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Campanha de Natal: entenda em quais canais investir, veja dicas e exemplos para te inspirar!

Campanha de Natal: entenda em quais canais investir, veja dicas e exemplos para te inspirar!
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Uma das datas mais importantes para os profissionais de marketing e publicidade, o Natal é o momento ideal para alcançar novos públicos e melhorar os resultados financeiros da empresa.

E todos esses objetivos podem ser mais facilmente alcançados caso sua marca invista em uma campanha de Natal criativa e focada no seu público. Mas se você está com dúvidas sobre como fazer ações de Natal criativas que deixarão sua empresa no “azul”, preparamos um texto completo, onde explicaremos:

  • O que é uma campanha de Natal? 
  • Panorama de vendas no Natal em 2021
  • Perspectivas de vendas para o Natal de 2022
  • Quais canais utilizar em uma campanha de Natal?
  • Como utilizar as redes sociais para trazer mais resultados para uma campanha de Natal? 

Continue a leitura e aprenda tudo essa ação de marketing importante com o mLabs!

O que é uma campanha de Natal? 

Uma campanha de Natal é um conjunto de ações e materiais criados com o objetivo de divulgar ao público a empresa, seus produtos festivos, promoções específicas do final do ano e até as ações solidárias feitas para ajudar a comunidade.

Essas ações são planejadas em torno de um objetivo, geralmente relacionado às vendas, e podem ser feitas em canais offline e online (que abordaremos em mais detalhes ao longo do texto).

Vale a pena conferir: Saiba como integrar suas ações de marketing online e offline

Qual o panorama de vendas no Natal em 2021?

R$ 4,5 bilhões. Esse foi o faturamento do e-commerce no Natal de 2021, um aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2020.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, esse valor é apenas 2,2% do montante arrecadado por lojas físicas, de R$ 204 bilhões (58% a mais que 2020). 

O tíquete médio dos consumidores foi de R$ 489, com destaque para o setor de eletrodomésticos, que cresceu 46% em vendas presenciais. Já nas lojas online, os eletrônicos representam 61% das vendas, seguido pelos alimentos e bebidas (44%).

Quais as perspectivas de vendas para o Natal de 2022?

Em 2022, as perspectivas exigem muita cautela das marcas. Enquanto a FeComercio aposta em um crescimento de 8% nas vendas, a empresa de inteligência Neotrust está revendo para baixo a perspectiva de 2,1% de alta nas vendas de final de ano.

Paulina Dias, head de inteligência da Neotrust, aponta que várias empresas estão tirando o pé do acelerador. Para ela, a previsão é de queda de 3% no faturamento do comércio no Natal deste ano em comparação com o de 2021.

Ou seja, em um cenário negativo, ter uma campanha de Natal eficaz e focada é essencial para as empresas que esperam alcançar metas de vendas.

Quais canais utilizar em uma campanha de Natal?

Já estabelecemos que sua empresa precisará investir em uma campanha de Natal criativa e bem definida para conquistar seu público-alvo. Mas com tantos canais on e offline disponíveis, quais escolher para seu objetivo?

Entre os canais online, vale a pena citar:

Já entre os canais offline, sua marca pode se identificar com:

  • Outdoors;
  • Panfletos;
  • Anúncios em revistas;
  • Propagandas televisivas;
  • Telemarketing;
  • Propagandas de rádio;
  • Eventos e workshops.

Como deu para perceber, não faltam espaços para realizar uma campanha de sucesso. Entretanto, isso não significa que sua empresa precisa (ou deve) investir em todos esses tipos de divulgação!

Ao planejar uma campanha natalina, entenda quais são os canais que oferecem maior alcance e retorno para o seu público. Acredite: sua empresa terá melhores resultados em três canais objetivos do que em 11 espaços on e offline aleatórios.

Como utilizar as redes sociais para trazer mais resultados para uma campanha de Natal? 

Entre no espírito natalino

Suas redes sociais fazem parte da rotina dos seguidores, por isso é impossível realizar uma campanha de Natal de sucesso se elas não estão “enfeitadas” para esse momento. 

Isso significa desde mudar o avatar do perfil do Instagram até colocar uma imagem natalina ou banner de oferta na sua página do Facebook. Mas não se esqueça que as artes devem ter elementos específicos da marca para que seus seguidores a identifiquem.

Utilize ao máximo as ferramentas das plataformas

Se as redes oferecem ferramentas que te ajudam a preparar ações de Natal criativas e direcionadas, por que não utilizá-las para alavancar a exposição dos produtos?

No Facebook, por exemplo, é possível criar um carrossel de imagens dos produtos e inserir links para que o internauta vá direto à página de compras. Já o Instagram possui a função “loja”, ideal para inserir produtos e preços, e o botão “compre agora’’, que redireciona para o site em que o produto pode ser adquirido.

Ofereça promoções e cupons exclusivos para os seguidores

As promoções de Natal se tornaram uma tradição no varejo brasileiro, esperada todos os anos pelos consumidores. Os números de vendas em datas como Dia do Consumidor e Black Friday mostram que os clientes não querem mais pagar preço cheio nos produtos – e eles vão migrar para quem oferece o que eles buscam.

Ou seja, para captar novos leads e manter sua base de clientes fiel à marca, é necessário ter uma campanha de Natal com promoções atraentes. Se for possível oferecer cupons de desconto ou brindes exclusivos para os seguidores, suas redes sociais podem se destacar ainda mais!

Não se esqueça do conteúdo de qualidade

Para tornar sua campanha de Natal nas redes sociais mais completa, você precisa investir no marketing de conteúdo. Já que nem todos os clientes vão comprar seus produtos durante esse período, é essencial usar esse espaço online para mais que vender: ele também deve se comunicar e nutrir um relacionamento com o público.

Não tenha medo da criatividade

Se tem algo que o brasileiro é, é criativo. Além de adorarmos campanhas que saem do comum, o Natal possui um elemento-chave: solidariedade. Por isso, nos emocionamos com campanhas solidárias de Natal, que abordam a importância da família e da compaixão.

E esses são alguns pontos que podem (e devem) ser abordados pela sua marca, caso ela deseje bombar nas redes sociais. Quer ver só como isso é possível? 

Exemplos de campanhas de Natal criativas para te inspirar!

Campanha de Natal de sucesso nas redes sociais: Bauducco

Marcas tradicionais podem ter dificuldade de alcançar um público mais jovem, mas isso não significa que é impossível alcançar esse novo público-alvo em uma campanha de Natal nas redes sociais.

A Bauducco, por exemplo, promoveu um desafio de receitas no TikTok, que gerou mais de 1 bilhão de visualizações. Com o apoio dos influenciadores Lucas Rangel, João Guilherme e Ananda, a marca convidou os seguidores a customizar panetones com diferentes recheios e decorações.

Os participantes mais criativos ganharam uma visita à fábrica da Bauducco e um Chocottone de 10 kg.

Campanhas de Natal de sucesso em meios digitais

McDonalds e o menu especial da Mariah Carey

Sabe o que é melhor que contar os dias pro Natal? Ter acesso a novas promoções todos os dias em dezembro! Em 2021, o McDonald’s americano fez uma parceria com a cantora Mariah Carey, famosa pelo hit “All I Want for Christmas is You”, onde novos descontos eram oferecidos no app da marca até dia 25.

Tok&Stok e o amigo secreto

Dezembro também é sinônimo de amigo secreto – e a Tok&Stok percebeu isso a tempo de criar uma campanha de Natal simples e eficiente. Já que muitas pessoas procuram por presentes mais baratos, eles criaram uma página no site com produtos de até R$ 50 para ajudar os compradores.

Campanha de Natal offline de sucesso: caravana da Coca-Cola

Quem nunca saiu correndo de casa para ver a caravana da Coca-Cola passando pela rua? Apesar dessa campanha de Natal existir há anos, ela segue encantando pessoas ao redor do País – mais de 80 cidades foram escolhidas para receber esse “desfile” em 2022.

Mas por quê ela ainda funciona? Porque ela sempre se renova! Desde parcerias com ONGs para distribuir cestas básicas e novos enfeites nos caminhões, ela sempre surpreende. Em 2022, por exemplo, o trajeto inteiro será conduzido por uma dupla feminina, para reafirmar a presença e o protagonismo das mulheres na empresa.

Utilize a mLabs em sua campanha de Natal e otimize seus resultados!

Como você viu, fazer uma campanha solidária e criativa de Natal não é impossível, mas requer muito trabalho e esforço da equipe. Para colocá-la em prática é preciso entender o perfil do seu público e investir nos canais corretos de divulgação.

Para que você promova uma ação publicitária organizada e mensurável, a mLabs pode te ajudar! Com a nossa ferramenta, é possível otimizar os resultados, aumentar a produtividade e investir na automatização de publicação de conteúdos para não atrapalhar o momento de festas da equipe.

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