos; 
  • indicadores de marketing: apresentam um panorama do posicionamento da agência no mercado tanto em relação à concorrência quanto aos seus objetivos de negócio; 
  • indicadores de qualidade: revelam a qualidade do serviço prestado e o nível de satisfação dos clientes. 

Por fim, vale destacar que a prática do feedback constante é indispensável para orientar os colaboradores e acompanhar a produtividade do time 

Além disso, este tipo de abordagem incentiva o aprimoramento profissional e a manutenção do padrão de excelência nas entregas. 

Como vimos até aqui, medir e acompanhar as métricas de produtividade é a melhor maneira de assegurar que a agência está seguindo o caminho certo.  

Na gestão desses indicadores, a tecnologia é uma grande aliada, que facilita muito o planejamento, a definição de metas e o acompanhamento do desempenho da agência. 

Gostou desse artigo e quer conferir outros relacionados às boas práticas de gestão de agências de publicidade? Acesse o blog da Operand e acompanhe nossas publicações!  

Esse texto foi escrito pelo Operand 

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis